sábado, 13 de abril de 2013

Os melhores mandantes do NBB5

Nos dias 23 e 24 de novembro de 2012, 18 times começaram a entrar em quadra na quinta edição do Novo Basquete Brasil com um único objetivo: conseguir o maior número de vitórias para ter mais mando de quadra nos playoffs da competição. É bem verdade que a primeira fase ainda não terminou, faltando o duelo entre Brasília e Vila Velha, que será disputado na próxima terça-feira, no Distrito Federal, para aí sim ser encerrada a fase classificatória. Porém, como essa partida começará 30 minutos depois do primeiro jogo da pós-temporada, entre Paulistano e Basquete Cearense, já adiantarei quais foram os elencos que tiveram maior êxito diante da sua torcida e, agora, vão poder desfrutar de mais jogos em como mandante, nem que seja somente nas oitavas de final.


Liderança na primeira fase garante ao Flamengo mando de quadra até uma possível final
Foto: Felipe Piazentin/ Databasket.com/ Blog Planeta Cesta

Não há necessidade de citar os que não vão os playoffs, pelo fato do campeonato já ter acabado para esses times. Então, nada mais justo do que começar falando das equipes que ficaram entre a quinta e a oitava posição, afinal, esses vão ser os que terão o privilégio de jogar mais partidas sob seus domínios apenas na primeira rodada. Isso, é claro, desde que consigam avançar, pois caso não obtenham sucesso, vão dar adeus ao NBB5 mais cedo.

Dos times que ficaram fora do G-4, perdendo assim o privilégio de entrarem no mata-mata apenas nas quartas de final, houve empate triplo entre o quinto colocado Franca, o sexto Pinheiros e o sétimo São José.  Ambos conquistaram 13 triunfos em 17 partidas como mandante. O time treinado por Lula Ferreira sofreu reveses para Brasília, Flamengo, Uberlândia e Bauru; o elenco da capital paulista, que na noite de ontem conquistou a Liga das Américas, perdeu em casa para São José, Bauru, Liga Sorocabana e Uberlândia; e o elenco joseense não foi capaz de parar, diante da sua torcida, Bauru, Flamengo, Paulistano e Basquete Cearense.


O representante nordestino no NBB5 foi o que menos conseguiu vitórias atuando em casa entre os que terão vantagem na primeira rodada, acumulando 10 bons resultados em 17 confrontos, sofrendo derrotas para Limeira, Pinheiros, Mogi das Cruzes, Uberlândia, Franca, Flamengo e Brasília.


Basquete Cearense é o único novato que conseguiu chegar aos playoffs
Foto: LC Moreira/Divulgação
Saindo dos times que terão vantagem de mando de quadra somente na primeira rodada e indo para os do G-4, que vão poder gozar do privilégio por mais tempo (desde que avancem), o quarto colocado Bauru teve 12 triunfos em casa, ficando com o sétimo pior desempenho como mandante entre os 12 que seguem na briga pelo título.

Entre os três primeiros colocados, poderá haver um empate triplo, assim como os times que ocupam da quinta até a oitava posição. O líder Flamengo venceu 15 vezes em 17 encontros com sua torcida, assim com o Uberlândia. Já o Brasília teve 14 triunfos, mas ainda terá mais um jogo como mandante, podendo terminar com 15 bons resultados caso derrote o Vila Velha, na próxima terça-feira, em partida a ser realizada em Brasília, às 19h30.

O sistema de confrontos para os playoffs continua o mesmo (1-2-1-1), com o time que ficou na pior colocação na tabela em relação ao adversário começando a série em casa, depois fazendo dois jogos como visitante e, caso necessário, jogando novamente diante da torcida e depois decidindo fora, contra o rival que ficou à frente na tabela.

Os "sem vantagem"

Paulistano, Limeira, Minas e Liga Sorocabana são os times que, se quiserem ser campeões, vão ter que jogar todas as rodadas dos playoffs mais fora do que em casa. Por isso, ter um bom aproveitamento como mandante será mais do que fundamental para se manter com mais chances de ficar vivo na competição.

