sábado, 31 de março de 2012

Liga Sorocabana e Minas fazem confronto direto por vaga nos playoffs

Na reta final do Novo Basquete Brasil, Liga Sorocabana, Minas e Tijuca Tênis Clube, lutam por duas vagas nos playoffs da liga e, em confronto diretíssimo, os paulistas, 12° colocados, com nove vitórias em 26 partidas, recebem, neste sábado, às 18h, a equipe mineira, que vem logo a frente na tabela de classificação, ocupando o 11° lugar, com nove bons resultados em 25 confrontos.


A tabela do Minas Tênis Clube é super complicada, já que depois do Liga Sorocabana, enfrenta Brasília e Bauru, ambos fora de casa, enquanto para os paulistas, uma vitória logo mais e um tropeço do Tijuca Tênis Clube, já basta para garantir um lugarzinho na fase mata-mata logo em seu ano de estréia no campeonato.


Falando em equipe estreante, os tijucanos, que também fazem a sua primeira temporada na competição mais importante do cenário nacional, vão receber, também neste sábado, às 17h, o Limeira. Com nove vitórias em 26 jogos, os comandados de Miguel Ângelo da Luz terão uma equipe com campanha parecida pela frente, já que o Limeira venceu 11 e perdeu 15, tendo uma boa chance, diante da sua torcida, de conseguir dar mais um salto rumo à fase mata-mata.


Como já disse lá em cima, a tabela do Minas é super complicada, com mais duas partidas com nível de dificuldade máxima. Já o Liga Sorocabana, na última rodada, pega o mesmo Bauru, enquanto o Tijuca faz o grande clássico regional contra o Flamengo, que já está garantido no G4, com 19 vitórias e 7 derrotas, não podendo ser alcançado pelo quinto colocado, o Uberlândia, que possui 17 triunfos em 27 partidas. 


O rubro-negro recebe o Araraquara, às 19h15m e eu estarei lá no ginásio do Tijuca para acompanhar as duas batalhas das equipes cariocas.

Mais do mesmo

Semana passada, quando o Pinheiros perdeu para o Peñarol, da Argentina, na final do Torneio interligas, eu falei sobre a nossa freguesia diante dos hermanos, que estão anos à nossa frente quando o assunto é basquete. (leia o texto aqui)


Ontem, mais uma vez paramos contra os argentinos, com o Bauru tomando uma sacolada para o Obras Sanitarias, por 74 a 38, na primeira partida da segunda fase da Liga das Américas.


Quem leu o link que eu postei acima, sabe que eu não preciso falar mais nada, né?

Um duelo de gigantes entre Kevin Garnett e Kevin Love e a 4° colocação do leste para o Boston Celtics

Garnett nos tempos de Timberwolves
Ontem, com o jogo entre Boston Celtics e Minnesota Timberwolves, disputado no Target Arena, casa do Wolves, a NBA proporcionou um grande encontro entre dois alas/pivôs chamados Kevin. Um, o Garnett (foto, nos temos de Wolves), já foi grande ídolo da torcida local, tendo atuado pela time da temporada 95-96, quando foi draftado, até a 06-07. O outro se chama Love, maior símbolo da atual equipe de Minneapolis e um dos grandes nomes da NBA, sendo uma máquina de fazer duplo-duplo.


O duelo foi quente, como já era de se esperar, e no fim, que acabou levando a melhor foi Garnett, com 24 pontos, 10 rebotes e 4 assistências, enquanto Love teve 22 pontos, 11 rebotes e três passes que resultaram em cestas. Além da experiência de K.G ter ajudado a levar a melhor no confronto contra o seu sucessor no Wolves, ajudou também o Boston Celtics a acumular a 29° vitória na temporada, se consolidando cada vez mais para a fase de playoffs, pulando do sétimo lugar para o quarto, com sete vitórias nas últimas dez partidas.


Com quatro vitórias seguidas, os comandados de Doc Rivers, pela primeira vez na temporada, ocupam uma posição mais confortável na tabela, já começando a ameaçar o Orlando Magic, que tem três vitórias a mais do que o time de Massachusetts.  


Nenê Hilário


Nenê têm sido o grande
líder da equipe
Mais uma vez o brasileiro Nenê Hilário (foto:Ned Dishman/NBAE via Getty Images) mostrou que é o cara do Washington Wizards, comandando a equipe na vitória por 97 a 76, contra o Philadelphia 76ers, com 16 pontos e 8 rebotes e 4 assistências, garantindo a 12° vitória da sua equipe em 51 confrontos, tendo uma das piores campanhas da liga. 


Com o resultado, Nenê conquistou a sua segunda vitória com a camisa do Wizards, depois de ter estreado com um bom resultado diante do New Jersey Nets, no dia 21 de março, fazendo 22 pontos, pegando 10 rebotes e dando duas assistências na vitória, fora de casa, por 108 a 89.

E a LBF, cadê?

Se tinha uma coisa que eu adorava na Liga de Basquete Feminino, era que ela tinha muitos jogos em períodos curtos. Começando no dia 10 de dezembro de 2011, com às partidas entre Americana e Ourinhos, São Caetano e São José e Blumenau e Catanduva, a fase de classificação contou com exatos 72 jogos, terminando no dia cinco desse mês. Juntando com a fase quartas-de-final, tivemos 84 partidas em um período de quatro meses e nove dias. Mas agora, na semifinal, quando o campeonato era pra estar pegando fogo, ele simplesmente parou, tendo as suas duas últimas partidas nos dias 23 e 24 desse mês. No mais, os jogos agora só voltam a acontecer no dia 02 e 03 de abril, ou seja, um intervalo de nove dias em uma fase super importante da competição.


É realmente difícil entender porque houve tantos jogos com pouco descanso para as atletas e, na fase aonde o público está louco para assistir grandes confrontos, ter que esperar mais de uma semana para vê-los, esfriando não só os torcedores, mas também todo o clima da competição, que está passando um ar de abandono.


Caso Americana e Ourinhos, que faturaram o primeiro jogo da série melhor de três, vencendo o Santo André por 85 a 83 e o Catanduva por 72 a 69, respectivamente, vençam o jogo dois, automaticamente estarão na finalíssima, eliminando o jogo três e, novamente tendo que esperar mais um bom tempo para jogarem, já que primeiro duelo da final será disputado no dia nove de abril. Até ai dá para entender, afinal, caso tenha que ir para o jogo três, que acontecerá nos dias 04 e 05 de abril, o intervalo de descanso será normal, mas já na grande decisão, depois do dia nove, o segundo confronto será apenas no dia 14 de abril, mas cinco dias de espera, o que é muito quando se tem um produto que não se pode deixar "esfriar".


Realmente é de se estranhar essa paralisação por um longo período!

sexta-feira, 30 de março de 2012

Que rodada sensacional tivemos ontem no NBB

A torcida do Joinville foi a loucura com a virada no finalzinho
Na sua reta final, cada equipe tem um objetivo diferente no Novo Basquete Brasil. Independente de qual seja a posição, ou qual seja a sua briga, todos querer ganhar, e isso ficou bem claro ontem, principalmente nos jogos entre Joinville e Paulistano, com uma virada sensacional da equipe catarinense, vencendo por 68 a 67, Flamengo e Limeira, com o rubro-negro mostrando que tem muita dificuldade para bater os adversários quando não conta com Marcelinho Machado, precisando de uma prorrogação para vencer por 97 a 90 e com o Brasília, quem vem pisando na cabeça de todo mundo, tendo dificuldades para despachar o Liga Sorocabana, que se não fosse pelo bom quarto período do time brasiliense, quando fez 33 pontos e sofreu 26, o resultado de 91 a 89 a favor poderia ter sido bem diferente.


A única partida mais tranquilinha, se assim podemos citar, foi a vitória do Tijuca Tênis Clube, em casa, por 90 a 78, sobre o Araraquara, que segue com apenas duas vitórias, enquanto os cariocas alcançaram o nono triunfo e, com a derrota do Liga Sorocabana, estão mais do que vivo na briga por uma vaga nos playoffs.


Joinville


Não é um time franco favorito ao título, nem coisa parecida, mas há de se reconhecer a boa fase dos comandados de José Neto, que começaram o campeonato mal e que agora encontraram o seu ritmo. Com o triunfo sobre o Paulistano, chegou a sua quinta vitória seguida; 14 no total.


Flamengo


Flamengo é Flamengo, né? Assim como no futebol, a equipe têm dado muita bobeira, passando dificuldades sem necessidade. Tudo bem que Marcelinho Machado estava fora, o que é um baita desfalque, mas como sempre falo, com o elenco que tem, o rubro-negro não pode ficar dando mole para time que está na parte de baixo (10°) da tabela, principalmente jogando diante da sua torcida, que mesmo não tendo ingresso gratuito, como alguns times têm, comparece em massa para apoiar.


Brasília


Não dá para falar nada diferente do Brasília a não ser que esse ano de 2012 está sendo sensacional dentro da competição mais importante do cenário brasileiro. Os candangos, como são conhecidos, sofreram apenas um revés nesse ano, perdendo, em casa, para o São José, que é outra equipe que está muito bem após a virada de 2011. 


Com essa campanha, volta a ser um forte candidato ao título.


Tijuca


A equipe deu alguns moles durante a competição, não sabendo finalizar algumas partidas, porém, o passado já era e o que tem que ser pensado é o agora. AGORA, o time treinado por Miguel Ângelo da Luz conseguiu um belíssimo resultado e, se vencer o Limeira amanhã, novamente jogando no Rio, dará um passo fundamental para ir para a próxima fase da competição.


Paulistano


Muito bem treinado pelo competente e jovem Gustavo de Conti, a equipe da capital paulista está em sexto, ocupando o chamado segundo pelotão da tabela. Deverá fazer um bom playoff, mas não creio em uma semifinal.

Agora é com você Carmelo Anthony

O ala-pivô Amar'e Stoudemire ficará afastado das quadras por um período de duas há quatro semanas, por conta de uma lesão nas costas, não podendo ajudar o New York Knicks na batalha para chegar aos playoffs, já que o campeonato está encaminhando para sua reta final de classificação e, mesmo que se recupere um pouco antes do previsto, já estará pegando às últimas partidas, aonde tudo deverá estar resolvido.


Sem a força do jogador dentro do garrafão, a equipe nova-iorquina, que atualmente ocupa a oitava posição no leste, a última para se classificar para a fase mata-mata, com 26 vitórias e 25 derrotas, sendo seguida por Milwaukee Bucks, que possui 23 bons resultados, terá que depositar suas esperanças na estrela Carmelo Anthony, que é o cestinha do Knicks, com média de 20.3 pontos por confronto, para não ficar de fora dos playoffs da liga.


Stoudemire é um dos pilares do elenco, sendo peça fundamental não só na área pintada da quadra, mas de modo geral, já que é um líder, sendo a primeira estrela dessa safra a desembarcar na terra da Big Apple. Se com ele e seus 17.6 pontos e 8 rebotes de média, a situação já estava complicada, sem ele deverá ficar mais difícil ainda, já que Tyson Chandler, melhor reboteiro da equipe, será o principal nome em baixo da cesta, não tendo um auxilio de peso ao seu lado.


Se há uma hora para Carmelo Anthony mostrar pra que veio, essa hora é agora, ou então o New York Knicks poderá pagar bem caro, ficando pelo caminho ainda na fase de classificação.


Elenco para se classificar o time tem, já que conta com boas peças, como a surpresa Jeremy Lin, os experientes Baron Davis e Mike Bibby, com Landry Fields e Steve Novak. Resta saber se a principal estrela à disposição conseguirá guiar seus companheiros.

quinta-feira, 29 de março de 2012

TV Planeta Cesta...em breve

É com muito orgulho que eu anuncio que logo logo o Blog Planeta Cesta terá uma TV própria, trazendo entrevistas com jogadores do Novo Basquete Brasil, análises das melhores partidas do campeonato nacional diretamente do ginásio e muito mais. Aguardem!!!


Enquanto isso, confiram o vídeo promocional e aproveitem para divulgar nas redes sociais.




E ai, curtiram a ideia? Então comente aqui em baixo!

Hoje é praticamente tudo ou nada para o Tijuca

Brigando por uma vaga nos playoffs, junto com as equipes do Minas Tênis Clube e Liga Sorocabana, que possuem nove vitórias em 25 partidas, o Tijuca Tênis Clube, que tem um triunfo a menos em relação as duas equipes citadas acima, joga praticamente a sua vida hoje à tarde, às 16h, contra o Araraquara, o penúltimo colocado na tabela. O jogo será disputado aqui no Rio de Janeiro, mas isso não necessariamente significa que o Tijuca contará com o apoio massivo da sua torcida, afinal, jogar no meio da tarde em um dia útil da semana, só pode ser brincadeira, enfim.

Casé é uma das apostas da equipe para chegar aos playoffs
Foto: Colin Foster
Essa é uma rodada daquelas que podemos chamar de perfeita para o time carioca, que além de enfrentar uma equipe com uma campanha bem inferior a sua, já que os paulistas venceram apenas dois jogos, verá o seu concorrente direto, o Liga Sorocabana, enfrentar o Brasília, que faz um 2012 sensacional, tendo somente uma derrota nesse período. (no nacional)


Apesar dos ventos soprarem a favor da equipe da zona norte carioca, é bom Miguel Ângelo da Luz seus comandados entrarem a mil por hora em quadra, porque lembra que eu falei que o Araraquara só tinha duas vitórias? Então, uma foi contra o lanterninha Vila Velha e a outra foi contra o próprio Tijuca, quando venceu, em São Paulo, por 81 a 77.


Mas porque hoje é praticamente tudo ou nada para o Tijuca se depois ele ainda tem mais dois jogos? Bom, as próximas duas partidas dos tijucanos serão contra Limeira e Flamengo, que tem campanhas e elenco superiores ao seu. Não que o Tijuca não possa vencer essas duas equipes. Pode sim, com certeza, afinal, a garra é característica do time. Mas vamos combinar: é mais fácil derrotar o Araraquara do que deixar para as duas últimas rodadas, que também serão jogadas aqui no Rio e com uma pressão enorme, principalmente contra o Flamengo, que vivendo altos e baixos na temporada, contará com a força da sua torcida, muitas vezes "emprestada" aos tijucanos.


Com isso, volto a repetir: Hoje é praticamente tudo ou nada para o Tijuca.

Mais um duplo-duplo sensacional de Kevin Love

Love ainda deu 4 assistências, número bem acima da
sua média, que é de1.9 por partida
Sem ter o calouro espanhol Ricky Rubio para dividir a responsabilidade de comandar o Minnesota Timberwolves, o ala-pivô Kevin Love está relembrando os velhos tempos de quando "jogava sozinho", chamando o jogo para si e tendo números espetaculares, como nessa noite, contra o Charlotte Bobcats, fazendo impressionantes 40 pontos, acertando 4-7 nos arremessos de três, justificando o seu título no All-Star Weekend e pegando 19 rebotes, na vitória do Wolves, fora de casa, por 88 a 83. Outro duplo-duplo sensacional para entrar para a galeria desse jovem jogador, que desponta para ser uma lenda do basquete mundial.


Só para se ter uma ideia, Love fez 45% dos pontos da sua equipe, que contou com apenas oito jogadores  na rotação, e pegou 38% dos rebotes, em um total de 50.


