quinta-feira, 31 de maio de 2012

Tudo igual entre Real Madrid e Caja Laboral

Jogando fora de casa, o Real Madrid não podia contar com um resultado que não fosse a vitória, contra o Caja Laboral, pelo quarto jogo da série melhor de cinco da semifinal da Liga ACB.


Tomic pegou 11 rebotes, ajudando o Real a se manter vivo
na temporada
Os dois primeiros períodos deram a entender que os donos da casa faturariam a partida e consequentemente a primeira vaga na decisão do campeonato espanhol, vencendo a primeira parcial por 26 a 21 e perdendo a segunda por apenas dois pontos de diferença (12x14), indo para o intervalo com 38 pontos feitos e 35 sofridos, para a alegria dos mais de 15 mil torcedores que foram acompanham a partida no Fernando Buesa Arena. Mas, os mesmos 15.219 torcedores que viram a sua equipe liderar o marcador antes do intervalo, assistiram o Real Madrid ir pra cima nos 20 minutos finais, fazendo uma corrida de 41 pontos contra 28 do Caja Laboral, para vencer por 77 a 66, se manter vivo na competição e mudar todo o panorama da série, já que antes da partida dessa noite o favorito era o Caja, que jogava em casa, com ginásio lotado e tinha a chance de conseguir a vaga na decisão do espanhol de maneira antecipada. Agora, quem jogará em casa é o Real, em partida a ser disputada no próximo sábado, às 15h45.


Da impressionante e até inesperada corrida, já que o Real ficou toda primeira etapa atrás do marcador, pode-se atribuir grande parte dessa fundamental vitória a Sergio Rodríguez, que acertou cinco de seis tentativas de três pontos, terminando com 15 pontos e Novica Velickovic, que teve uma noite inspirada, convertendo todas as cinco tentativas de dois pontos e mais quatro bolas de três pontos em sete tentados, anotando, no total, 22 pontos.


Com esse resultado, a Liga ACB ainda poderá ver Real Madrid e Barcelona na decisão. 


O time do brasileiro Marcelinho Huertas não deverá ter dificuldades para vencer o Valência na quarta partida da série, que será disputada amanhã, às 15h45. O Barça lidera por 2 a 1.

OKC busca a vitória mais importante da temporada

A temporada do Oklahoma City Thunder se resume a uma partida: a de hoje à noite, contra o San Antonio Spurs, válida pelo jogo três da final da conferência oeste. Se vencer logo mais, às 22h, no Chesapeake Energy Arena, ainda se manterá vivo na briga pelo título da conferência e, respectivamente, pela vaga na final da NBA, mas, caso perca, praticamente dará adeus a temporada, já que terá a missão impossível (nenhum time da NBA conseguiu o feito até hoje) de virar uma série depois de estar perdendo por 3 a 0.


fortalecer o garrafão contra as infiltrações e Manu (foto)
e Parker será fundamental para um bom resultado
Nos dois primeiros jogos, apesar da vantagem do Spurs ofensivamente dentro do garrafão, o time texano teve os seus dois grandes destaques na parte de cima, com o argentino Manu Ginóbili e o francês Tony Parker jogando o fino da bola. Em média, Manu tem 23 pontos, 3 rebotes e 3,5 assistências nessa série, enquanto Parker, fortíssimo candidato ao prêmio de MVP das finais, se o Spurs passar, é claro, com médias de 26 pontos, 5,5 rebotes e 7 assistências.


Os comandados de Scott Brooks estão rendendo bem em quadra, com Kevin Durant, Russell Westbrook e James Harden sendo as principais peças até aqui, como não poderia ser diferente. A chave para a jovem equipe é, se não conseguir parar, pelo menos frear um pouco as investidas de Ginóbili e Parker, que infiltram pelo meio do garrafão com uma facilidade que até faz parecer fácil jogar basquete e ser um mito na NBA.


À favor do Thunder estará o fator casa e a sua apaixonada torcida, que promete deixar o Chesapeake Energy Arena todo azul e fazer a trilha sonora da noite ser: OKC, OKC,OKC!


Uma vitória pode mudar o rumo da série, já que OKC ainda terá mais uma partida em casa antes de voltar ao AT&T Center, podendo ir, inclusive, com a série empatada. Mas, não se engane achando que se não vencer hoje está tudo bem. Não, não vai estar! Em caso de mais uma vitória do Spurs, que chegaria ao 21° triunfo seguido e manteria os 100% de aproveitamento na pós-temporada, o jovem Oklahoma City Thunder já estará praticamente, pela segunda vez seguida, amargando o vice-campeonato da conferência oeste.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

New Orleans Hornets fará a primeira escolha do Draft 2012

Antes da segunda partida da final da conferência leste, entre Miami Heat e Boston Celtics, a NBA realizou a loteria do Draft, com as 14 equipes que não conseguiram vaga nos playoffs, para saber qual seria a ordem de escolha de cada uma dessas franquias.


Primeira escolha do Draft 2012 pode significa o início da reconstrução da franquia
O Charlotte Bobcats, time que fez a pior temporada da história da NBA, era o que tinha mais chances de ser o primeiro, mas o New Orleans Hornets teve a sorte grande no sorteio, podendo, na teoria, escolher o melhor jogador do basquete universitário, que hoje é Anthony Davis. O Bobcats acabou ficando com a segunda escolha, o que também não é nada mal.


Com a quarta pior campanha da temporada (21-45), o Hornets ainda terá direito à décima escolha, vindo do Minnesota Timberwolves.


Quem também se deu bem nesse sorteiro foram os times dos brasileiros Nenê Hilário e Anderson Varejão. Com a terceira escolha, o Washington Wizards pode conseguir uma boa peça para se juntar à Hilário, John Wall e companhia. Já o Cleveland Cavaliers, que ficou com a quarta escolha, tem boas chances de figurar nos playoffs da temporada que vem. A franquia será liderada por Varejão e Kyrie Irving, eleito o melhor calouro dessa edição.


Veja na foto abaixo, quais franquias terão o direito das 14 primeiras escolhas:




O New Orleans Hornets já conseguiu uma boa peça via troca, que foi Eric Gordon. Agora, a primeira escolha do Draft. Podemos estar vendo a reconstrução da franquia.


Pra quem adora um bom simulador, ai está um. Vai lá simula o Draft desse ano: http://basketball.realgm.com/nba/draft/draft_simulator/


Dica de leitura e promoção da CBB

Ai galera, já viram lá no site da Liga Nacional de Basquete um entrevista exclusiva com Anderson Varejão? Não, então clica nesse link aqui e vai lá dar uma lida, ficou muito bacana.


Promoção


A Confederação Brasileira de Basquete vai dar a chance de você e mais um acompanhante acompanharem às seleções feminina e masculina em Foz do Iguaçu, no Paraná, onde será feita parte da preparação para os Jogos Olímpicos de Londres. Que moral, hein?


Para participar é só clicar nesse link aqui e dar uma lida na matéria que está lá no site da entidade.

Com brasileiros como destaque, Barcelona e Valência fazem a terceira partida da semifinal da Liga ACB

Vitor Faverani vem se destacando na série
Hoje, às 15h15, o atual campeão Barcelona vai até a cidade de Valência para enfrentar o time da casa, no terceiro confronto da série semifinal da Liga ACB, o campeonato espanhol de basquete.


Nos dois primeiros jogos, uma vitória para cada lado, com o Barça passeando no primeiro encontro, dando uma aula de defesa e vencendo por 84 a 57 e, no jogo dois, de certa forma surpreendente, vitória do Valência,  por 81 a 76, deixando tudo igual na série melhor de cinco.


Em ambas partidas, Marcelinho Huertas, armador do Barcelona e Vitor Faverini, pivô do Valência, tiveram destaque, principalmente o pivô, que está comandando o time de Perasovic dentro de quadra, tendo feito 19 pontos e conseguido 5 rebotes no jogo um, sendo o melhor jogador do time e, no jogo dois, tendo mais uma atuação de destaque, terminando com 14 pontos e três rebotes, contribuindo para a vitória do Valência, apesar de Huertas ter jogado um bolão, anotando 25 pontos, pegando três rebotes e dando 8 assistências, depois de ter feito 8 pontos, conseguido 2 rebotes e 5 assistências no jogo um.


Em sue primeiro ano de Barcelona, Huertas
já mostra serviço 
Hoje alguém vai passar à frente e ficar a uma vitória da finalíssima da Liga ACB. Se o Valência vencer, ficará em situação muito tranquila, já que terá a chance de fechar a série em casa. Está ai um motivo para novamente os brasileiros brilharem: Huertas para não deixar o Barcelona em uma situação incômoda e Faverani para ajudar sua equipe ter a chance de desbancar os atuais campeões. Grande duelo, que poderá ser acompanhado através do Canal BandSports.


E ai, quem vence?

Invencível, Spurs chega a 20° vitória seguida e complica a vida do Oklahoma City Thunder

Dupla francesa comemora mais uma vitória nos playoffs
Alguém tem que avisar para Gregg Popovich, Tony Parker e companhia, que a série contra o Oklahoma City Thunder é final de conferência oeste, é uma série onde tudo mundo espera equilíbrio, jogos emocionantes e disputados até o último minuto. Alguém fala isso para o San Antonio Spurs, que não está respeitando essa regra e, dominando o jogo dois inteiramente, passeou contra os comandados de Scott Brooks, que chegaram a praticar a tática "Hack-a-Splitter", mas não conseguiram evitar o inevitável, perdendo por 120 a 111, na vitória de número 20 de forma seguida do time texano, sendo 10 nos playoffs, mantendo os 100% de aproveitamento na pós-temporada.


Se o Thunder não conseguir para as infiltrações de Parker, a situação não mudará


Depois do jogo um, o que se esperava assistir no AT&T Center era uma partida novamente equilibrada, mas o Spurs corrigiu os erros do jogo anterior e novamente contou com um argentino narigudo vindo muito bem do banco, para fazer a opinião de muitos, que diziam que essa série só seria decidida em sete jogos, começar a se dissolver, com os mais radicais, chegando a dizer que uma varrida seria algo possível. Não sou louco, mas concordo com a opinião dos extremistas, muito pelo o que o Spurs vem fazendo nesses últimos 20 jogos e muito mais pelo que apresentou na noite de hoje.


Ginóbili vibra muito após importante
cesta de três pontos
O tal argentino narigudo que citei acima é Manu Ginóbili (foto), que deixou 20 pontos e 4 assistências em quadra, contribuindo e muito para o bom resultado, mas deixando o papel de protagonista da noite para outro gringo, o francês Tony Parker, que fazia infiltrações pelo meio da defesa adversária como se fosse eu jogando contra uma criança. No total, foram 34 pontos, 3 rebotes e 8 assistências para o armador. 


Nessa conta de sucesso do time de Gregg Popovich, soma-se mais 11 pontos, 12 rebotes e 6 assistências de Tim Duncan e mais 18 pontos e 10 rebotes do Kawhi Leonard, que está jogando um bolão, fazendo, sem dúvida, o Indiana Pacers, time que o draftou e o trocou na mesma noite, chorar.


O Spurs foi e é mais time, provando isso ao superar com facilidade um jovem trio que teve Russell Westbrook com 27 pontos, 7 rebotes e 8 assistências, Kevin Durant, com 31 pontos, 5 rebotes, 5 assistências, 3 roubos de bola e 2 tocos e James "Barba" Harden, que fez um partidaço, acertando 10-13 FG para fechar com 30 pontos, 7 rebotes, 4 assistências e 2 roubos de bola.


O domínio da equipe texana foi tanto, que no terceiro período Scott Brooks não pensou duas vezes em utilizar a tática "Hack-a-Shaq" no brasileiro Tiago Splitter ("Hack-a-Shaq" é quando um time escolhe o pior jogador em lances livres da equipe adversária para fazer faltas propositalmente, para que ele erre o máximo e assim, tentar diminuir a diferença, que não está diminuindo no basquete jogado), que foi à linha de lances livres 10 vezes em um minuto, acertando cinco deles. Nessa altura, quando o "Hack-a-Splitter" começou a ser usado, o placar apontava 84 para o San Antonio Spurs e 66 para o Thunder, que viu nessa alternativa a única para tentar evitar uma derrota não humilhante, que nessa altura do campeonato já se tornou uma palavra muito forte, mas uma derrota que tiraria a moral da equipe para o restante do confronto.

Essa foto ilustra a situação
 do Thunder na série
No total, Tiago Splitter cobrou 12 lances livres, convertendo seis deles e terminando com 8 pontos e três assistências, em uma noite de passes açucarados do brasuca.


Grande vitória do Spurs, que complicou de vez a vida do OKC, apesar do dois próximos jogos serem disputados no Chesapeake Energy Arena, dia 31 (amanhã) e dias 02 de junho, mesmo dia da final do Novo Basquete Brasil.


A série ainda está em aberto, e o Thunder tem time para tentar reverter a situação. Mas, para mim, já ficou claro que será o campeão do oeste e da NBA este ano.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Gonzalo Garcia deixa o comando do Flamengo

O título é impactante, mas a notícia já era mais do que esperada, afinal, o argentino Gonzalo Garcia, bi-campeão nacional em seus país, em duas temporadas à frente do Flamengo não conseguiu dar uma nova cara a equipe e fazer com que o rubro-negro carioca perdesse um pouco do vício de sempre procurar Marcelinho Machado no ataque. 


Gonzalo não conseguiu cumprir com as expectativas
e deixa o time brasileiro depois de duas temporadas
Foram duas temporadas e dois fracassos, sem conseguir levar um plantel com grandes jogadores a uma final de Novo Basquete Brasil, coisa que sempre aconteceu quando o treinador era Paulo Chupeta, que foi parar na divisão de base e por lá comandou o time da Gávea ao título da primeira edição da Liga de Desenvolvimento Olímpico (LDO). 


Independente de ter sido eliminado pelo São José ou se conseguisse avançar de fase e ser campeão, a saída do argentino já era dada como certa, já que Gonzalo havia fechado contrato com o La Unión Formosa (ARG) há 15 dias atrás.