O Minas Tênis Clube, que ficou em 10°, e o Limeira, que terminou na 11ª posição, são os que mais acumularam triunfos entre os "sem vantagens", já que ambos conquistaram 10 bons resultados como mandante, enquanto Paulistano, que ficou em nono, e Liga Sorocabana, que terminou na 12ª e última posição para o mata-mata, terminaram a fase de classificação com nove vitórias cada.

Classificação por aproveitamento como mandante

Se somados somente os jogos em casa de cada equipe, a classificação entre os 12 ficaria assim:

Flamengo -15 vitórias em 17 partidas

Uberlândia - 15 vitórias em 17 partidas

Brasília - 14 vitórias em 16 partidas (falta mais um jogo em casa)

Franca - 13 vitórias em 17 partidas

Pinheiros - 13 vitórias em 17 partidas

São José - 13 vitórias em 17 partidas

Bauru - 12 vitórias em 17 partidas

Minas - 10 vitórias em 17 partidas

Limeira - 10 vitórias em 17 partidas

Basquete Cearense - 10 vitórias em 17 partidas

Paulistano - 09 vitórias em 17 partidas

Liga Sorocabana - 09 vitórias em 17 partidas

Confrontos das oitavas

Vivo/Franca (5º colocado) x Liga Sorocabana (12º colocado)


Figueroa é um dos destaques do time francano, com médias de 8.8 pontos
e 4.2 assistências por jogo. Foto: Newton Nogueira/Divulgação
16/04 – Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP), às 19h30 
19/04 – Ginásio do “Pedrocão”, em Franca (SP) às 20 horas
20/04 – Ginásio do “Pedrocão”, em Franca (SP) às 19horas
22/04* – Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP), às 20 horas
25/04* –  Ginásio do “Pedrocão”, em Franca (SP) às 20 horas

Pinheiros/SKY (6º colocado) x Winner/Kabum/Limeira (11º colocado)


Pinheiros e Limeira fizeram jogos equilibrados na fase de classificação
Foto: JB Anthero/Divulgação
18/04 – Ginásio “Vô” Lucato, Limeira (SP), às 20 horas
21/04 – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo(SP), às 13h30
22/04 - Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19h15
24/04* - Ginásio “Vô” Lucato, Limeira (SP), às 20 horas
26/04* - Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19h15

São José/Unimed (7º colocado) x Icatu/Minas (10º colocado)


Torcida joseense é um dos trunfos do time paulista
Foto: Antonio Basílio/PMSJC
16/04 – Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), às 20 horas
19/04 – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 19 horas 
20/04 - Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 18 horas
22/04* – Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), às 20 horas
25/04* – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 20 horas

SKY/Basquete Cearense (8º colocado) x Paulistano/Unimed (9º colocado)


Basquete Cearense e Paulistano prometem fazer o duelo mais equilibrado das oitavas
Foto: Ale da Costa/Portrait
16/04 – Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP), às 19 horas
19/04 - Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), às 21h30 
20/04 - Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), às 19 horas
23/04* –  Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP), às 19 horas
26/04*  - Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), às 19 horas

*Se necessário

Mais sobre o G-4

No confronto direto entre os quatro melhores times da fase de classificação, o único que conseguiu vencer os três adversários em casa foi o Brasília, que nos jogos contra Bauru, Flamengo e Uberlândia teve médias de 88 pontos feitos e 70 sofridos. O elenco carioca e o mineiro ficaram com dois bons resultados cada. A equipe da Gávea teve, em média, 85 pontos feitos e 81 sofridos quando atuou diante da sua torcida contra o segundo, terceiro e quarto colocados, perdendo para o Bauru, enquanto os comandados de Hélio Rubens registraram 89 pontos anotados e 86.3 sofridos, vencendo Bauru e Brasília e perdendo para o Flamengo. 

No somatório entre os 12 que vão aos playoffs, Flamengo, Brasília e Uberlândia triunfaram nove vezes em 11 jogos em casa, enquanto o Bauru conseguiu seis bons resultados e sofre cinco reveses.

Nenhum comentário: