domingo, 31 de julho de 2011

O Bronze é nosso

Em jogo válido pela terceira colocação do mundial feminino sub.19, derrotamos as australianas por três pontos de diferença e alcançamos a inédita medalha de bronze na categoria.


Parece que a má atuação e a dura derrota de ontem para os Estados Unidos não abalou a nossa seleção, que entrou em quadra focada e jogando tudo o que sabe, para derrotar a Austrália por 70 a 67.


É bem verdade que não foi com a mesma facilidade de quando às enfrentamos pela fase de oitavas-de-final ( o jogo terminou 75 a 47 para o Brasil na ocasião), mas a pivô Damiris Dantas teve números muito parecidos. ( no jogo das oitavas, ela anotou 24 pontos e 16 assistências).


Vindo de uma partida aonde teve a sua menor pontuação nesse mundial (apenas 13 pontos), Damiris deu a volta por cima e terminou a partida com 26 pontos (sendo a cestinha mais uma vez), 13 rebotes, 4 roubadas de bola e 2 tocos. Damiris Dantas foi líder de estatísticas desse mundial no quesito pontos e rebotes, foram 20,9 e 12,6 de média por jogo, respectivamente. Outras jogadoras que merecem destaque, foram: Isabela Ramona, com 3 assistências, 5 roubadas de bola e 1 toco. Mariana Lambert, com 14 pontos e Tássia Carcavalli, com 13 pontos.


Um fator que ajudou na nossa vitória foram os desperdícios de bola das adversárias, foram 25 contra 17 das brasileiras. O percentual de acertos ficou bem parelho, foram 28/64 - 44% para as australianas e 25/58 - 43% para as brasileiras.


Como já mencionei acima, essa medalha é inédita. Logo quero parabenizar todos que fizeram parte dessa campanha, desde as jogadoras até a comissão técnica e não me canso de repetir que essa geração ainda promete trazer muitas alegrias para os fãns do basquete nacional.


A Final


Estados Unidos e Espanha mediram forças para saber quem seria a grande campeã desse mundial, disputado no Chile. 


A equipe americana confirmou o seu favoritismo e bateu as espanholas por 69 a 46. Com uma campanha de oito vitórias (Japão, Rússia, Argentina, China, Itália, França, Brasil e Espanha) e uma derrota (Canadá) o time norte-americano chegou ao seu quinto título mundial na categoria.

Ricky Rubio por Marcelinho Huertas?

Huertas atuando pelo Caja Laboral, também da Espanha
Não é de hoje que o time do Barcelona vem mostrando interesse pelo armador brasileiro (inclusive já tinha abortado esse assunto por aqui. Clique aqui e leia a matéria), e Huertas (foto) por outro lado, já deixou bastante claro que quer se juntar ao Barcelona, mas essa decisão cabe apenas a sua atual equipe, o Caja Laboral, que já declarou que só irá liberar o jogador (que ainda tem um ano de contrato e que pode ser prorrogado por mais um ano, caso o time tenha interesse) se a proposta for irrecusável.




Pensando nisso, o Barcelona quer aproveitar o locaute da NBA para trazer novamente o armador Ricky Rubio (Foto) e assim realizar uma troca Rubio/Huertas. Caso não consiga, o Barça permanecerá com Rubio até o final de greve do basquete norte-americano.


Sem dúvida que mandar o Marcelinho Huertas para o Barcelona e receber o jovem e talentoso Ricky Rubio é uma proposta irresistível, como quer o Caja Laboral. O problema é que ainda não se sabe por quanto tempo a greve da NBA irá persistir, caso dure dois anos ou algo assim, como dizem os especialistas, será uma boa para a atual equipe de Huertas, mas se o locaute persistir por pouco tempo, a proposta nem é tão irresistível assim, já que Rubio teria que voltar imediatamente para o Minnesota Timberwolves, para a disputa da temporada.

Perdemos, mas ainda nos resta o terceiro lugar

Infelizmente não deu para as meninas da seleção brasileira sub19. O sonho de chegarmos à final terá que ser adiado e apesar de termos tido um início bom, não resistimos ao talento do basquete norte-americano e acabamos sendo derrotados por 82 a 66. 


Quero enfatizar que a campanha nesse mundial foi muito boa e essa geração é motivo de orgulho. É claro que poderíamos chegar na grande decisão, mas nem sempre as coisas saem como planejamos e isso servirá de aprendizado para as nossas jogadoras, que entraram em quadra ontem muito nervosas e precipitando diversos arremessos diante da marcação zona das americanas.


Damiris Dantas teve uma partida muito abaixo do esperado, marcando 13 pontos e assim anotando a sua pior pontuação em uma partida desse mundial. Já era esperado que ela teria uma marcação especial, por tudo o que ela já havia realizado durante o torneio, caso contrário a técnica norte-americana seria louca, com o perdão da palavra. Damiris foi sucumbida pela defesa adversária, mas não podemos criticar a jogadora, pois o que ela fez pela nossa seleção nas outras partidas foi coisa de outro mundo e vamos ser justos, com o perdão as demais jogadoras que contribuíram bastante, Damiris foi o nome desse mundial e se o Brasil chegou aonde chegou foi graças a ela.


A derrota foi dura, mas não podemos perder tempo nos lamentando, pois hoje mesmo voltamos às quadras para enfrentar as australianas, valendo a terceira colocação do mundial. 

sábado, 30 de julho de 2011

Que venha as americanas

A seleção feminina sub19, comandada por Luiz Claudio Tarallo (foto), enfrentou a Rússia na noite de ontem pela semi-final do mundial da categoria e com uma partida muito disputada em todos os períodos, saímos vitoriosos do confronto, tendo marcado 73 pontos contra 71 das Russas.


A estrela de Damiris Dantas brilhou novamente e com 23 pontos ela foi a cestinha da partida. Damiris ainda contou com excelentes 17 rebotes, terminando assim o jogo com um duplo-duplo.


As meninas do Brasil voltam à quadra hoje (30) para disputar contra a seleção norte-americana uma vaga na grande final do mundial, às 22:00 no horário de Brasília.


Independentemente do resultado esse grupo já conseguiu realizar um grande feito, já que não chegávamos na fase de semi-final desde 1997. As adversárias são complicadas, mas estamos mostrando que somos capazes e vencer as americanas está cada vez mais deixando de ser um sonho para se tornar uma possibilidade real.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

A evolução do NBB

Quando o NBB surgiu, o principal intuito era substituir o Campeonato Brasileiro de Basquete, criando uma liga mais forte, que pudesse concorrer com o vôlei no país e assim chamar mais a atenção da mídia para a modalidade no Brasil.

Sob muitos olhares desconfiados, a primeira edição do torneio foi realizada no ano de 2009 e contou com quatorze equipes na briga pelo primeiro título do Novo Basquete Brasil, que ficou com o Flamengo, após uma série final emocionante contra o Brasília.

A cada ano o NBB vai se fortalecendo e evoluindo. Esse ano já vamos para o NBB4, que desde a sua primeira edição é organizada pela LNB (Liga Nacional de Basquete). Os olhares de desconfiança já passaram e contamos com diversos estrangeiros atuando em nosso país, dando destaque para Larry Taylor, jogador norte-americano que está em fase de naturalização e que em três anos de NBB já foi eleito como o melhor armador em duas ocasiões. Além de Larry, agora temos um medalhista olímpico. O ala-pivô argentino Federico Kammerichs foi contratado pelo Flamengo há pouco tempo e já é visto como um dos principais atletas em atividade no basquete brasileiro.

Você deve estar se perguntando: Mas por que falar tudo isso? Vou explicar.

Essa semana, mais um passo foi dado para uma maior evolução do campeonato. Além das quinze equipes que disputaram a edição passada, a Liga Nacional de Basquete anunciou que mais três times se escreveram para a disputa do torneio. São eles: Liga Sorocabana, Tijuca e Londrina.

Essas equipes ainda vão passar por uma avaliação para saber se elas têm condições técnicas, financeiras e principalmente estruturais para poder integrar o grupo de elite do basquete nacional.

Se essas três novas equipes serão aprovadas nessa avaliação, nós não sabemos, mas o principal dessa história é o interesse dos que estão de fora em participar, mostrando que o Novo Basquete Brasil conseguiu novamente fazer com que o país tenha um nacional de respeito, bem organizado e acima de tudo com o interesse dos clubes e dos jogadores em fazer parte do evento.

Dando o que falar - Hortência realiza palestra para as meninas do sub.19

“Meu objetivo com essa palestra é mostrar que uma pessoa que começou do nada e sem recursos, lutou muito e conseguiu chegar ao sucesso. Se eu consegui qualquer um pode conseguir, pois ninguém é diferente. Quero mostrar como eu pensava e como agia para alcançar os números e títulos que conquistei. Não existe palavra mágica ou uma jogada que você diga faz isso que você vai ganhar. Não falo somente sobre esta competição, mas para a carreira das jogadoras como atletas. Só chegarão ao sucesso quem quiser ser a melhor, independente se vão conseguir ou não. Ninguém alcança o topo sem sacrifício. Aqui todas podem chegar lá, é só querer” - Declarou Hortência. 


Após o descanso de ontem, a nossa seleção volta às quadras hoje (29), às 22:00 no horário de Brasília para enfrentar a Rússia pela fase de quartas-de-final do mundial da categoria, que acontece no Chile.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mais um de malas prontas?

Ainda se recuperando de uma lesão nas costas sofrida no jogo dois da primeira rodada dos playoffs, contra o Boston Celtics, Amar’e Stoudemire disse que diversas equipes do basquete mundial tem ligado para saber dele.

“Todos os clubes têm ligado para o meu escritório perguntando sobre mim. Equipes de Israel, China, Turquia, Espanha. Muitos países estão me fazendo propostas.” – Disse o jogador do New York Knicks.

Diferentemente de quando se iniciou o locaute, quando ele deu declarações de que não pretendia sair dos Estados Unidos, agora Stoudemire começou a ouvir as propostas dos clubes de outros continentes, mas ressaltou que só jogará caso esteja completamente recuperado de sua lesão nas costas.

“Eu só quero ter certeza que estou totalmente saudável e 100% recuperado antes de fechar qualquer tipo de compromisso.”

A cada dia que passa mais atletas americanos admitem a possibilidade de atuar fora da NBA durante a greve e por outro lado faltam reuniões entre as partes interessadas para que um acordo seja firmado o mais rápido possível. Ao que tudo indica, a temporada da NBA tem grandes chances de não ser realizada, então é bom nós já começarmos a nos preparar para assistir a Euroliga e a Liga ACB (agora Liga Endesa). 

Ibaka está preparado para vestir a camisa da seleção espanhola

Após se naturalizar espanhol, Serge Ibaka, jogador do Oklahoma City Thunder, declarou que está pronto para ajudar a Espanha na defesa do título europeu.

“Eu tenho que dar toda minha energia na quadra, que é o meu trabalho. Eu farei de tudo para ajudar a equipe.” – Declarou Ibaka, que ainda complementou.

“Estou animado para jogar ao lado de Ricky Rubio, José Calderon e Victor Sada.”

Nascido na República do Congo, Ibaka já tinha atuado por três anos na Liga ACB (a partir dessa temporada será chamada de Liga Endesa) antes de ir para o melhor basquete do mundo, em 2009.
Ibaka é um grande “lutador” dentro de quadra e também um grande bloqueador, sua defesa será de extrema ajuda para a já bem estruturada seleção espanhola.

Jogar no Miami Heat? Nunca!

Essas foram as palavras do pivô Dwight Howard, ao ser perguntado 
se poderia se juntar à LeBron, Wade e companhia no próximo verão.

De férias por conta da greve, ele declarou:

“Quero aproveitar essa folga para curtir a vida. Sou jovem e quero fazer tudo o que tenho vontade.”

Quando Howard diz que nunca jogaria no Heat eu dou razão para ele. Primeiro por que a sua equipe, o Orlando Magic é o maior rival do Heat, por ambas serem da Flórida e caso ele trocasse Orlando por Miami, a sua popularidade iria despencar, assim como aconteceu com LeBron James “The King”.

O segundo motivo para eu dar razão a ele é por que se ele fosse jogar ao lado de LeBron James, Wade e Chris Bosh, seria a maior panelinha da história da liga e se por um acaso conquistasse um anel de campeão, não teria o mesmo valor e o mesmo suor de quando se é líder de um time e por diversas vezes tenta a vitória com aquela determinada franquia, no caso o Orlando Magic. 

Alguém ai duvida que se LeBron continuasse no Cavaliers e um dia conseguisse ser campeão com a franquia, ele seria lembrado para sempre como um dos três maiores jogadores de todos os tempos?


Vale ressaltar que Dwight Howard se tornará agente livre irrestrito ao final dessa temporada.

Dando o que falar – Giovannoni fala dos treinamentos e diz que o apoio da torcida brasileira será fundamental.

“Todos os jogadores cresceram bastante na questão física com os 
treinamentos da pré-temporada. Os trabalhos, sejam eles físicos ou 
técnico-táticos, estão sendo bastante proveitosos e isso deixará o elenco em excelentes condições para lutar pela vaga olímpica.”

“Vamos jogar uma competição dura e equilibrada, atuando ainda fora de casa. Por isso, o apoio dos torcedores brasileiros, mesmo que à distância, será extremamente importante para o nosso time. Posso afirmar que força de vontade, garra e determinação não irão faltar a todos que estarão representando o Brasil em Mar Del Plata.” – Declarou o ala-pivô da seleção.

Os treinamentos para o pré-olímpico de Mar Del Plata, que será disputado entre os dias 30 de agosto e 11 de setembro, seguem em São Paulo, sob o comando de Rubén Magnano.

Mais um repratiado

O Rio Claro Basquete anunciou no início dessa semana a contratação do pivô Carlão, que estava no basquete universitário dos Estados Unidos.

Atuando pelo University of Central Arkansas na última temporada, o pivô brasileiro teve médias de sete pontos, seis rebotes e 1,5 assistências por jogo.

Com o campeonato paulista começando no próximo dia 3, a equipe de Rio Claro conseguiu um belo reforço para disputar as jogadas lá em baixo da cesta.

Carlão é jovem, tem apenas 23 anos, mas já tem certa experiência. Além da University of Central Arkansas, o atleta já teve passagem pelo Northeastern Oklahoma, South Plains College e pelas categorias de base da nossa seleção.

Vencemos a Austrália, terminamos na primeira colocação do grupo e vamos às quartas-de-final

Acabou agora a pouco o jogo entre Brasil e Austrália, pelo mundial feminino sub.19. As comandas de Tarallo venceram com facilidade as adversárias da noite por 75 a 47, conquistaram a primeira colocação do grupo e agora vão disputar a fase de quartas-de-final. Com a derrota, a seleção australiana perdeu sua invencibilidade no torneio, que tem agora apenas o Canadá com 100% de aproveitamento.


Mais uma vez Damiris Dantas mostrou por que vem sendo a melhor jogadora do mundial e terminou o jogo dessa vez com 24 pontos e 16 rebotes. Damiris não jogou "sozinha", além dela, o Brasil contou com Tássia Carcavalli (foto) fez um bela partida e terminou com 20 pontos, 3 assistências e 4 roubos de bola.


Hoje a nossa seleção terá um descanso, para amanhã (29) voltar às quadras para enfrentar a Rússia, às 22:00 (horário de Brasília), já pela fase de quartas-de-final.


Parabéns para as meninas do Brasil e a comissão técnica que vem fazendo juntas um ótimo trabalho e que vem sendo recompensado. Ao contrário das australianas que fizeram corpo mole para enfrentar equipes de menor expressão nessas quartas-de-final, fomos lá e fizemos a nossa parte, terminamos o grupo em primeiro e quem quer ser campeão tem que jogar assim, pensando sempre na vitória, sem querer escolher adversários. Pela nossa "coragem" acredito que vamos ser recompensados, pois hoje foi uma vitória de quem quis jogar basquete.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Um reforço e tanto para a seleção alemã

Parece que o alemão Dirk Nowitzki não quer saber muito de tirar férias. Após encerrar a temporada 2010-11 no dia 12 de junho (temporada na qual ele foi campeão e eleito o MVP das finais), Dirk afirmou que pretende jogar o europeu de basquete, que será disputado na Lituânia entre os dias 31 de agosto e 18 de setembro.

“A pausa foi muito curta, mas eu gostaria de ajudar a jovem seleção alemã a ter sucesso no campeonato europeu. Agora vou tentar fazer de tudo o que puder para estar em forma e espero passar mais tempo com meus companheiros.” – Declarou o jogador à federação alemã.

A atitude de Dirk é louvável, mesmo com todo o status que alcançou na temporada passada, ele não se acomoda jamais e sempre está querendo defender sua nação que tanto o admira. Mesmo que pra isso tenha que deixar suas férias de lado.

Dirk é um dos jogadores mais completos do basquete mundial na atualidade. Ele é essencial para o seu time e principalmente para a sua seleção e ele sabe disso, portanto, está sempre disposto a enfrentar o que for para “vestir” as cores da Alemanha.

Oberto está pronto para a "Guerra"

O veterano pivô argentino tinha anunciado sua aposentadoria por conta de uma arritmia cardíaca, lembram?

Se dizendo recuperado do problema, Fabricio Oberto se pôs a disposição da seleção argentina para a disputa do pré-olímpico de Mar-del-Plata, e no início dessa semana deu a seguinte declaração:

“De acordo com os resultados dos testes, sou capaz de voltar a praticar o basquete com segurança. Eu tive um longo período de inatividade e por isso vou me esforçar ao máximo para chegar ao torneio com uma condição física adequeada.”

Será que o argentino campeão olímpico (2004 em Atenas) e da NBA (2007 com o Spurs) vai conseguir estar 100% fisicamente até o início do pré-olímpico?

A primeira derrota no mundial sub19

Técnico Tarallo passando instruções para as jogadoras
Após quatro jogos e quatro vitórias, a seleção brasileira entrou em quadra ontem à noite para enfrentar as francesas. Buscávamos a liderança isolada do grupo, mas isso não aconteceu. Perdemos por 55 a 67 e agora temos que vencer as australianas (hoje, às 22:00)  para fugir do confronto com a seleção do Canadá. (caso vença a partida de hoje, o Brasil enfrenta o Japão nas quartas-de-final)


Apesar da derrota, mais uma vez Damiris Dantas jogou bem. Foram 25 pontos e 10 rebotes para a pivô brasileira, que lidera o mundial em médias de pontos e rebotes. São 20,4 e 11,8 respectivamente.


Não esperava por essa derrota e imagino que o time brasileiro também não, mas bola pra frente, podemos nos recuperar contra as australianas e terminar o grupo na primeira colocação.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Pensando em títulos, Flamengo apresenta a sua equipe para a temporada 2011-12

Comissão técnica e elenco reunidos
Ontem, em sua sede na Gávea o Flamengo apresentou a equipe que vai defender o seu “manto sagrado” na temporada 2011-2012.

Tradicionalmente a equipe rubro-negra monta times fortes e competitivos, e dessa vez não foi diferente. Três reforços chegaram para se juntar a Marcelinho Machado e companhia, são eles: Federico Kammerichs, Caio Torres e David Jackson.

O primeiro (Kammerichs) é um ala/pivô argentino, que em sua última temporada, jogando pelo Regata Corrientes, foi eleito MVP da liga da Américas. Dentre suas diversas conquistas, podemos destacar a medalha de bronze nas olimpíadas de Pequim, em 2008. Particularmente sou fã do basquete que ele joga e o Flamengo escolheu bem. Kammerichs tem 31 anos, ou seja, ainda tem muita lenha pra queimar.

O segundo reforço é brasileiro. Caio Torres é pivô da seleção brasileira e após um longo período jogando na Espanha, sete anos para ser mais preciso, optou por voltar ao Brasil.

“Depois de tanto tempo fora do país, é muito bom poder voltar. Estou muito feliz, principalmente por ser no Flamengo. Espero ajudar muito o time”- Comentou o jogador.

Por último, porém não menos importante, temos o ala/armador americano David Jackson. Vindo do basquete argentino, o jogador foi eleito por lá o melhor da sua posição nas últimas duas temporadas, mas ainda em processo burocrático por conta do visto de trabalho, só será integrado ao time no mês de agosto.

Não há dúvida que o Flamengo soube escolher muito bem os seus reforços. No papel, podemos dizer a melhor equipe do Brasil e esse time promete render bons frutos, não apenas para o Flamengo, mas sim para o NBB em geral. Vai ser uma atração e tanto poder conferir esses jogadores atuando no basquete brasileiro.

Com esse elenco o Flamengo pode ser considerado um bicho papão para as outras equipes? Deixe sua opinião na nossa caixa de comentários.

Dando o que falar - Técnica dos Estados Unidos elogia nossas atletas e o trabalho da nossa comissão técnica

Jennifer Rizzotte - Técnica da seleção americana 
“O Brasil está muito bem. Jogaram juntas por muito tempo e estão sendo recompensadas. Elas estiveram levantando peso ao longo do ano e estão mais fortes, em forma. Acho que fizeram um bom trabalho, especialmente com a Tássia. Ela melhorou muito em relação ao ano passado. Fiquei realmente impressionada com ela”.


Resta alguma dúvida que a nossa seleção está com moral?

Mais uma vitória pra conta

Já está virando rotina noticiar vitórias da seleção brasileira feminina sub19 no mundial da categoria, que acontece no Chile e espero que continue assim. O Brasil vem fazendo uma campanha perfeita até o momento, em quatro jogos até agora foram quatro vitórias. As "vítimas" da noite foram as chilenas (donas da casa) que não conseguiram fazer frente com a nossa seleção e foram derrotadas por fáceis 79 a 53. Com a vitória as meninas do Brasil já estão classificadas para a fase de quartas de final, mas ainda jogam pelas oitavas contra a França (hoje, às 21:15) e contra a Austrália amanhã.


Foto:Site FIBA
Rotina também é falar que a pivô Damiris Dantas é a cestinha da partida. Na noite de hoje ela anotou 22 pontos e pegou incríveis 18 rebotes. Damiris é a nossa principal jogadora, disso não temos dúvidas, mas o Brasil joga coletivamente e sempre temos duas ou três atletas com dez pontos ou mais. Isabela Ramona (foto) é uma delas e hoje fez uma partida brilhante, terminando o jogo com 18 pontos, 5 rebotes, 5 assistências e 4 roubadas de bola. Uma atuação de gala.


Com a vitória de ontem o Brasil divide a liderança do grupo "F" junto com as australianas, ambas seleções com 100% de aproveitamento. Uma vitória hoje sobre as francesas já nos garante a segunda colocação do grupo.


Além de Brasil e Austrália, Canadá e Estados Unidos também continuam com 100% de aproveitamento.

domingo, 24 de julho de 2011

O ouro é nosso

A torcida compareceu em peso para acompanhar a grande final dos jogos mundiais militares entre Brasil e Grécia.


Quem esteve lá pôde ver de perto a boa atuação dos comandados de Alberto Bial, que venceram os Gregos por 76 a 64. 


O técnico brasileiro declarou que teve o seu sonho realizado : "Era meu sonho ser campeão mundial e consegui realizá-lo." Menos Bial menos.


É bem verdade que a nossa seleção não era formada por militares de ofício, o que de certa forma manchou um pouco a conquista, mas título é título e sempre é bem-vindo.

Remando contra a maré

Diversas estrelas da NBA, como Kobe Bryant, Dwyane Wade, Durant e Howard, já demostraram interesse em atuar fora da liga norte-americana enquanto o locaute estiver vigente. E o LeBron, vai fazer o que?


Segundo fontes, "The King" não estaria disposto a jogar em nenhum outro lugar que não seja a própria NBA. Pelo menos por enquanto ele disse que ficará nos Estado Unidos e continuará treinando para manter a forma física.

LeBron não está sozinho nessa. Blake Griffin (foto), o calouro do ano e vencedor do campeonato de enterradas da última temporada, declarou que está otimista em relação a próxima temporada e diz que ela não está perdida.


"Realmente eu não penso em jogar fora agora, mas nunca digo nunca. Vou esperar essa offseason terminar e ai tomo uma decisão." - Declarou o camisa 32 do Clippers.


Posso estar enganado, e espero que esteja, mas enxergo esse locaute como algo duradouro. Alguns falam em até dois anos. Se realmente vai durar todo esse tempo nós não sabemos, mas se for? Acredito que nenhum jogador vá ficar parado por um longo período.

Planeta Doc. - Kobe Doin' Work

Hoje estou estreando uma nova categoria aqui no blog. É a categoria Planeta Doc., que vai trazer documentários sobre o basquete, jogadores, franquias, enfim, tudo que esteja ligado a modalidade.

Os documentários serão sempre postados aos domingos. Não necessariamente todos os domingos, mas sim naqueles que eu achar um bom para ser exibido. Para começar eu irei postar o documentário "Kobe Doin' Work".


"Kobe Doin' Work" é dirigido pelo talentoso e fanático torcedor do New York Knicks, Spike Lee. Lee mostra como Kobe se comporta dentro de quadra, qual são os seus movimentos, o que ele fala, tudo isso monitorado por diversas câmeras. 

Particularmente é um documentário que eu adoro, mas vamos parar de papo e vamos ao vídeo: 




Sub17 masculino conquista a América

A garotada do Brasil venceu a seleção argentina por 74 a 48 e sagrou-se campeão do Sul-americano da categoria de forma invicta. É isso mesmo, os comandados de Demétrius Ferracciú não tomaram conhecimento dos adversários e venceram todas as partidas em que disputaram. Inclusive derrotou a Argentina em duas oportunidades. (Algo que ainda não tinha acontecido em 2011 na base brasileira)


Parabéns aos jogadores, comissão técnica e ao técnico Demétrius, que realizou um grande trabalho. É bom demais ver a nossa base conquistando títulos.

Uma primeira fase perfeita

O técnico Luis Claudio comandando as meninas
A seleção brasileira feminina sub19 venceu a seleção da China Taipé por 88 a 50, manteve a invencibilidade no mundial e terminou a primeira fase como a primeira colocada do seu grupo. O grupo "D".


Como vem acontecendo em todas as partidas desse mundial até agora, Damiris Dantas foi o grande destaque, sendo a cestinha com 15 pontos e pegando 9 rebotes. Isso tudo em 27 minutos jogados. Thamara Silva e seus 13 pontos e 9 rebotes também merece destaque, além de Tassia Carcavalli, que jogou 26 minutos, fez 12 pontos e pegou 5 rebotes.


Passada a primeira fase, agora as equipes classificadas (12 no total), foram divididas em dois grupos. O grupo "E" e o "F" (grupo do Brasil). Confira os grupos.

Grupo E                                                                              


TEAM
V/D    P                    
 1. Canada3/06
 2. USA3/06
 3. Japan2/15
 4. Italy2/15
 5. China1/24
 6. Russia1/24


Grupo F



TEAMV/DP
 1. Australia3/06
 2. Brazil3/06
 3. Spain2/15
 4. France2/15
 5. Chinese Taipei1/24
 6. Chile1/24




* Lembrando que as equipes carregam os resultados da primeira fase para essa segunda. Repare que o Brasil divide a liderança junto com a seleção australiana. Ambas com seis pontos.

Hoje (dia 24) nossa seleção terá um descanso e amanhã enfrentará a seleção chilena (dona da casa), às 19:45, já pela segunda fase. No dia seguinte jogará contra a França, às 21:15 no dia 27 fará a partida contra as australianas, às 22:00. 

* Horários de Brasília

sábado, 23 de julho de 2011

Siga nosso Twitter

Twitter.com/Planetacesta. Quem quiser seguir fique a vontade.

Vamos em busca do ouro

O tempo ruim que fez nessa manhã aqui no Rio de Janeiro não impediu que a torcida comparecesse em bom número para prestigiar a nossa seleção militar no jogo mais disputado desse mundial, contra os Estados Unidos.


A partida começou com muitos erros de ambas as equipes, mas com o reforço de Arthur Belchor, Nezinho e com uma grande partida do armador Fred, o Brasil conseguiu derrotar a equipe norte-americana pelo placar de 59 a 49 e agora disputará a medalha de ouro contra a Grécia.
Atletas e comissão técnica reunidos em busca desse objetivo


A partida será amanhã, às 10:10 e quem quiser acompanhar o jogo de perto é só chegar com uma hora de antecedência à bilheteria da Arena HSBC, na Barra e retirar o seu ingresso de maneira gratuita.


Depois da vitória de hoje, acredito que o ouro ficará em nossas mãos e se realmente isso acontecer vai coroar o bom trabalho que o técnico Alberto Bial realizou à frente dessa equipe.


Nota: No site oficial dos jogos mundiais militares estão informando que a partida do Brasil será às 10:10 como já mencionei acima. Por outro lado os próprios jogadores vem dizendo no Twitter que o jogo será às 11:00. Diante o desencontro de informações, decidi postar o horário que está lá no site oficial. Agora é esperar e ver que horas que realmente será o jogo.

Sub19 feminina vence mais uma no mundial

Na segunda partida do mundial feminino sub19, o Brasil conseguiu sua segunda vitória e manteve os 100% de aproveitamento na competição. A adversária era a Eslovênia, e sem muita dificuldade vencemos por 67 a 50.


Damiris sendo marcada por duas Eslovenas 
Novamente a pivô Damiris Dantas comandou a equipe e terminou a partida como cestinha, com 21 pontos, além de 9 rebotes. Outros destaques do jogo foram: Tássia Carcavalli com 10 pontos, Vanessa Gonçalves com 6 pontos e 11 rebotes e Isabela Ramona com 11 e 7 rebotes. Após a partida Ramona comentou:


"Entramos focadas e impondo nosso ritmo de jogo, chegamos a deslizar em alguns momentos, mas reagimos e ganhamos."


As meninas do Brasil voltam a quadra hoje, às 22:00 para enfrentar a seleção da China Taipé e tentar fechar a fase de grupos na primeira colocação.


Até agora a seleção vem fazendo um mundial praticamente perfeito, o basquete feminino vem mostrando a sua força como tem feito ao longo dos últimos anos e uma primeira colocação no grupo  nos deixará em uma situação confortável para os restante do torneio.

Dando o que falar – Kobe está próximo do Besiktas, segundo o técnico da equipe.

“Os agentes de Kobe já entraram em contato conosco. Kobe só está esperando pela proposta oficial. Ele já nos disse que quer jogar aqui. Estávamos apenas esperando por um patrocinador para pagar os salários de Kobe.” - Essas foram as palavras de Ergin Ataman, técnico do Besiktas da Turquia.

A proposta pelo jogador é de 6 milhões de euros pela próxima temporada, o que dá algo em torno de 8,6 milhões de dólares. Se o locaute não estivesse vigente, Kobe arrecadaria nessa temporada 25,2 milhões de dólares jogando pelo Los Angeles Lakers. Um grande desfalque financeiro, não?

Caso o atleta decida jogar no Besiktas, irá atuar ao lado de Deron Williams que firmou acordo com a equipe turca no valor de 5 milhões de Euros.

Alberto Bial se diz feliz por poder enfrentar os Estados Unidos

Daqui a pouco, ao meio dia, os comandados de Alberto Bial (foto) irão entrar em quadra contra os Estados Unidos para buscar uma vaga na final dos jogos mundiais militares e o treinador não esconde a emoção de poder enfrentar a equipe norte-americana. 


"É histórico para minha carreira disputar uma partida contra os inventores do basquete. O que vale é entrar em quadra diante dos americanos e se matar para buscar a vitória. É muito bom participar desse mundial." - Declarou o treinador brasileiro.

Emoção e admiração a parte, é bom a nossa seleção tomar bastante cuidado nessa partida por que os americanos tem 100% de aproveitamento (6 jogos e 6 vitórias) e tem a média mais alta de pontuação dentre todas as equipes participantes. Inclusive, foram eles os únicos até agora a conseguir marcar cem pontos ou mais nesse mundial. Isso aconteceu no dia 19, terceiro dia de competição, quando massacraram os canadenses (sempre eles) por 103 a 45.


Por outro lado, o técnico Alberto Bial contará com os reforços de Arthur Belchor e Nezinho (ambos campeões do último NBB pelo Brasília), que deixaram os treinamentos para o pré-olímpico de Mar-del-Plata e vieram ajudar nossa seleção nessa semi-final e também em uma possível final desses jogos mundiais militares.