Tudo bem, Gonzalo já tinha acertado com outra equipe e a sua saída já era certa por esse motivo, mas, ao meu ver, com contrato assinado na Argentina ou não, independente do que acontecesse nesse campeonato, sua saída era certa, pelos motivos que já citei acima, como falta de identidade em alguns momentos importantes do jogo e um rendimento que até pode-se dizer bom nessa temporada se formos só pelos números, mas, olhando para os jogadores o Flamengo tem, passa a ser visto com um ar de que poderia/deveria ter ido mais longe.


Tecnicamente o Flamengo não deve a nenhum time do NBB, mas, taticamente falhou, provando a máxima que nem todo argentino é Rubén Magnano. Agora, resta aguardar a direção rubro-negra para anunciar a volta de Paulo Chupeta ou então a vinda de um novo treinador.

Tiago Splitter precisa melhorar muito nos lances livres

Quem acompanha o brasileiro Tiago Splitter, sabe que ele tem um grande potencial para se tonar um bom pivô na NBA, mas sabe também que o jogador da seleção brasileira sofre, e muito, quando vai à linha de lances livres, o que limita o seu tempo de quadra, principalmente quando o assunto é playoffs, quando se joga mais duramente e lances livres podem decidir partidas.


Nos últimos quatro jogos, Splitter cobrou 14 lances livres, convertendo somente quatro, o que dá um aproveitamento de 28.5%, número muito abaixo do que é exigido para atletas de alta performance, quando se pede, no mínimo, 80% de aproveitamento.


Um dos pontos mais baixos do pivô brasileiro foi no jogo um da final da conferência oeste, quando acertou uma tentativa de cinco, chegando a dar Air Ball em uma de suas tentativas, o que ajudou a levá-lo ao Trending Topic do Twitter, nos Estados Unidos.


Splitter erra feio um de seus lances livres contra o Thunder



Foram 4 erros, quatro pontos desperdiçados, que poderia elevar a sua pontuação de nove pontos para 13. Um bom aumento.


Nos playoffs 2011-2012, foram 25 tentos, com 8 acertos, ou seja: 17 pontos jogados fora! Muita coisa, não? Sim, muita coisa mesmo, que poderia faze-lo com que tivesse médias de 8,7 pontos, ao invés de 6,8, sua média de pontuação na pós-temporada. Tudo bem, fui ao extremo, contando como se ele tivesse acertado 100%, mas, dos 17 pontos, se ele fosse melhor nos lances livres, poderia salvar uns 13, não é verdade?


Ao todo, nessa temporada, Splitter deixou 73 pontos fáceis escaparem, somando os playoffs com a temporada regular, quando teve 125 acertos e 181 tentativas (69.1%) melhor, mas ainda sim ruim.


Contra o Clippers, o brasileiro teve dois Air Balls seguidos



É claro que ele evoluiu em relação ao seu ano de calouro, quando teve 76 acertos em 140 tentativas na temporada regular e 0-3 nos playoffs, quando foi jogado aos leões por Gregg Popovich nos três últimos jogos do Spurs contra o Memphis Grizzlies, colocando o brasileiro para jogar 21 minutos, 14 e 13 minutos, respectivamente. Mas há de se concordar que o menos pior não é bom, é apenas o menos pior.


No total da carreira em temporadas regulares da NBA, foram 321 tentativas para 201 acertos, tendo um aproveitamento de 62.6%. Repito: para jogadores de alta performance, o mínimo que se espera é 80% de acertos em lances livres. Enquanto nos playoffs foram 28 tentativas para 8 acertos (28.5%).


Esses 62.6% significam que 120 pontos jogados foram. Já os 28.5% dos playoffs, que 20 pontos deixaram de serem feitos. Novamente estou indo ao extremo, colocando como se ele tivesse que acertar 100%, mas, não é exagero nenhum dizer que uns 90 ou até mesmo 110 pontos poderiam estar nas estatísticas da carreira de Splitter se ele não fosse tão ruim nos lances livres.


Um amigo disse que esse problema já está virando psicológico. Não acredito nesse tipo de coisa. Acredito em treinamento. Quando terminar um dia de treinos, é só Tiago Splitter pegar a boa e falar: Gregg, vou arremessar mais 200 lances livres, tá?


Pronto, mais 200 arremessos livres por dia, 1000 em cinco dias. Quero ver esse problema não ser solucionado.


Hoje, às 22h, o San Antonio Spurs novamente recebe o Oklahoma City Thunder, no jogo 2 da final da conferência oeste. Uma boa atuação do brasileiro no geral, será de bom grado para Gregg Popovich, que verá o camisa #22 como uma boa alternativa para dar um descanso de bom tamanho para o veterano Tim Duncan. 

Aos poucos, Seleção para o Sul-Americano vai ficando completa

O treinador Gustavo De Conti, que comandará o Brasil no Sul-Americano da Argentina, entre os dias 18 e 22 de junho, aos poucos vai recebendo o restantes dos atletas convocados que não puderam se apresentam na data original, dia 20 de maio, ou porque estavam disputando playoffs na liga que atuam ou por motivo de lesão. 


Eliminado na primeira rodada dos playoffs da Liga ACB, pelo Barcelona, o armador Rafael Luz, do Lucentum Alicante, já está treinando com a equipe, e quem está chegando é o pivô Rafael Mineiro, do Pinheiros, já que a seu time foi eliminada pelo Brasília e está fora da decisão do Novo Basquete Brasil e o ala-pivô Augusto Lima, que não tinha começado os treinamentos com os demais por conta de uma cirurgia que teve que fazer na boca.


Augusto Lima e Rafael Luz ainda podem compôr a
Seleção Olímpica
Fotos: Gapar Nóbrega/Divulgação CBB
Esses são os "reforços" em quadra, no banco, Gustavinho, como é conhecido, poderá contar com a presença do assistente técnico César Guidetto, do Pinheiros. Já Régis Marrelli, ainda não pode servir à seleção, já que o São José está na final do NBB4. Sem a ajuda de Marrelli, o selecionado brasileiro, que vai disputar um torneio preparatório em Caracas, na Venezuela, no próximo dia 02, mesmo dia da final do nacional, terá como substituto de Marrelli, José Neto, treinador do Joinville e assistente de Rubén Magnano na seleção que irá aos Jogos Olímpicos de Londres.


Para ficar completa, a lista de jogadores convocados ainda falta receber os atletas do São José e do Brasília, que só estarão livres para se apresentar depois do próximo sábado, quando termina a quarta edição do Novo Basquete Brasil, mas entre os dias 02 e 04 de junho a seleção vai estar disputando o Torneio Caracas, como já citei acima.


A delegação volta para São Paulo no dia 05, quando deverá receber mais "reforços".


Essa ideia de receber atletas de pouco em pouco não é legal, mas paciência, é a única alternativa no momento, diante de um Sul-Americano que será disputado no corrido calendário de 2012.

Heat larga na frente em partida que deixou a desejar

São duas séries diferentes, duas conferências distintas, é verdade, mas, depois do jogo de ontem entre San Antonio Spurs e Oklahoma City Thunder, o que se esperava, no mínimo, era vermos algo do mesmo nível de emoção. Mas, em uma partida amarrada, principalmente no primeiro período, quando ambas equipes começaram errando muito e, em uma noite com pouca emoção, o Miami Heat venceu, sem dificuldades, o Boston Celtics, por 93 a 79, em um duelo que não me animou muito.


Lebron mais uma vez brilhou e ajudou sua equipe a vencer
Foto: Mike Ehrmann/ Getty Images
O Celtics pouco produziu, com Rondo tendo 8-20 FG, anotando 16 pontos, pegando 9 rebotes, dando 7 assistências e desperdiçando 4 bolas em absurdos 44 minutos de jogo. Ray Allen foi um desastre com seus 6 pontos, 1-4 FG e 3-7 nos lances livres. Pierce deixou 12 pontos e pobrinhos 2 rebotes e três assistências. No time verde, o único que teve uma noite que pode se considerar na média, pelo que vem fazendo, foi Kevin Garnett, que novamente anotou um duplo-duplo, fechando a partida com 23 pontos e 10 rebotes, jogando na única posição onde o Miami Heat está desfalcado, já que Chris Bosh ainda não tem previsão de volta.


Para o Celtics, parar a dupla LeBron e Wade era fundamental, mas complicado, tanto que missão não foi cumprida, permitindo 54 pontos (32 de James e 22 de Wade), 16 rebotes (13 para LeBron e 3 para Wade), 10 assistências (7 para Wade e três para LeBron) e 5 tocos (2 para Wade e 3 para LeBron) da dupla. Ai complica!


"Cão de guarda" do Heat jogou muito bem na primeira
partida da série final do leste
Grande vitória do Miami Heat, que teve muitos méritos defensivos, com Shane Battier (foto:Mike Ehrmann/Getty Images), fazendo o seu primeiro jogo da carreira em uma final de conferência, defendendo horrores, sendo recompensado com 10 pontos, 10 rebotes (8 ofensivos) e dois tocos, sendo um muito bonito em cima de Paul Pierce.


Defesa forte é sinônimo de tocos, ou seja, foram 11 bloqueios para os donos da casa contra apenas um do time de Massachusetts.


Depois de perder o primeiro período por 21 a 11, os comandados de Doc Rivers, que reclamaram bastante com a arbitragem, sofrendo três faltas técnicas, ainda esboçaram uma reação no quarto seguinte, vencendo por 35 a 25. Mas o grande problema para o maior campeão da NBA é que para ele encostar no Heat tem que dar o máximo de si, enquanto para o Heat abrir, basta imprimir um ritmo mais forte, sem necessariamente jogar tudo o que sabe, tanto é que às bolas de Mario Chalmers, sempre bem vindas nas boas vitórias, não caiu hoje, com o armador tentando seis arremessos sem acertar nenhum.


Chris Bosh faz falta, mas LeBron e companhia sabem lidar com isso. No Celtics, Ray Allen 100% e Avery Bradley também fazem muita falta, mas a diferença é que o nível cai muito sem os dois.


Grande vitória do Miami Heat, mas, por favor, não venham com esse argumento ridículo que o Boston Celtics não aguenta jogar uma série contra o Miami Heat por que o time é velho e sente o cansaço dos jogos. Por favor, isso não, é ridículo. Respeitem às lendas que o Celtics tem em quadra.


Boa noite


*Que foto linda que vocês podem conferir abaixo: Ela foi tirada por Mike Ehrmann, fotógrafo da Getty Images.



segunda-feira, 28 de maio de 2012

Heat ou Celtics? Vai começar a final do leste

"É a disputa que o basquete quer ver" - Dwyane Wade


"Esta é a nata da nata" - Kevin Garnett


"É realmente é único time que estou acostumado a enfrentar nos playoffs" - LeBron James


"Ridículo" - Essa é a opinião do treinador do Heat quando dizem que o Celtics é um time velho, cansado e que está enfraquecido.


"Estamos prontos" - Doc Rivers


Esse é o clima para mais parte, quando acontecerá, em Miami, às 21h30, o primeiro jogo da final da conferência leste, entre Miami Heat e Boston Celtics, com mando de quadra a favor de Lebron James e companhia.


Pela quinta vez nos últimos sete anos, a NBA verá o título do leste ficar ou com o Boston Celtics ou com o Miami Heat, que vai defender o status de campeão da conferência e tentar ir pela segunda vez seguida à final da liga desde que montou o seu Big Three, formado por LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh, que voltou a treinar, mas, não há nenhum registro de que ele esteja pronto para jogar.


Duelo entre LeBron e Celtics
é tradicional desde
os tempos de Cavaliers
Se o Heat está desfalcado de Bosh, o Celtics está sem Avery Bradley, uma importante peça de descanso para Rajon Rondo, mas, mesmo assim, o time de Doc Rivers leva a vantagem numérica no quesito estrelas, formando um Big Four, com Ray Allen, Paul Pierce (com médias de 19.3 pontos, contra 29 de LeBron) Kevin Garnett (com médias de 19.2 pontos e 10.8, sendo o maior reboteiro da série) e Rajon Rondo e seus três triplo-duplos na pós-temporada, com destaques para as suas 12.3 assistências por partida, número superior ao da temporada regular, ganhando, com folga, de LeBron James, o maior assistente de Miami nos playoffs, com 5.9 passes que resultam em cestas, em média.


Para o Heat se dar bem na noite de hoje, terá que dar uma freada no garrafão celta e contar com a continuação das excelente exibições dupla Wade e LeBron na série contra o Indiana Pacers, quando juntos, fizeram 197 pontos nos últimos três jogos, todos vencidos pelo Miami Heat. 


Para o Celtics se dar bem na noite de hoje, parar Wade e LeBron será fundamental. E Paul Pierce sabe disso.


Bolas de 3 de Ray Ray será fundamental para
o Celtics vencer a série
No time de Massachusetts, Mickael Pietrus é uma boa arma vindo do banco, dando descanso para Ray Allen, que está com os movimentos limitados por conta do problema no tornozelo, que vem fazendo com que o maior gatilho de três pontos da NBA tenha o baixo aproveitamento de 26.9% na bolas de 3, que foi uma grande válvula de escape contra o time de Spoelstra na temporada regular, quando o camisa #20 teve médias de 51.7% de três pontos na série vencido pelo Celtics por 3-1. Já no Heat, os coadjuvantes que prometem dar trabalho são Shane Battier, que será de importante contribuição para defender os chutes certeiros de média distância de Brandon Bass e Mario Chalmers, que na defesa terá a missão de impedir que Rajon Rondo tente mais um triplo-duplo e, no ataque, ajudar com bolas de três pontos.


Depois do início sensacional da final do oeste, o que se espera ver no American Airlines Arena, na noite de hoje, é um jogo no mesmo nível técnico e muito emocionante.


Hoje começa a série que poderá escrever mais um capítulo no currículo vitorioso do Celtics ou então o início de mais uma saga de LeBron James por um anel de campeão. 

Veja quem eu votei para o prêmio de melhores do NBB4

Galera, nesta terça-feira sai o resultado dos melhores da quarta edição do Novo Basquete Brasil.


Fui convidado pela Liga Nacional de Basquete para fazer parte da votação, e confesso que fiquei muito feliz por ter sido chamado.


Bom, abaixo está, na minha visão, os melhores desse ano:


Melhor técnico: Régis Marrelli (São José)
Melhor armador: Larry Taylor (Bauru) *Fúlvio também fez uma belíssima temporada, mas ainda sim fico com o americano naturalizado.
Melhores alas: Shamell (Pinheiros) - Marcelinho Machado (Flamengo)
Melhores Pivôs: Olivinha (Pinheiros) - Murilo Becker (São José)
Sexto-Homem: Paulino Boracini (Pinheiros)
Revelação (Sub-21): Matheus Dalla (Vila Velha)
Melhor defensor: Murilo Becker (São José) 
Melhor jogador: Murilo Becker (São José)


E ai, concordam? Mudariam alguma coisa? Faça a sua lista na área de comentários!

Oklahoma City Thunder e suas pedras no sapato

Se o Oklahoma City Thunder já está preparado para ser campeão da NBA eu ainda não sei, mas que é um grande elenco e que está preparado para ir à final da liga, isso eu tenho certeza.


Esse é o segundo ano consecutivo que o jovem time do OKC tem a chance de ser campeão da conferência oeste e disputar o título de campeão mundial, como os americanos reconhecem. Mas, pelo segundo ano consecutivo, uma pedra no sapato pode fazer com que Kevin Durant e companhia novamente fiquem no quase do Oeste.


Ano passado foi o Dallas Mavericks, que foi mais time e não só desbancou os comandados de Scott Brooks como foi campeão da NBA. Esse ano, ninguém parecia impedir o OKC, até que o San Antonio Spurs surgiu com a sua sequência de vitórias esmagadoras para ser a nova pedra no sapato do adversário.


'Manu saiu do banco para ser o cestinha
da equipe
Na noite de ontem, o primeiro da final conferência, o que se viu em quadra foi simplesmente um jogão de bola, do melhor nível, onde, quem piscasse, veria o adversário abrir vantagem.


Com sua velocidade característica, que será muito mais explorada contra um time que possui bastante veteranos, e uma defesa afiada nos dois primeiros períodos, o OKC ensaiou derrotar o Spurs depois de 18 jogos de invencibilidade do time de Gregg Popovich, chegando a fazer a equipe da casa desperdiçar 16 bolas no total, sendo 11 delas só nos dois primeiros quartos, com quatro roubos de bola de Thabo Sefolosha nos 12 minutos iniciais, que, no final de tudo, acabou ficando só com 4 roubos mesmo.


Mas o Spurs tem Tony Parker, que fez 18 pontos, pegou 8 rebotes e deu 6 assistências, tem também Tim Duncan, que deixou 16 pontos, 11 rebotes e duas assistências em quadra. Mas e James Harden, jogador do OKC, eleito o melhor sexto homem da temporada? Não, um certo argentino narigudo foi o sexto homem da partida (experiência conta, né). Manu Ginóbili teve 26 pontos, 5 rebotes e três assistências, sendo além do cestinha da equipe, o líder dos jogadores do banco do time texano, que marcou 52 pontos com os reservas, enquanto o Thunder fez 37 graças aos 19 pontos de Harden e aos 13 de Derek Fisher, que adora um jogo de playoffs. O ex-jogador do Lakers entrou muito quente em quadra, acertando 6 arremessos de 8 tentativas.


Jogo 2 promete ser na mesma intensidade da primeira partida
Só para registrar, Kevin Durant teve 27 pontos, 10 rebotes, 4 assistências e 3 tocos.


No final da contas, o garrafão acabou fazendo muita a diferença. Com uma dupla muito boa defensivamente, mas que não contribui no ataque, Perkins e Ibaka tiveram 5 pontos cada, enquanto Duncan e Diaw anotaram 24 pontos, sendo 16 de Duncan e 8 do francês.


Pontos dentro do garrafão foram 50 para os donos da casa contra 26 dos visitantes, um passeio dentro da área pintada. Rebotes foram 50 para o Spurs, sendo 12 ofensivos, contra 43 do OKC, com 9 ofensivos.


Foi um baita jogo, com o Spurs largando na frente e chegando a sua 19° vitória seguida, igualando o recorde da NBA na pós-temporada. Nos playoffs foram 9 jogos e 9 vitórias. 


Ainda há muita coisa para acontecer, em uma série que promete ir até o jogo 7 (tomara). 


E ai, será que o Thunder vira e vai à final da NBA ou então terá que carregar mais uma pedra no sapato?

domingo, 27 de maio de 2012

São José x Brasília: Essa será a final do NBB4

Está decidido! Brasília superou o Pinheiros, em São Paulo, por 81 a 68, chegando a sua quarta final no Novo Basquete Brasil e, em São José dos Campos, o time da casa confirmou o mando de quadra, derrotando o Flamengo por 106 a 90, com o duelo pessoal entre os cestinhas Murilo Becker e Marcelinho Machado pegando fogo. O rubro-negro, que foi o cestinha das três primeiras edições e atualmente é o vice-cestinha, fez 28 pontos, enquanto Murilo, o maior guardador de bolas do NBB4, fez 32 pontos. Com o resultado, o São José vai disputar um final de NBB pela primeira vez na história. 


Duelo entre os armadores Fúlvio e Nezinho promete
pegar fogo
Apesar dessa ser apenas a primeira aparição do time joseense em finais, a equipe comandada por Régis Marrelli já vai para a decisão com grandes chances de conquistar o título, já que possui um elenco muito forte, que sabe variar bem o jogo dentro e fora do garrafão e que terá o mando de quadra ao seu favor, já que teve a melhor campanha na fase de classificação, ganhando o direito de atuar diante de seus torcedores na primeira final em jogo único.


Esses fatores contam à favor da equipe paulista, mas não podemos esquecer que o Brasília tem um baita elenco e que atualmente é o time a ser batido no Brasil, sendo o atual bi-campeão e não ficando nenhuma vez de fora do nacional desde que foi batizado de NBB.


Sem dúvidas essa será uma grande final, que está programada para acontecer no dia 02 de junho, próximo sábado, às 10h. A fórmula de final em jogo único será uma tentativa da Liga Nacional de Basquete em conseguir mais adeptos para o esporte, já que, deixando de ser em cinco confrontos, a decisão poderá passar na TV aberta, no caso, na TV Globo.


Só resta saber se essa tática dará certo, já que no Jogo das Estrelas, que foi muito bem organizado, a TV Globo, que exibiu a partida ao vivo, em um sábado de manhã, perdeu em audiência para o SBT, que estava passando desenho no horário e em alguns momentos chegou a ficar na terceira colocação, perdendo também para a TV Record.


Dia 02 de junho o basquete brasileiro terá um encontro marcado com a final do NBB4. Será que o São José conseguirá derrubar o Brasília ou o time do Distrito Federal irá ampliar ainda mais a sua dominância no território nacional? A resposta teremos na manhã do próximo sábado.

Domingo de decisões na NBA e no NBB

Que domingo que teremos, hein? Decisão dos finalistas do Novo Basquete Brasil, com Pinheiros, Brasília, São José e Flamengo na briga e início da final da conferência oeste, com o experiente San Antonio Spurs tentando desbancar a juventude do Oklahoma City Thunder. 


Nezinho e o Brasília tentarão a classificação fora de casa
Foto: Brito Júnior/ Divulgação
O primeiro jogo desse domingo eletrizante será entre Pinheiros e Brasília, que será disputado na capital paulista, às 14h. Mesmo sem Shamell, seu principal cestinha, o time de Cláudio Mortari arrancou uma vitória sensacional fora de casa, na rodada anterior, em uma partida que foi decidida em duas prorrogações e, de tão bom que foi, virou assunto até de quem não acompanha o esporte.


A expectativa é que o jogão de bola que houve em Brasília se repita na tarde de hoje. Com o mesmo vencedor? Ai já não sei. Que vença o melhor.


Ao lado do Pinheiros, além do seu banco produtivo e da dupla Marquinhos e Olivinha, o fator casa é um bom motivo para colocar os comandados de Cláudio Mortari como favoritos. Mas, em contrapartida, o Brasília é outro timaço, com jogadores de seleção brasileira e, o maior importante, com entrosamento de sobra, ou seja, está tudo em aberto.


A mesma coisa no jogo das 18h, quando o São José recebe o Flamengo. Para essa série eu apostaria um pouquinho a mais no time joseense, pelo fato de jogar ao lado da sua torcida, onde teve apenas um revés nesta edição do Novo Basquete Brasil. Além disso, nessa série, nenhum time conseguiu vencer fora de casa, ou seja, continuando assim, é vantagem para o São José, já para o Flamengo, não resta outra opção a não ser calar a torcida adversária e ser o único time a conseguir vencer os comandados de Régis Marrelli em São José dos Campos, já que a derrota joseense em casa, na fase de classificação, foi justamente para o rubro-negro carioca.


De hoje não passa! Hoje conheceremos os finalistas do NBB4.


Mito, Tim Duncan já mira o seu próximo alvo
Tudo definido no nacional, é hora de partir para o outro lado do continente, rumo ao Texas, onde o San Antonio Spurs vai receber o Oklahoma City Thunder, às 21h30, pela primeira partida da final do oeste, na série que colocará frente a frente os dois melhores ataques da NBA nos playoffs e os dois times que menos perderam na pós-temporada, com o Thunder sofrendo apenas um revés em nove partidas e o San Antonio Spurs invicto, com oito triunfos em oito confrontos.


Com esses dados, o mínimo que podemos esperar dessa série é que ela seja sensacional.


E ai, estão preparados para o domingo?

No TD Garden não, Sixers! Boston avança e enfrenta o Miami Heat na final de conferência

Aqui, quem manda é o Celtics, aponta Rajon Rondo
Foto: Jim Rogash/Getty Images
Oitavo colocado na conferência leste, o Philadelphia 76ers foi até o TD Garden, em Massachusetts, para enfrentar o Boston Celtics, pelo jogo sete, querendo deixar mais um gigante pelo caminho, depois de ter passado pelo Chicago Bulls, e, assim, chegar à decisão da conferência leste. Mas, dentro de casa, o maior campeão da NBA, time que mais vezes disputou jogos 7 na história (28) e que, no atual elenco possui em seu quinteto titular 27 jogos sete no currículo (Brandon Bass 1 - Ray Allen 8 - Kevin Garnett 5 - Paul Pierce 7 - Rajon Rondo 6), sem contar mais 8 disputas de Doc Rivers, teve frieza de sobra para finalizar a partida nos minutos finais, fechando em 85 a 75, com Ray Allen acertando duas bolas de três pontos, depois do time da casa começar errando as suas 14 primeiras tentativas e com Rajon Rondo fazendo 11 pontos nos minutos finais, cobrindo bem Paul Pierce, que saiu de quadra com seis faltas, restando quatro minutos para o Fim. O camisa #9 de Boston terminou com mais um triplo-duplo na carreira, fazendo 18 pontos, pegando 10 rebotes e distribuindo 10 assistências. 


Falando em dígitos duplos em mais de um quesito, Kevin Garnett chegou ao seu décimo duplo-duplo nesses playoffs, anotando 18 pontos e pegando 13 rebotes na noite de hoje. 


Assim passou o Boston Celtics, que teve dificuldades para "matar" o oitavo colocado da conferência, mesmo com vantagem no mando de quadra.


Agora o "buraco é mais embaixo", enfrentando o fortíssimo Miami Heat (a partida de segunda-feira), com vantagem de quadra para a turma de LeBron James e companhia. Todo o favoritismo está depositado na equipe de Erik Spoelstra, mas, para o Celtics isso não é problema, afinal eram poucos, tirando os próprios torcedores, que acreditavam que esse time, com a idade que tem, poderia ir longe.

sábado, 26 de maio de 2012

Celtics ou Sixers: Quem será o último finalista de conferência?

Segue lá no twitter: @Planeta_Cesta


Quem imaginaria que Boston Celtics e Philadelphia 76ers estariam disputando uma vaga na final da conferência leste nessa temporada? Pouca gente, já que, apesar do excelente elenco que possui, o time celta, maior campeão da história da NBA, foi subestimado, com a mídia olhando só para o Miami Heat, que já está com a vaga garantida na final de conferência e o Chicago Bulls. 


Andre Iguodala é o grande líder do Sixers
A grande verdade é que ninguém, absolutamente ninguém, levava fé no Sixers, que, aos trancos e barrancos pode ter a chance de chegar à final da NBA. Mas, para isso, o primeiro passo tem que ser dado hoje, às 21h, quando irá ao TD Garden, palco de grandes confrontos, enfrentar o time da casa, o Boston Celtics.


A classificação dos comandados de Doug Collins para os playoffs veio "quase no estouro do cronômetro", contando também com os vacilos do Milwaukee Bucks. Na primeira rodada, novamente contou com uma pitada de sorte, já que Derrick Rose se machucou no jogo um e Joakim Noah no jogo três, diminuindo significantemente o poderio ofensivo da equipe de Illinois, principalmente com a perda de Rose, que tem o papel de ser muito mais que um simples armador, tendo a responsabilidade de ser o líder da equipe.


Assim chegou o Sixers, com competência e vento soprando à favor. 


Boston Celtics é Boston Celtics, dispensa comentários, chegando, mais uma vez, em um jogo decisivo, em um jogo sete, que está mais do que acostumado a disputar, enquanto o Sixers não jogou uma partida de número 7 desde 2001.


Para Boston Celtics e Philadelphia 76ers não há amanhã. Ou é hoje ou só temporada que vem!


Agentes-livres


Kevin Garnett e Ray Allen serão agentes livres ao término dessa temporada. Uma vaga na final de conferência e boas atuações na final do leste poderão garantir uma possível renovação de contrato.


Paul Pierce ainda terá contrato após o final desse campeonato.

Entrevistas da rodada

Galera, como já é tradicional, mais uma vez estive no Tijuca Tênis Clube para acompanhar Flamengo x São José. Foi um jogão, como vocês podem ler aqui.


Trouxe também algumas entrevistas. Deem uma olhada.


Régis Marrelli, treinador do São José, comenta a derrota no jogo quatro e fala sobre a quinta e decisiva partida:



Jefferson fala sobre o jogo 5:



Byra Bello, comentarista do canal Sportv, fala sobre o equilíbrio da semifinal do NBB4:





Marcelinho Machado, capitão do Flamengo, fala o que o Flamengo tem que fazer para vencer fora de casa e voltar a uma final de NBB.


NBB: A única certeza é que não tem nada certo

Galera, acabei de chegar do ginásio do Tijuca Tênis Clube, palco do jogo quatro entre Flamengo e São José, que foi vencido pelo time rubro-negro por 92 a 80. A partida terminou por volta das 23h20, por ai e só agora (01h56) é que consegui desembarcar na minha terrinha. O caminho é curto, mas passei por alguns perrengues que pensei que viria pra casa só com a roupa do corpo, já que a cidade do Rio de Janeiro não é lá agradável à noite quanto de dia, por conta da violência. Enfim, cheguei são e salvo e agora trago-lhes às notícias da rodada da noite.


No jogo de abertura, o Brasília recebeu o Pinheiros, desfalcado de Shamell, precisando da vitória em casa para chegar, de forma antecipada, a sua quarta final seguida no Novo Basquete Brasil.


Olivinha não tem dado vida fácil para Giovannoni
Foto: Brito Júnior/ Divulgação
Jogar diante da sua torcida e com o adversário sem o seu cestinha na competição. Parecia uma missão fácil para o time do Distrito Federal, não só pelo desfalque de Shamell, mas, principalmente, pelos jogadores de alto nível técnico que possui. Porém, o Pinheiros, até de certa forma surpreendente, arrancou uma vitória fora de casa, vencendo, depois de duas prorrogações, por 109 a 105, ficando mais do que vivo na disputa por uma vaga na decisão, já que decidirá a série em casa, com Olivinha (foto) inspiradíssimo, vindo de um duplo-duplo de respeito nessa noite, com 21 pontos e impressionantes 20 rebotes. Um jogão de um dos jogadores que, sem dúvida, está no grupo dos atletas de ponta do basquete brasileiro.


Marcelinho foi o cestinha da partida com 19 pontos
Foto: Fernando Azevedo/ Fla Imagem
Tudo igual entre Pinheiros e Brasília e tudo igual entre Flamengo e São José. Jogando em casa, o rubro-negro carioca viu o time joseense fazer jogo duro, mas contando com uma defesa sufocante após o intervalo, conseguiu vencer por 92 a 80. Uma diferença de 12 pontos, mas que chega a ser um pouco enganosa, já que os comandados de Régis Marrelli tiveram claras chances de sair do Rio de Janeiro com a vaga na final de forma antecipada.


O início do jogo foi a prévia do que estava por vir. Bola de três do São José!!! Essa foi a imagem mais vista nos dois primeiros períodos, graças a mão calibrada de Dedé, que acertou 4/4 nos dez minutos iniciais, para ajudar os visitantes a matar impressionantes 8 bolas de três pontos nos dois quartos iniciais, em um total de 13 tentativas, dando assim, à Dedé, o posto de cestinha do primeiro tempo, com 14 pontos em 16 tentados, já que o jogador tentou mais duas bolas de dois pontos, convertendo uma.


Pelo Flamengo, o capitão Marcelinho Machado, mesmo pegando duas faltas logo no início, ficou em quadra e fez o que dele sempre se esperava, indo para o descanso com 12 pontos (3/4 - 2 pontos) 4 assistências e três roubos de bola.


O banco de São José simplesmente destroçou o do Flamengo, contribuindo com 21 pontos, contra dois dos cariocas, que devolveram na mesma moeda nos dois últimos quartos. Contando com mais uma belíssima atuação do norte-americano Hayes, que fez 13 pontos, pegou 3 rebotes e defendeu uma barbaridade, os 21 a 2 acabaram se tornando 28 a 20, para o São José. Vantagem para os visitantes, mais um crescimento de produção muito grande dos comandados de Gonzalo Garcia, que merece ser muito bem destacado.


Agora, tudo será decidido no jogo cinco, com ambos confrontos acontecendo no domingo. A abertura da rodada será com o Pinheiros recebendo o Brasília, às 14h e, às 18h, o São José recebe o Flamengo. Os dois jogos terão transmissão do canal Sportv.


Depois da rodada de hoje, a única certeza que eu tenho é que não tem nada certo.




*Fiquem ligados, porque mais tarde teremos vídeo-entrevista com Marcelinho Machado, Régis Marrelli, Jefferson e Byra Bello, comentarista do canal Sportv.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Finalistas do NBB podem ser definidos hoje

Nesta sexta-feira, o Novo Basquete Brasil poderá conhecer os seus dois finalistas, isso se o Brasília conseguir fazer o seu papel de casa e o São José for um visitante indigesto. Caso contrário, com vitórias de Pinheiros e Flamengo, tudo continuará em aberto.


Com a lesão de Shamell, Pinheiros perde uma
importante peça ofensiva
Foto: João Pires/Divulgação
O primeiro jogo da noite será entre Brasília e Pinheiros, que será disputado no ginásio Nilson Nelson, em Brasília, às 19h15. O time da casa, que vence a série por 2 x 1, além de contar com atletas de alto nível, terá ao seu favor o desfalque de Shamell (foto), pelo lado do Pinheiros. O cestinha da equipe de Cláudio Mortari, com médias de 18.3 pontos, sofreu uma ruptura no tendão de aquiles, no final do segundo período do jogo três e teve que passar por cirurgia, podendo ficar afastado das quadras por até seis meses, o que irá aumentar o peso em cima de Olivinha e Marquinhos, duas referências na equipe, que não pode pensar em um resultado que não seja a vitória, ou então verá o sonho de disputar a final ir embora.


Para a equipe do Distrito Federal, a ausência de Shamell se torna uma preocupação a menos na defesa, e conseguindo parar a dupla Olivinha e Marquinhos, dará um grande passou para chegar a sua quarta decisão seguida de NBB e tentar o tri-campeonato legítimo, se tornando, definitivamente, a equipe a ser batida dentro do Brasil.


Logo após essa partida, com a possibilidade do primeiro finalista já ser conhecido, o Flamengo fará a sua despedida do Rio de Janeiro nesta edição, já que, mesmo que vença, vire a série em São José no jogo cinco e chegue à decisão, já sabe-se que a final não será disputada na cidade maravilhosa, já que vai ser decidida em jogo único, na casa do time de melhor campanha entre os finalistas, o que não é o caso do Flamengo, já que Brasília e Pinheiros tiveram campanha superiores na fase de classificação.


Se despedir da torcida com um bom resultado, é com esse espírito que o Flamengo vai enfrentar o São José, às 21h15, querendo levar a decisão para o jogo cinco e, dentro da casa do adversário, repetir o feito da fase anterior e conseguir vencer, para voltar a disputar uma final, o que não acontece desde a temporada 2009/2010.


Duelo entre os americanos David Jackson (com a bola) e Andre Laws
é um ingrediente a mais para o confronto
Um fator que irá contar como motivação, além da torcida, é claro, são às últimas atuações dentro de casa, quando impôs um ritmo muito forte na defesa e fez adversários como o Uberlândia e o próprio São José, no jogo um, não conseguirem render bem no ataque.


Em contra partida, o time comandado por Régis Marrelli quer superar os erros cometidos naquele encontro e não deixar a primeira chance de chegar à final escapar, fazendo da despedida do Flamengo, não só uma despedida da torcida, mas também do campeonato.


Além do confronto para ver quem avança, também está em jogo o posto de cestinha da temporada, que atualmente é de Murilo Becker, com médias de 20.45 pontos, sendo seguido de perto por Marcelinho Machado, cestinha das três primeiras temporadas e, que nesse ano, está com 20.40 pontos por confronto.