Não foi só na noite de hoje que o camisa #42 brilhou. Love vem fazendo um mês de março sensacional, tendo médias de 30.6 pontos neste período, anotando mais de 20 pontos em 13 dos 14 jogos que fez no mês, com a pior atuação, se assim podemos dizer, diante do Sacramento Kings, quando fez "somente" 17 pontos, no dia vinte e um. Porém, fazendo a alegria dos seus fãs, que tenho certeza que são muitos, no jogo seguinte, logo contra o Oklahoma City Thunder, ele não quis saber de brincar, terminando com 51 pontos. Sensacional!


Para fechar esse momento cultura, ele teve duplo-duplo em 13 dos seus 14 últimos jogos, não tendo dígito duplo em dois quesitos apenas contra o Phoenix Suns, no dia 12, quando fez 30 pontos e pegou 7 rebotes.


Estamos falando tanto em Kevin Love, que faz até parecer que o Wolves está voando, o que não está acontecendo. Junto com esse mês maravilhoso do jogador nascido na Califórnia, temos uma equipe que venceu só seis confrontos dos seus últimos quinze, todos no mês de março, o primeiro sem Ricky Rubio, que se machucou no dia 29 de fevereiro, na partida contra o Los Angeles Lakers.


Independente da campanha da equipe de Minnesota, Love é um dos principais jogadores da liga e, na minha opinião, o melhor ala-pivô da atualidade.É uma pena que para se ganhar um prêmio de MVP, a campanha do time pesa, e muito. Se não fosse por isso, acho que faltaria espaço na casa de Love para tantos prêmios de melhor jogador da temporada regular.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Kobe Bryant tem razão!

Antes da temporada começar, todo mundo apostava no Los Angeles Clippers para ser o time a comandar a cidade, principalmente pela vinda do armador Chris Paul, porém, é o Lakers que ainda manda por lá, ocupando 3° posição no oeste, com 31 vitórias e 19 derrotas, enquanto o time comandado por Vinny Del Negro vem logo atrás, com uma campanha de 28 bons resultados e 21 reveses.


Depois de mais uma vitória do Los Angeles Lakers, dessa vez por 104 a 101, contra o Golden State Warriors, o astro Kobe Bryant, que fez 30 pontos, soltou o verbo contra a imprensa, que, segundo ele têm visto o Lakers como se a campanha fosse ruim.


“Por que todos (da imprensa) estão agindo como se estivéssemos em oitavo lugar? No início da temporada, vocês estavam “beijando a bunda” do Clippers. Agora, aqui estamos, com a terceira melhor campanha do Oeste, e todo mundo está agindo como se fôssemos um péssimo time. Eu não entendo isso” - Disse o jogador.


Kobe está coberto de razão. A campanha poderia ser melhor, sem dúvida, porém, 31-19 não é nada de ruim. Se fosse, o Lakers estaria na parte de baixo da tabela, coisa que não está.


Campanha ruim é a do Mavericks, atual campeão e que, nesta temporada, venceu 29 e perdeu 22. Pior ainda é do Celtics, sétimo lugar no leste, com 27-22.


Nos últimos 10 jogos, os comandados de Mike Brown venceram sete, o mesmo número de vitórias do City Thunder no período, líder da conferência.


Nesse aspecto, Kobe Bryant está coberto de razão.

Olho nesse time do Utah Jazz

Sem muita badalação, o time do Utah Jazz deu uma acordada legal nesse mês de março, começando a chamar a atenção. Junto com o San Antonio Spurs o time de Utah tem a melhor campanha nos últimos dez jogos, tendo vencido oito. E, do dia 02 até o dia 26 de março, venceu 11 dos 16 confrontos que fez, inclusive, derrubando grandes franquias, como o Miami Heat, quando ganhou por 99 a 98, Los Angeles Lakers, vencendo por 103 a 99 e Oklahoma City Thunder, quando levou a melhor ao fazer 97 pontos e sofrer 90.

Millsap marcou 24 pontos e pegou 11
rebotes na última partida da equipe,
conta o Nets
A atual campanha dos comandados de Tyrone Corbin é de 27 vitórias e 23 derrotas, ocupando a 7° posição do oeste, com 19-6 quando joga em casa. Uma belíssima campanha na Energy Solutions Arena.


A conferência oeste, na verdade, está bem embolada, com o Nuggets, 8° colocado, que possui a mesma campanha do Jazz, estando apenas há quatro vitórias do Los Angeles Lakers, que é o atual terceiro, com 31-19.


A artilharia do Jazz deu um upgrade, tendo feito mais de 100 pontos nas últimas quatro partidas e hoje, às 20h30, no horário de Brasília, Paul Millsap (foto) e companhia vão tentar derrubar mais um gigante da liga, indo até o TD Garden para enfrentar o Boston Celtics, que com uma campanha de 27 vitórias e 22 derrotas, não é o Celtics que todo mundo está acostumado a ver. Uma boa chance para o Utah Jazz tentar melhorar a sua campanha fora de casa, que é de oito vitórias e 17 derrotas.


É claro que a tentação por assistir Miami Heat, Chicago Bulls e Oklahoma City Thunder, as três equipes mais badaladas do momento, é grande, mas vale a pena reservar a noite para ver o Jazz e sua atual grande fase em quadra.

Mais um capítulo da nossa freguesia para os argentinos foi escrito nesta noite

Como todo mundo sabe, a equipe do Pinheiros foi até Mar Del Plata, na Argentina, enfrentar o Peñarol, time da casa, na grande decisão do Torneio Interligas. Nas duas edições anteriores, os hermanos haviam levado a melhor, com o Peñarol vencendo o Brasília, em 2010 e o Obras Sanitarias derrotando o próprio Pinheiros, na edição passada.

Nem com a reza de Olivinha, os brasileiros conseguem
derrotar os argentinos
Mais "cascudo" depois do vice,o líder do Novo Basquete Brasil foi cheio de moral para o confronto, tendo vencido todos os três jogos do grupo A. Porém, sem mostrar aquele Pinheiros que todo mundo está acostumado a ver jogar por aqui, a equipe de Cláudido Mortari decepcionou, perdendo por 88 a 75, em um verdadeiro passeio argentino, com o time da casa dominando completamente a partida, impondo o seu ritmo, cadenciando através de faltas bem cavadas e com o trio Leonardo Gutiérrez, Leiva e Mata, jogando o fino da bola, só faltando sair de quadra com um tapete vermelho estendido.


Gutiérrez, jogador medalha de ouro em Atenas e bronze em Pequim, fez 16 pontos só nos dois primeiros períodos, terminando com 21 pontos, sendo o cestinha da partida.

Comemoração argentina
Leiva é a cara do Ibrahimovic
A defesa brasileira, tanto no perímetro como no garrafão, estava fraca demais, deixando o Peñarol fazer o seu jogo tranquilamente. O resultado nós podemos ver nos números. Mata acertou três bolas de três das quatro que tentou, terminando com 15 pontos, além de 11 rebotes. No garrafão, Leiva (foto) acabou com Morro, que foi eliminado da partida, com cinco faltas. O pivô argentino fez 17 pontos e pegou 15 rebotes, dando um show de jogo de corpo.


O Pinheiros ter perdido não foi o pior. O pior foi a maneira como perdeu, sem conseguir se impor e dar o seu recado, como alguém que diz: "Ei, cuidado ai, eu sou o líder meu campeonato com 80% de aproveitamento". Senti que faltou isso na equipe paulista.


Diferença Brasil/ Argentina


Eu não vejo o campeonato argentino e acredito que todos que leem esse blog também não, mas, não é preciso acompanhar o nacional dos hermanos para perceber que o nível de jogo deles está muito mais evoluído do que o nosso. É time cansando de vencer equipes brasileiras e sem contar com o selecionado nacional, que adora aplicar uma surra no time canarinho. Até vencemos um jogo contra eles lá em Mar Del Plata, pelo Pré-Olímpico das Américas, mas quando era pra valer mesmo, perdemos na final.


O problema não está nos jogadores já formados. Eles já são profissionais e ponto. Temos que evoluir na nossa base, investimento em campeonatos bem estruturados e um calendário que coloque a garotada para bater bola por mais tempo possível. Se a base do basquete brasileiro não melhorar, esses resultados só vão se repetir, assim como esse tipo de texto.

terça-feira, 27 de março de 2012

Marcelinho Huertas chamou a responsabilidade e o Barcelona está no Final Four da Euroliga

O brasileiro Marcelinho Huertas, considerado um dos melhores armadores do velho continente, fez nove pontos no último período de jogo entre o seu time, o Barcelona e o Unics Kazan, da Rússia, ajudando os espanhóis a fechar a partida em 67 a 56, terminando a série melhor de cinco em três a zero e colocando, pela 12° vez na história, o poderoso Barça no Final Four da Euroliga, o melhor campeonato continental de clubes mundo. Esta edição do Final Four será disputado em Istambul, na Turquia.

No total, Huertas encerrou o jogo com mais dois rebotes e quatro assistências, sendo o atleta que mais deu passes que resultaram em cestas. Boa!

É muito bom ver os brasileiros se destacando em suas equipes, como também é o caso do jovem Raulzinho Neto, ajudando na belíssima campanha que vem fazendo o Lagun Aro, Rafael Hettsheimeir, que está jogando o fino da bola no Zaragoza, também da Espanha e é claro, os brasucas da NBA. Jogar bem agora é super importante, afinal, falta pouco para os Jogos Olímpicos de Londres, a nossa primeira grande chance, depois de muitos anos, de voltar a ver o esporte massificado no país.

Voltando à partida, quem foi o cara mesmo foi o armador espanhol Navarro, outro "monstro" do basquete, que fez 21 pontos, pegou dois rebotes e distribuiu três assistências.

Quietinho, Spurs vai fazendo mais uma excelente temporada

Deixando os holofotes para os badalados Miami Heat, Chicago Bulls e Oklahoma City Thunder, a equipe do San Antonio Spurs, mesmo sofrendo com lesões e as vezes poupando alguns jogadores, vai fazendo mais uma belíssima campanha, tendo obtido 33 vitórias e perdido somente 14 resultados contra, ocupando a segunda colocação na conferência oeste, ficando atrás somente do OKC e, no geral, atrás também do Bulls e do Heat, as três equipes mais comentadas do momento, como citei acima.

Com 19.5 pontos e 8 assistências
em média, o francês Tony Parker é
um dos comandantes da boa campanha
A campanha dos comandados de Gregg Popovich é sensacional dentro do AT&T Center, tendo vencido 20, dos 24 jogos que fez, enquanto fora, apesar de não ter amplo domínio como em casa, faz uma boa campanha também, com 13 vitórias e 10 derrotas, sendo uma das seis equipes que possuem saldo positivo longe de seus domínios. Só para registrar, OKC tem 15-8, no mais, todas as outras campanhas favoráveis fora são dos times do leste.


Muito desse bom rendimento se deve à fevereiro, quando o Spurs por pouco não terminou invicto, tendo vencido 11 dos seus 13 jogos, sendo as duas derrotas no final do mês. Uma no dia 21, para o Portland Trail Blazers, por 137 a 97 e outra no dia 29, para o Chicago Bulls, por 96 a 89.


A campanha em março também é muito favorável, tendo 8 bons resultados nos últimos 10 confrontos, sendo quatro de maneira seguida. 


Assim, só no sapatinho, o San Antonio Spurs vai fazendo o certo, cumprindo muito bem o seu papel e jogando a pressão para os mais badalados.

Pinheiros e Peñarol disputam hoje o título do Interligas. Será que dessa vez vai dar Brasil?

Com as melhores campanhas em seus respectivos grupos, Pinheiros e Peñarol, da Argentina, vão disputar a final do Torneio Interligas hoje, às 21h, no ginásio Ilhas Malvinas, em Mar Del Plata, mesmo local aonde o Brasil garantiu vaga para às olimpíadas de Londres.


Jogar contra os hermanos não têm sido tarefa fácil para os brasileiros, que viram os nossos maiores adversários conquistarem as duas primeiras edições do torneio, com o Peñarol vencendo o Brasília em 2010 e com o Obras Sanitarias passando pelo Pinheiros no ano passado.


Depois de conquistar o título inédito do campeonato paulista e ser o atual líder do Novo Basquete Brasil, o Pinheiros, que vive grande fase, vai em busca do seu primeiro título internacional em toda a sua história. E o vice-campeonato da edição passada e a derrota para o Obras Sanitarias, na Liga Sul-Americana deste ano, podem ter servido para os comandados de Cláudio Mortari terem amadurecido o meu modo de jogo contra os argentinos, mas isso é algo que só poderemos ter certeza mais tarde, quando a bola subir.

Peñarol derrotou o Obras por 94 a 86
e agora vai em busca do bi-campeonato
foto: ligateunafoto.com
Um fator importante se o Pinheiros quiser derrotar os atuais bi-campeões argentinos, é marcar bem na parte de cima da quadra, impedindo-os de chutar bolas de três pontos, que foi o ponto alto na vitória sobre o Obras Sanitarias, que credenciou a equipe a estar na sua segunda final. Das 32 tentativas do perímetro, o Peñarol acertou 18, o que dá um aproveitamento de 56%, o que muito bom, principalmente de três.


Será que dessa vez vamos conseguir despachar os argentinos e levantar um caneco no duelo direto contra eles? Na fase que o Pinheiros está, fico confiante para a final de logo mais.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Lagun Aro segue quebrando suas marcas

Fazendo a sua melhor temporada da história, o Lagun Aro, time do armador brasileiro Raulzinho Neto (foto), que faz a sua temporada de estréia na Espanha, venceu, pela primeira vez na história, o forte time do Real Madrid, que antes da rodada começar, era o líder da competição, empatado com o Barcelona.


Na partida que foi disputada ontem, na casa do Lagun Aro, às 9 mil pessoas que compareceram ao ginásio foram ao delírio ao ver a sua equipe fechar a partida em 98 a 90, mantendo firme a quinta posição na tabela.


Raulzinho, que foi titular, distribuiu três assistências e pegou dois rebotes em 16 minutos jogados, deixando a pontuação por conta de Sergi Vidal, que fez 20 pontos, Andy Panko, com 19 pontos e Javi Salgado, que anotou 16.


Com o resultado, o Real Madrid agora têm 20 vitórias em 26 partidas, ficando atrás do Barcelona, que conquistou a sua 21° vitória diante do Valladolid, vencendo por 92 a 86.


O Lagun Aro agora possui 15 vitórias e 11 derrotas, e na próxima rodada vai enfrentar o UCAM Murcia, que está em 16° na tabela, com 8 triunfos e 18 revés.

Histórico: Atlanta Hawks precisou de quatro prorrogações para acabar com a sequência de vitórias do Jazz

Ontem à noite eu tirei a sorte grande. Não, eu não ganhei na mega-sena. Estava dando uma olhada nas partidas da noite e decide por assistir o confronto entre Utah Jazz e Atlanta Hawks, que aconteceu na Philips Arenas, em Atlanta. Aparentemente, não era um jogo muito atrativo, porém, o que me chamou para assisti-lo, foi a boa sequência de seis vitória do time de Utah, que acabou sendo encerrada ontem, em um jogo histórico, que precisou de quatro prorrogações, isso mesmo, quatro prorrogações para terminar.


Depois dos quatro períodos tradicionais ter acabado em 98 iguais, a partida foi para o primeiro tempo extra, que foi péssimo, com apenas dois pontos para cada lado. No segundo, uma baita melhora, com 13 pontos para cada lado, seguido de 10 iguais e, finalmente, no quarto tempo extra, o Atlanta Hawks fez 16 pontos e sofreu dez, fechando a partida em 139 a 133, conquistando a 30° vitória em 50 jogos, enquanto o Jazz perdeu a 23° em um total de 49 confrontos.

Com um tempo de jogo muito maior do que o habitual, tivemos cinco jogadores com duplo-duplo. foram eles: Paul Millsap, com 25 pontos e 13 rebotes, Al Jefferson (foto), com 28 pontos e 17 rebotes e Devin Harris, com 11 pontos e 10 assistências, pelo Jazz. No time do Hawks, Josh Smith, eliminado na primeira prorrogação, com seis faltas, teve 22 pontos e 10 rebotes e Zaza Pachulia, que aproveitou bem os minutos extras para elevar a sua média de rebotes, terminando com 20 rebotes e 15 pontos.


Para assistirmos uma partida como foi a da noite de ontem, precisamos esperar por 15 anos, já que a última vez que um jogo tinha ido para quatro prorrogações foi quando o Phoenix Suns havia batido o Portland Trail Blazers por 140 a 139, no dia 14 de novembro de 1997.


Parabéns aos que escolheram assistir a essa partida. Para quem não viu, desejo sorte. Vai que daqui há 15 anos você não escolha um jogo desses? (risos)

Jogar na Argentina é outra história

No Torneio Interligas, dois locais foram escolhidos para sediar os dois grupos da competição. No "A", que foi disputado em Uberlândia, o time da casa e o Pinheiros, de São Paulo, não deram a mínima chance para o Libertad e para o Lanús, com os paulistas terminando com 100% de aproveitamento e indo para a final da competição. Já o Uberlândia, perdeu somente para os comandados de Cláudio Mortari.


No grupo B a situação foi totalmente oposta. Disputado na Argentina, o Paulistano terminou sem nenhuma vitória nos três jogos que fez, enquanto o Bauru perdeu duas vezes para os argentinos e vence o Paulistano por 69 a 59.


Resultado final: No "A", lideramos, com o Pinheiros e tivemos o Uberlândia em segundo, já no "B", ficamos com as duas últimas posições e uma campanha muito abaixo do esperado.


Esse Interligas mostrou que, acima da técnica, jogar diante de seu país, é um fator super importante e, que acaba influenciando, como foi o caso da participação brasileira na reta final da Liga Sul-Americana, com o Pinheiros, jogando diante do Obras Sanitarias, em solo argentino, ficando com a segunda colocação, enquanto Brasília e Flamengo acabaram decepcionando.


Agora, o Pinheiros vai tentar o título do torneio, nesta terça-feira, diante do Peñarol, em partida a ser disputada em Mar Del Plata, na Argentina. Será que, em solo "inimigo", conseguiremos um bom resultado?

domingo, 25 de março de 2012

Uma aula de como se armar um jogo

Muitos dizem que o armador é o técnico dentro de quadra. Ele é o responsável por fazer o time jogar e achar os atalhos das quatro linhas, principalmente pelo fato dele ser o jogador que melhor visão tem sobre a sua zona de ataque. Já disse é vou repetir: não gosto desses armadores que a liga está formando, armadores que usam mais da sua força física e explosão para pontuar, ao invés de usar mais a cabeça e fazer o papel de maestro, só distribuindo passes "açucarados" para os seus companheiros. 


Hoje, dois tipos de armadores se encontraram, com o Cleveland Cavaliers recebendo o Phoenix Suns. De um lado Kyrie Iving, o nome mais cotado para ser o calouro da temporada e "filho" dessa nova safra. Do outro, o lendário Steve Nash, que sabe bem qual é a sua função em quadra: dar passes que resultem em cestas mais fáceis possíveis. E foi isso que ele fez. Nash distribuiu 13 assistências em apenas 29 minutos que jogou, tendo +20 de eficiência e comandando a vitória do Suns por 108 a 83.


Irving, bom "filho" dessa nova (e ruim) safra, não desempenho bem o seu papel principal, dando somente 4 assistências em 27 minutos jogados, porém, aprendendo direitinho tudo o que um armador não precisa fazer, anotou 16 pontos, acertando 5-11 e ficando com -24 de eficiência. 


Um fato importante: Nash desperdiçou uma bola, enquanto Irving, cinco.


Não tem como brigar com a sua função. Vejam o exemplo de Ricky Rubio, que agora está machucado. Ele era uma das sensações da temporada porque deu um novo gás à função, que parecia que iria morrer, dando lugar a um bando de atletas explosivos fisicamente. Rubio, assim como Nash, usa a cabeça, e é isso que a posição pede. No confronto de hoje, mais uma vez isso ficou claro.

A primeira boa chance de Nenê mostrar a cara do novo Wizards

Desde que estreou pelo Washington Wizards, Nenê Hilário, que jogou todas as três partidas, ainda não teve a oportunidade de encarrar uma franquia de primeira, tendo enfrentado o New Jersey Nets, onde fez 22 pontos e pegou 10 rebotes, na vitória da sua equipe por 108 a 89, o Indiana Pacers, quando fez o duelo contra Leandrinho Barbosa e mandou mal, tendo apenas 6 pontos e 5 rebotes, em uma entregada impressionante do Wizards, que dominou os dois primeiros períodos, mas deixou os visitantes virarem, perdendo por 85 a 83 e o Atlanta Hawks, na noite de ontem, em mais uma derrota, dessa vez por 95 a 92, porém, Nenê voltou a brilhar, fazendo o seu segundo duplo-duplo pelo time de Washington, com 21 pontos, 11 rebotes e mais três tocos. 


Se formos colocar na balança as atuações de Nenê pelo seu novo time, podemos dizer que ele está indo muito bem, obrigado, mas, olhando os adversários, vemos que apenas o Pacers é uma equipe que têm jogado grande nível, mesmo assim, é recente essa fase do time de Leandrinho.


Hoje, a partir das 19h, no horário de Brasília, Nenê Hilário e o Washington Wizards vão enfrentar pela primeira vez, juntos, uma franquia de ponta, indo até o TD Garden para medir forças contra o Boston Celtics.


Tudo bem, não é o Celtics que estamos acostumados a ver, pelo menos tirando pelas últimas campanhas, já que neste campeonato, os comandados de Doc Rivers ocupam a singela sétima posição no leste, com 25 vitórias e 22 derrotas, tendo vencido apenas cinco dos últimos dez confrontos, mas, mesmo assim, não deixa de ser o Boston Celtics, não deixa de ser o primeiro passo mega importante para que Nenê Hilário mostre para o torcida de Washington, que ela pode ter esperança, pois às coisas poderão melhorar em um futuro próximo. 

Dez vezes Brasília

A equipe do Brasília segue arrasadora  no Novo Basquete Brasil, conseguindo, contra o Flamengo, o seu maior rival, a sua décima vitória seguida na competição, e o melhor, diante de impressionantes 15 mil torcedores, que foram até o ginásio Nilson Nelson para ver a sua equipe dominar a partida contra e vencer por 93 a 74, contando com grande noite da dupla Nezinho (foto) e Guilherme Giovannoni. O armador fez 28 pontos e distribuiu 8 assistências, enquanto o ala/pivô terminou o confronto com 26 pontos e 7 rebotes.

Marcelinho Machado, capitão do Flamengo e cestinha desta quarta edição, com 21.27 pontos de média, não pôde jogar devido a uma fratura no terceiro dedo da mão esquerda, que deverá tirar o jogador das quadras por até três semanas, porém, esse fator, apesar de ser importante, não diminui o mérito da vitória brasiliense, que comandou o marcador, permitindo mais de 16 pontos dos rubro-negros apenas no terceiro período, quando sofreu 27, mas acabou fazendo 30 pontos.

O duelo entre a promessa Ronald e o craque Kammrichs
Essa é a vitória que dá ao Brasília não só a terceira posição na tabela, dá à um time que começou o campeonato cheio de altos e baixos, a possibilidade de manter viva a chance de terminar a fase de classificação em primeiro lugar, já que agora está somente a uma vitória dos líderes Pinheiros e São José, que possuem 20 triunfos em 25 partidas. Dá também a moral do 10° bom resultado seguido, igualando a marca do São José.

Essa façanha começou lá no dia 28 de janeiro, quando superou o Joinville por 100 a 83. Depois viram às vitórias sobre: Tijuca Tênis Clube, Uberlândia, Franca, Araraquara, Limeira, Pinheiros, Paulistano, Vila Velha e agora sobre o Flamengo. 

A tabela da equipe agora é tranquila, enfrentando, na sequência, Liga Sorocabana e Bauru, fora e Minas Tênis Clube, em casa, enquanto os próximos jogos do São José serão contra: Pinheiros, em confronto direto pela ponta da tabela, o que favorece o Brasília, Paulistano e Joinville, todos em casa, porém, dois jogos super complicados. Já o Pinheiros, além de enfrentar o São José, é claro, medirá forças contra Joinville, fora e Paulistano, em casa. Nem preciso falar que são dois jogos super complicados, né? Afinal é a mesma tabela dos joseenses.

Flamengo

Ah o Flamengo, o melhor time, no papel, do Novo Basquete Brasil. A equipe que era apontada como o grande papa títulos dessa temporada mas, que até agora, só vem decepcionando.

Um quarto lugar para um elenco com esse é totalmente inaceitável, totalmente frustrante para o torcedor e para o fã de basquete em geral, que tinha esperanças de ver uma campanha sensacional, mas que se vê obrigado a assistir um show de altos e baixos na temporada. 

Já disse e vou repetir: Não gosto do Gonzalo Garcia. "Ah, mas o cara é auxiliar da seleção argentina" - alguém poderá lembrar. Tudo bem, isso é um baita status, mas só status. Não adianta ter moral e não mostrar serviço. Sinceramente, nesse elenco do Flamengo, buscaria apenas mais um bom pivô ofensivo e talvez um armador mais qualificado para a reserva, de resto, não mudaria nada, pois o problema, ao que tudo vem indicando, está em quem passa a estratégia de jogo. Estratégia essa, que é algo inexistente, afinal, pode-se perguntar para qualquer um qual é o padrão de jogo do Flamengo que ninguém, pelo menos em sã consciência, saberá responder.

sábado, 24 de março de 2012

O "título" de pior campanha do NBB4 vai para...

Não canso de dizer que o Novo Basquete Brasil é um campeonato que evolui monstruosamente a cada temporada que passa, ficando cada vez mais equilibrado. Nesta quarta edição da competição mais importante do calendário brasileiro, não poderia ser diferente. Faltando, para a maioria dos times, somente três rodadas para o término da primeira fase, temos brigas eletrizantes para saber qual será o líder, quais serão os quatro primeiros colocados e os últimos classificados para os playoffs. Porém, temos um duelo nada agradável para sabermos qual será a pior campanha desta edição, com Vila Velha e Araraquara lutando, desde o início da temporada, por esse "título".


Elenco do Vila Velha reunido
Com 26 jogos, faltando apenas mais dois jogos, um contra o Uberlândia, dia 28 e outro contra o Franca, dia 31, ambos em casa, a equipe do Espírito Santo acumula somente um vitória em toda a competição, tendo vencido justamente o Araraquara, por apertados 75 a 73, em jogo válido pela terceira rodada do primeiro turno, ou seja, os capixabas não sabem o que é vencer uma partida há 23 rodadas. Uma campanha muito, mais muito ruim, que credita a equipe a ter apenas 3.85% de aproveitamento.


O Vila Velha vem em decadência desde o NBB 2009/2010, quando, após ter terminado a edição anterior (a primeira), na décima posição, fechou esta em 12°, seguido de um 14° lugar na competição passada, ficando somente à frente do Assis, que hoje não joga mais o NBB. 


A mesma situação vive Araraquara, que ganhou do Vila Vilha, no returno, por 80 a 71 e passou pelo Tijuca Tênis Clube, jogando em casa, por 81 a 77. De resto, só derrotas também, tendo exatos 8% de aproveitamento, porém, com um jogo à menos em relação aos capixabas, já que fez 25 confrontos até o momento, restando-lhes mais três rodadas, jogando ainda contra: Tijuca e Flamengo, fora e Limeira, em casa.


Vila Velha têm o pior ataque da competição, com 1722 pontos marcados, enquanto Araraquara possui a segunda pior, com 1856, porém, quando o assunto é defesa, os papéis se invertem, com os paulistas tendo sofrido 2228 pontos e os capixabas 2166. Lembrando que Vila Velha tem um jogo à mais.


Ambas equipes fazem um campeonato isolado, já que o 13°, o Tijuca Tênis Clube, têm 32% de aproveitamento, com oito vitórias em 25 jogos. Um aproveitamento 24% melhor do que o Araraquara e 28.15% melhor do que o Vila Velha.


Dia 05 de abril termina a primeira fase. Vamos ver quem ficará com esse "título".

Hoje é dia de Brasília x Flamengo

Pra quem acompanha o basquete brasileiro, não há jogo melhor do que um Brasília x Flamengo, uma rivalidade que se acirrou depois das duas finais de NBB que disputaram, com uma vitória para cada lado. E hoje, às 16h, no ginásio Nilson Nelson, em Brasília, mais um capítulo dessa rivalidade será escrita, em confronto válido pela 5° rodada do returno. (o jogo foi adiado em função da participação de ambos na fase final na Liga Sul-Americana) 


Além da rivalidade em si, o confronto será muito importante por outro motivo: a disputa direta pela terceira colocação na tabela, já que a equipe que sair vencedora, fatura a posição.



No primeiro turno tivemos um jogo muito polêmico. Com a quadra úmida, o treinador José Carlos Vidal tirou as maiores estrelas da equipe para evitar uma lesão, o que deixou os torcedores que foram acompanhar a partida, ainda sem saber o motivo real da situação, muito chateados. Ai o caminho ficou fácil para o Flamengo, que venceu por 110 a 72.


“A motivação é muito grande pelo clássico, mas não pensamos no resultado do primeiro turno, isso já ficou para trás. A expectativa aqui é ter casa cheia para buscarmos uma vitória que, além de coroar a boa campanha do segundo turno, nos dá a terceira colocação na tabela” - declarou Guilherme Giovannoni. 


E ai, que será que ganha? O Brasília, em uma fase espetacular ou o Flamengo, que vem vivendo altos e baixos na temporada?

Minnesota Timberwolves x Oklahoma City Thunder: um jogo de pontuações extravagantes

Que partida que acabou de acontecer entre Oklahoma City Thunder, que jogou em casa, e Minnesota Timberwolves que, mesmo sem Ricky Rubio, vem mostrando força e podendo ser até comparado com o seu adversário da noite, pois está se reformulando através de jogadores jovens e muito talentosos.
Russell Westbrook e Kevin Durant: uma das melhores duplas da atualidade
O jogo foi muito equilibrado, sendo decidido somente após duas prorrogações, com o time da casa vencendo por 149 a 140, um placar espetacular. Tudo bem que contou com 10 minutos a mais, afinal, foram dois "extra time", mas vamos ser sinceros? É esse tipo de jogo que sempre esperamos ver quando escolhemos um, dentre os diversos confrontos que a NBA nos proporciona todas as noites. Não queremos ver um jogo fácil, já decidido no segundo ou no máximo no terceiro período. O que queremos é que ele "não acabe quando terminar". Queremos é ver, como vimos na noite de hoje, Kevin Durant marcar 40 pontos, pegar 17 rebotes, distribuir cinco assistências e roubar três bolas, Russell Westbrook terminar o jogo com 45 pontos, 4 rebotes, seis assistências e dois roubos de bola, Kevin Love , que para mim é o melhor ala-pivô da atualidade (se pra vocês não forem, diga isso nos comentários) anotar impressionantes 51 pontos e pegar 14 rebotes, fazendo o seu "career- high" e J.J. Barea, sim, aquele "formiguinha atômica" do título do Mavericks na temporada passada, ter um atuação de gala, com 25 pontos, 10 rebotes, 14 assistências e três roubos de bola.


Se teve prorrogação para ajudar nos números, isso pouco importa, o que queremos é ver o que aconteceu na partida de hoje se repetir mais vezes, afinal, quem não gosta de um prorrogação? Quem não gostaria de ter assistido a esse jogo ao invés do que havia escolhido? (Se é que você não escolheu esse)


Esse é um jogo aonde é complicado falar que houve um derrotado, pois, mesmo saindo com inferioridade no marcador, o Minnesota Timberwolves ganha um gás para os próximos jogos, tentando esquecer a perda de Rubio (para o restante da temporada), voltando a ser destaque e superando essa má fase, que atualmente é de três vitórias nos últimos dez confrontos.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Vai começar às semifinais da LBF

A fase semifinal da Liga de Basquete Feminino será iniciada hoje, com o Americana enfrentando o Santo André, às 19h30, no Ginásio Municipal Pedro Dell' Antonnia, casa da equipe andreense, já que a série melhor de três sempre começa nos domínios da equipe que teve campanha inferior na fase de classificação, indo depois para dois jogos seguidos na casa do time de melhor campanha.

Disputa entre as duas equipes na fase de classificação
Assim sempre será com o Americana, afinal, a equipe comandada por Luiz Zanon venceu todos os seus 16 jogos da fase de classificação, terminando isoladamente em primeiro lugar, enquanto o Santo André foi somente o quinto, tendo vencido nove e perdido sete. Mas engana-se que pela tabela de classificação podemos destacar uma equipe favorita. Se o Americana ainda está invicto nesta edição, o Santo André é o atual campeão e conta com um grande trunfo no banco de reservas: a treinadora Laís Elena, uma das mais respeitadas no Brasil e, que vai em busca do seu terceiro título brasileiro, já que além do campeonato que faturou na última edição, também venceu o de 1999, sempre sob o comando do Santo André.

“A nossa expectativa é de vitória; como eu já havia dito anteriormente. Todos os times que estão nesta semifinal estão brigando para chegar à decisão e com a nossa equipe não é diferente. Vamos enfrentar um time que chega credenciado pela campanha muito boa que fez na primeira fase, mas estamos vivendo um momento favorável e temos condições de sair com a classificação. Para que isso ocorra, é muito importante iniciar com um resultado favorável jogando em casa  - Declarou Laís Elena.

Sem dúvidas que essa será uma grande série semifinal! 

O outro time que vai garantir uma vaga na grande decisão sairá do confronto entre Catanduva e Ourinhos, que começará a ser disputado amanhã (dia 24).

Pinheiros vai à terceira final internacional em dois anos e poderá novamente enfrentar o Obras Sanitarias

Jogadores comemorando após a vitória
sobre o Uberlândia
Depois do vice-campeonato no Torneio Interligas 2011 e da segunda colocação na Liga Sul-Americana, perdendo para o Obras Sanitarias, da Argentina, nas duas oportunidades, o Pinheiros, 100% na Interligas 2012, depois de vencer o Libertad, por 96 a 65 e passar pelo Lanús, fechando o confronto em 87 a 69, venceu o Uberlândia, dentro da casa do adversário, por 69 a 52, com uma atuação de gala no terceiro período, quando fez 28 pontos e sofreu somente sete, conseguindo a vantagem necessária para administrar a última parcial e chegar a segunda final consecutiva da competição e à terceira decisão internacional em dois anos.


"Com certeza o momento chave foi quando mudamos nossa postura no terceiro quarto. Tivemos uma conversa no intervalo e surtiu efeito dentro de quadra. Voltamos com uma defesa mais forte e começamos a rodar a bola, aí soubemos aproveitar os contra-ataques, que é característica da nossa equipe” - Afirmou Marquinhos, que fez 14 pontos, pegou sete rebotes, deu cinco assistências e roubou duas bolas. 


É notório o crescimento da equipe paulista, que vem ganhando força, principalmente depois do título inédito do campeonato paulista, conquistado no início da temporada e da bela campanha no Novo Basquete Brasil, liderando com 80% de aproveitamento.


Agora o time comandado por Cláudio Mortari aguarda o outro finalista, que sairá do Grupo B, que conta com Bauru, Paulistano, Obras Sanitarias e Peñarol e será disputado em Buenos Aires, na Argentina, começando nesta sexta-feira, com o confronto entre Obras e Paulistano, às 19h e Peñarol e Bauru, às 21h.


Já pensou uma terceira final entre Pinheiros e Obras Sanitarias? Se isso realmente se confirmar, a pressão será enorme sobre a equipe brasileira.

A pouca produtividade do encontro entre Nenê e Leandrinho e a "entregada' impressionante do Wizards

Nenê e Leandrinho atuaram abaixo das suas médias
Nesta noite, Nenê Hilário e Leandrinho Barbosa se enfrentaram pela primeira vez desde que trocaram de times, com muita expectativa de ambos os lados, afinal, quando estrearam, mandaram muito bem. Porém, hoje os brasileiros pouco produziram, com Nenê, que ficou em quadra por 31 minutos, fazendo apenas seis pontos, acertando três dos nove arremessos de quadra e errando os dois lance livres que cobrou, pegando cinco rebotes, distribuindo duas assistências, roubando duas bolas e desperdiçando duas, terminando com -10 de eficiência, enquanto Leandrinho teve 2 pontos, "matando" uma, das quatro bolas que tentou e errando dois lances livres, pegou um rebote, deu uma assistência e teve três bolas desperdiçadas, ficando com -2 de eficiência.


O jogo? Bom, ele começou com o Washington Wizards arrasador, fazendo 34 a 18 na primeira parcial e 17 a 13 na segunda, indo para o intervalo vencendo por 51 a 31. Tudo indicava que pela segunda vez na temporada, a equipe da capital americana conseguiria duas vitórias seguidas. A única até agora foi quando venceu o Detroit Pistons por 98 a 77, no dia 12 de fevereiro e no dia 14 derrotou o Portland Trail Blazers, por 124 a 109. Porém, voltando totalmente batido, deixou o Pacers fazer 26 a 15 na terceira parcial e 28 a 17 na quarta, virando a partida para 85 a 83 e decretando a 35° derrota do Wizards em 46 jogos. 


Para quem viu o jogo, assim como eu, parecia que o time de Indiana já estava "empacotado", mas o Washington, sempre surpreendendo, deu muito mole.

quinta-feira, 22 de março de 2012

O primeiro encontro entre Nenê e Leandrinho após às trocas

Sempre que os brasileiros vão se encontrar na NBA, é um prato cheio para nós, fãs do basquete nacional, principalmente Nenê e Leandrinho, que são, atualmente, os jogadores que mais chamam os holofotes no melhor basquete do mundo. 


Hoje, às 20h, no horário de Brasília, eles vão se encontrar pela primeira vez depois de terem trocado de times, com o Washington Wizards, de Nenê, recebendo o Indiana Pacers, de Leandrinho. Esse será o primeiro jogo de Nenê diante da sua nova torcida e o primeiro de Leandrinho como visitante.


Ambos só fizeram uma partida até agora vestindo as suas novas camisas, e se saíram bem, com cada um cumprindo corretamente o seu papel dentro da equipe. Leandrinho vindo do banco, ajudou o Pacers a vencer o Los Angeles Clippers por 102 a 89, com 12 pontos, um rebote e três assistências em 18 minutos jogados. Nenê teve melhores números, com 22 pontos e 10 rebotes na vitória do Wizards sobre o New Jersey Nets, por 108 a 89, porém, ficou 31 minutos em quadra. 


Pondo na ponta da caneta os minutos jogados com os números conquistados, podemos dizer que tanto Nenê quanto Leandrinho tiveram uma excelente estréia. 


Hoje é dia de um conhecer a primeira derrota nessa nova fase, o que não impede que possam jogar bem, independente de quem sair vitorioso. Vale apena curtir esse grande duelo entre brasileiros. 


Além da partida dessa noite, eles ainda se encontrarão mais duas vezes, com um jogo no próximo dia 29 e outro no dia 04 de abril.

No final de tudo, Derek Fisher saiu ganhando

Fisher com a camisa número 37, representando a sua idade
O experiente armador, que foi negociado pelo Los Angeles Lakers, com o Houston Rockets, iria se dar mal, saindo de uma franquia vencedora para uma que sempre é citada como promessa à grande, só isso. Porém, o time texano não quis o jogador, rescindindo o contrato sem que Fisher fizesse nenhuma partida, ou melhor, sem nem mesmo ter sido apresentado oficialmente. 


O Oklahoma City Thunder demonstrou interesse no veterano de 37 anos. Ele gostou da ideia e já se juntou à garotada de Oklahoma City, atuando por 19 minutos na vitória tranquila do Thunder sobre o Los Angeles Clippers, por 114 a 91. Ele fez cinco pontos, pegou um rebote, deu uma assistência e terminou com +11 de eficiência, terceira melhor marca entre os reservas.


O tempo de quadra que Derek Fisher teve hoje, não deverá ser muito diferente enquanto estiver na equipe, afinal, ele agora é um suplente, já que a vaga é de Russell Westbrook. 

Comemoração com James Harden
Independente de ser titular ou não, o veterano saiu ganhando, afinal, foi para uma equipe que promete dominar a liga nos próximos anos. Tudo bem que ele não tem mais uma vida útil tão longa assim no basquete, mas não seria nada mal encerrar a carreira com mais dois anéis de campeão, que iriam se juntar aos cinco que já tem.


Fisher se deu bem, mas e o Thunder? Se deu também, conseguindo um bom reserva, por um salário tranquilo, afinal, pegou um veterano. Não um "veterano problema", que se arrasta em quadra e tem mau comportamento, mas um veterano dedicado, que está em plena forma, tem muita fome de bola e basquete para ajudar qualquer time. Ele veio para somar o jogo e não o número de jogadores, embora isso seja consequência. 


Além do mais, para um elenco formado basicamente por garotos, um jogador, com 16 temporadas nas costas, é uma excelente "escola" para ajudar a amadurecer mais rapidamente um Kevin Durant e até mesmo o Russell Westbrook, que é da mesma posição.


Por esse e outros motivos, o negócio foi excelente para ambos. Aliás, alguém ai já viu o Oklahoma City Thunder se meter em alguma grande furada? Creio que não.

A primeira vez a gente nunca esquece, principalmente se for com duplo-duplo

Nunca que eu me imaginaria, neste temporada, parando para assistir um jogo do Washington Wizards, principalmente se o adversário fosse o New Jersey Nets, porém, eu parei, e com muita satisfação, afinal, esse era um jogo especial, pois se tratava da estréia do brasileiro Nenê Hilário pelo time da capital americana. Fazendo 22 pontos e pegando 10 rebotes, o agora camisa 42, comandou a sua equipe na vitória, fora de casa, por 108 a 89.

Estreia
Uma estréia para animar os torcedores
de Washington
Quando vi Nenê pela primeira vez com a camisa do Wizards, confesso que achei tudo a ver. Que ela havia se "encaixado" perfeitamente com o jogador, que sabe que ele é o mais experiente e que será o responsável por comandar a equipe. Ele será o "franchise player" do Washington Wizards.

Como não poderia ser diferente, Nenê começou no quinteto titular e, logo no primeiro ataque da partida, mostrou que quer sim ser "o cara" do time, fintando e invadindo o garrafão para fazer os seus primeiros dois pontos no seu novo começo na NBA. (veja a primeira cesta de Nenê pelo Wizards clicando aqui).

Assim como falei sobre o Leandrinho, que estreou um dia antes de Nenê, ele ainda não está acostumado com os desenhos táticos da equipe e muito menos têm entrosamento com os seus companheiros. Mas isso não foi empecilho, já que fez uma estréia de gala, com excelentes 22 pontos e 10 rebotes, além de duas assistências, mostrando para o Wizards, o jogo que o Denver Nuggets esperada dele quando assinou um contrato de estrela para ele ser o jogador a comandar a franquia.

O Nuggets já é passado. O futuro de Nenê agora é no Wizards. E pelo o que ele apresentou na noite de hoje, mesmo com o fato de que o Nets também é fraco, dá para dizermos que esse futuro poderá ser maravilhoso tanto para o jogador quanto para a franquia, que viu a sua nova aquisição ser o comandante da 11° vitória em 45 partidas.

Hoje, dia 22, Nenê voltará às quadras, atuando pela primeira vez diante da sua torcida, no duelo contra o Indiana Pacers, que marcará o primeiro confronto entre Nenê e Leandrinho, desde que trocaram de times. 

quarta-feira, 21 de março de 2012

Em grande fase, Franca enfrenta o Joinville pelo NBB

No único jogo do dia pelo Novo Basquete Brasil, o Franca vai até Joinville, às 20h, para enfrentar o time da cidade, em partida válida pela nona rodada do returno.


Os americanos Sowell e Basden, são os cestinhas da equipe,
com 19.1 e 11.9 pontos, respectivamente
Com ambas equipes classificadas para os playoffs, os comandados de Hélio Rubens, atuais vice-campeões nacionais, começaram muito mal na competição, mas estão reagindo na hora certa, conquistando quatro bons resultados nas últimas quatro partidas, inclusive, na última, quando venceu o Tijuca Tênis Clube por 94 a 82, garantiu à equipe, vaga na próxima fase.


Esse confronto irá colocar frente a frente o oitavo (Joinville) e o nono (Franca) colocados, com 12 vitórias para cada lado, porém, com uma partida a mais para o time paulista.


A boa sequência de vitórias dos francanos foram jogando em casa, no ginásio Pedrocão. Hoje o duelo será fora.


“Para nós, essa partida será importantíssima e vamos entrar pra ganhar. Existem de oito a dez equipes que brigarão diretamente pelo título, como o Flamengo, Brasília e o São José, mas vejo que, quem tiver mais tranquilidade vai se sair melhor nos playoffs. O equilíbrio será fundamental”  - revelou o armador Helinho.


Para o Franca esse será um jogo de extrema importância, afinal, vai ser o primeiro da série dos três últimos confrontos, todos fora de casa, enfrentando, depois da equipe catarinense, os capixabas do Vila Velha e os mineiros do Uberlândia.


A classificação para os playoffs já está garantia, é verdade, mas agora, o importante não é apenas a confirmação de que estará lá, mas como é que vai estar o seu jogo e confiança quando começar a fase mata-mata. Por isso, mais do que nunca, será muito importante para o Franca terminar a fase de classificação com pelo menos duas vitórias longe de seus domínios, mostrando que a equipe é capaz de vencer qualquer um fora de casa.