Brasil avança e irá enfrentar os Estados Unidos na semi-final do mundial militar

Como já era esperado, a seleção brasileira militar não teve grandes dificuldades para derrotar Trinidad e Tobago pelas quartas-de-final dos jogos mundiais militares. Com domínio absoluto durante toda a partida, vencemos pelo placar de 67 a 42. Parciais de 16/11 – 19/4 – 15/13 e 17/14 para a nossa seleção. Cestinha da partida com 16 pontos, Luiz Felipe comentou a partida.

"Foi um jogo onde conseguimos acertar no ataque. O melhor é que fomos bem na defesa e conseguimos segurar o time deles. Fizemos um bom jogo”

Com a vitória estamos classificados para a semi-final do torneio e iremos enfrentar hoje (23), ao 12:00 a equipe dos Estados Unidos. A outra semi-final será disputada entre Grécia e Coréia do Sul.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Por que não o Brasil?

O mercado de negociações está mais movimentado do que nunca, principalmente agora com o locaute da liga norte-americana e com seus principais astros cogitando atuar em outros continentes. D-Will foi o primeiro a pegar o avião e foi desembarcar lá na Turquia, para jogar no Besiktas. O mesmo Besiktas agora está correndo atrás da contratação de Kobe Bryant, o maior jogador da atualidade.

Muito antes de Deron Williams trocar os Estados Unidos pela Turquia, já havia muitas especulações. Dwight Howard já tinha declarado que poderia ir para a China, os irmãos Pau e Marc Gasol admitiram a possibilidade de ir para o Barcelona da Espanha e outras mais que agora não me vem a cabeça. Diante de tantas especulações e possibilidades de mercado, eu me pergunto: Por que não o Brasil?

Tudo bem que o NBB (Novo Basquete Brasil) ainda está engatinhando, que não temos muitos ginásios com uma boa infra-estrutura, mas isso não nos impede de entrar na briga para diminuir a estatística de jogadores “desempregados”. Parece loucura tentarmos disputar contra o forte Euro e principalmente contra a China, que apesar de não ter um campeonato dos mais fortes, tem se firmado cada ano que passa como uma das maiores economias globais. Ou seja, grande parte do dinheiro do mundo está lá agora e no final da contas é isso que interessa aos atletas da NBA por que se o problema não fosse o dinheiro o locaute não estaria em vigor. Se por um lado eles têm essa vantagem, logicamente que vão querer os melhores jogadores que a NBA possui, logo os atletas de menor domínio técnico e menos badalação vão acabar ficando de lado.
Scalabrine nos tempos de Boston Celtics. O jogador atuou na última temporada no Chicago Bulls.

Sabendo disso, quando digo que podemos trazer alguns atletas não estou me referindo ao do nível técnico de LeBron James ou Kobe Bryant, por exemplo, mesmo por que é impossível lutar contra os argumentos que já citei acima. Mas e os atletas como Brian Scalabrine (foto), por exemplo, como vão ficar? Provavelmente atletas do nível dele ou inferior vão ficar parados durante o período de greve e é ai que o Brasil pode se aproveitar.

Eu costumo dizer que não existe jogador ruim na NBA, se está lá é por que o cara tem algo de especial. Independentemente do nível técnico do atleta, só de podermos contar com um jogador da NBA no basquete brasileiro já vamos atrair mais olhares da mídia nacional, teremos uma melhora significativa de público nos ginásios, os patrocinadores vão chegar com mais facilidade e teremos um grande potencial em marketing. Seja em propagandas, na venda de camisas, bonés, enfim, muitas vantagens, sem contar que o NBB se firmaria de vez.

Dinheiro para contratar nós temos, isso você pode ter certeza. Resta apenas saber se as equipes envolvidas, junto aos seus patrocinadores, tem primeiramente o interesse e depois a capacidade de trazer um atleta do porte da NBA para o país.

Brasil enfrentará Trinidad e Tobago pelas quartas de final do mundial militar

Os comandados de Alberto Bial passaram fácil pela seleção do Uzbequistão pela última partida da fase de grupos. Com facilidade derrotamos os lanterninhas do grupo por 88 a 50, parciais de 16/8 14/11 26/13 e 32/18 para o Brasil. 


Agora voltaremos à quadra hoje (22), às 15:30 já pela fase de quartas de final para enfrentar a seleção de Trinidad e Tobago, que venceu de maneira apertada a seleção do Chipre ontem pelo placar de 70 a 65. 


Confira os confrontos de quartas de final dos jogos mundiais militares:

 9:00 - Grécia x Itália
11:10 - Coréia do Sul x Lituânia
13:20 - Estados Unidos x Catar
15:30 - Trinidad e Tobago x Brasil


OBS: as equipes que estão com o nome em negrito são aquelas que na minha singela opinião irão avançar de fase.


Vale lembrar que a partida da seleção brasileira será transmitida ao vivo pela TV Brasil.