Nos nove encontros entre Marcelinho e Murilo, na história do Novo Basquete Brasil, o flamenguista leva a melhor, com médias de 23.89 pontos, contra 16.67 do pivô joseense.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Semifinais da Liga ACB: Caja Laboral e Barcelona largam na frente

Na primeira partida do dia, estava previsto muito equilíbrio entre Real Madrid e Caja Laboral, e não decepcionando, o jogo foi disputadíssimo, com o Caja Laboral vencendo por 81 a 71, abrindo um a zero na série melhor de cinco, conseguindo roubar o mando de quadra do Real e ampliando a vantagem contra o adversário em confrontos pela fase semifinal, agora com quatro vitórias a favor e duas contra.

Equipe madrilenha perde o primeiro jogo em casa
Mesmo jogando em casa, o Real Madrid não conseguiu vencer diante a sua torcida, sucumbindo ao jogo do adversário, que ficou na frente durante grande parte do encontro e aproveitou o último período para abrir vantagem e largar na frente, fechando a última parcial em 21 a 12, chegando a fazer uma corrida de 14 a 02. 

Como já disse acima, era esperado muito equilíbrio para esse confronto, assim como é esperado para a série em geral, mas, de certa forma, a vitória do Caja surpreendeu. 

Os visitantes foram comandados pela belíssima atuação de Lampe, que terminou a partida com 21 pontos e 11 rebotes. Enfrentando a sua antiga equipe, o argentino Pablo Prigioni também merece ser destacado, com às suas cinco assistências, três rebotes e 6 pontos, juntamente com Nemanja Bjelica, que anotou 14 pontos, pegou 5 rebotes e deu dois passes que resultaram em cestas.

Se houve muito equilíbrio em Madrid, em Barcelona, o time da casa deu uma aula de como se jogar basquete, principalmente nos dois últimos períodos, quando sufocou o Valência na defesa, permitindo apenas 25 pontos dos adversários em 20 minutos de jogo, para vencer por tranquilos 84 a 57, mesmo com o capitão Juan Carlos Navarro ficando em quadra por apenas sete minutos.

O Valência até pensou em assustar, abrindo 6-0 nos minutos iniciais, mas o Barça, muito mais time que é, logo tomou às rédias da partida, para conseguir a sua 11° vitória seguida em playoffs e continuar sonhando em repetir a façanha do ano passado, quando foi campeão sem perder nenhum jogo na fase mata-mata.

Lorbek foi o grande nome de uma das vitórias mais imponentes da temporada, terminando com 15 pontos, 6 rebotes e 5 assistências, mesmo número de assistências do brasileiro Marcelinho Huertas, que ainda contribuiu com mais 5 pontos.

Para conseguir sonhar com uma decisão, o Valência terá que suar muito a camisa, mas sabe que poderá contar com o pivô brasileiro Vitor Faverani para tentar esse feito que seria histórico. O Brasuca segurou muito bem o jogo lá em baixo, terminando como cestinha, ao fazer 19 pontos, acertando seis bolas de 10 tentadas nos tiros de dois pontos, sem contar com os seus cinco rebotes, sendo três ofensivos, que o credenciou como o segundo jogador que mais pegou rebotes no ataque, ficando atrás apenas do seu companheiro de time Caner Medley, que teve 4.

Na próxima rodada, que começa no sábado, com o Real Madrid, jogando novamente em casa, vai tentar deixar tudo igual e levar a série empatada para fora de seus domínios, enquanto o Barcelona, que joga no domingo, vai com tudo para repetir a atuação dessa noite e encaminhar sua classificação para mais uma decisão.

Às séries são disputadas em melhor de cinco.

Semifinais da Liga ACB começam hoje

Real Madrid e Caja Laboral abrem às semifinais da Liga ACB
Daqui a pouco, a partir das 15h, será iniciada a fase semifinal da Liga ACB, o campeonato espanhol de basquete, que terá Real Madrid x Caja Laboral e, às 16h45, Barcelona x Valência, ambos com transmissão do canal BandSports.


Real Madrid, que jogará em casa, vai atrás de vingança, depois de ter sido eliminado pelo Caja na semifinal em 2010, quando o título acabou ficando com a equipe que, na época, contava com os brasileiros Marcelinho Huertas e Tiago Splitter, hoje no Barcelona e no San Antonio Spurs, respectivamente.


Apesar da tradição do Real, quando o assunto é confronto em semifinais, a vantagem fica do lado do Caja Laboral, já que das cinco vezes que essas equipes se enfrentaram nessa fase, o Caja saiu vencedor em três oportunidades.


Em sua nona semifinal consecutiva, uma classificação para a decisão será vista como uma temporada salva para o Caja Laboral, que foi eliminado da Copa do Rei e da Euroliga.


O duelo vai marcar o encontro entre o argentino Pablo Prigioni e o Real Madrid, sua antiga equipe.


Marcelinho Huertas é uma das armas da equipe, que
busca o bi-campeonato
Em Barcelona, o time da casa recebe o Valência, às 16h45, querendo repetir o feito do ano passado, quando foi campeão sem perder nenhum jogo de playoffs. A presença de Juan Carlos Navarro nessa primeira partida ainda não está confirmada. Recuperando-se de lesão, os noticiários espanhóis dão conta de que ele ainda não está 100%, mas que mesmo assim poderá ir para a partida.


Valência volta a disputar uma semifinal depois de ter participado pela última vez na temporada 2002-2003, já o Barcelona não perde há 10 jogos em fase mata-mata, já contabilizando os dois triunfos sobre o Lucentum Alicante, nas quartas-de-final.


O favoritismo é todo do Barcelona. Ao Valência, resta dar sangue em quadra para surpreender na tarde de hoje e tentar mudar o panorama da série.


Quem larga na frente?

Eleito melhor defensor da temporada, Tyson Chandler fica de fora do time ideal de defesa

Li essa notícia há umas quatro horas atrás e confesso que até agora não consegui entender como um jogador, eleito o melhor defensor da temporada, fica de fora do time ideal de defesa da liga. Foi isso que aconteceu com Tyson Chadler, pivô do New York Knicks, que recebeu a condecoração nesse ano, mas acabou ficando somente no segundo time ideal defensivo, dando lugar à Dwight Howard, que teve 41 votos, cinco a mais do que o defensor do ano.

Veja como ficou a lista:

Depois da premiação, nome de Chandler
era praticamente certo no quinteto
principal
Time ideal de defesa

Ala- LeBron James, Miami, 53 pontos
Ala- Serge Ibaka, Oklahoma City, 47 pontos
Pivô- Dwight Howard, Orlando, 41 pontos
Armador- Chris Paul, L.A. Clippers, 35 pontos
Armador- Tony Allen, Memphis, 33 pontos

Segundo time ideal de defesa

Ala- Kevin Garnett, Boston, 26 pontos
Ala- Luol Deng, Chicago, 20 pontos
Pivô- Tyson Chandler, New York, 36 pontos
Armador- Rajon Rondo, Boston, 29 pontos
Armador- Kobe Bryant, L.A. Lakers, 17 pontos

Erro ao não ter colocado Chandler no primeiro time? Creio que não, acho que o erro maior foi tê-lo nomeado o defensor do ano.