terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Planeta Cesta bate um papo com Murilo Becker, o jogador mais eficiente do NBB4


Murilo e Sergio Monteiro, presidente do São José
Considerado o melhor pivô em atividade no basquete brasileiro, Murilo Becker, do São José, é um dos líderes da excelente campanha da equipe comandada por Régis Marrelli, que nessa temporada já foi vice-campeã paulista e atualmente, no Novo Basquete Brasil, possui a segunda melhor campanha, com 16 vitórias em 21 jogos, graças às boas atuações nas duas últimas rodadas, quando passou pelo Tijuca Tênis Clube e depois venceu o Flamengo, pela primeira vez na história do NBB, em ambos os jogos disputados na cidade do Rio de Janeiro.

Depois da vitória contra os rubro-negros, que valeu a segunda posição, eu fui bater um papo com o pivô, que falou sobre o campeonato nacional, o Jogo das Estrelas e é claro, da expectativa de estar entre os convocados para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

"Agora é a minha hora. Tenho certeza" - disse Murilo, se referindo aos Jogos Olímpicos.

Planeta Cesta: Ter vencido o Flamengo, pela primeira vez na história do NBB, tira um peso das costas da equipe?

Murilo Becker: O nosso objetivo maior era ganharmos o jogo de mais de quatro pontos pra que a gente conseguisse a segunda colocação e foi isso que a gente conseguiu. Essa história de tabu a gente deixa para a torcida. A gente vem mostrando no campeonato que podemos vencer em qualquer lugar, tanto em casa, quanto fora, e de qualquer equipe. O mais importante foi a vitória. Todo mundo jogou bem, jogou focado e o importante é que conseguimos cumprir o nosso objetivo.

Planeta Cesta: Contra o Tijuca foram 15 pontos e contra o Flamengo foram 19. Você volta para São Paulo com a sensação de dever cumprindo aqui no Rio de Janeiro?

Murilo Becker: Com certeza. Foram duas vitórias e acho que melhor era impossível. Nessa pausa (para o carnaval) eu fiquei parado por quase 20 dias por conta de uma tendinite no joelho e não pude fazer nada, fiquei fazendo terapia em São Paulo, com ondas de choque, então tive que ficar de repouso. Confesso que deu uma fraquejada nas pernas. Treinei só dois dias e vim para o jogo contra o Tijuca e acabei errando bastante. Tive sete erros, mas é normal e contra o Flamengo, joguei mais na boa, não forcei bola, chutei a hora que tinha que chutar, joguei tranquilo e é isso que a equipe esperava de mim.

Planeta Cesta: Você possui médias de duplo-duplo na competição, sendo um dos cestinhas, jogador que mais pegou rebotes, tem um dos melhores aproveitamentos de dois pontos, o melhor do lance livre e é o mais eficiente. Como você avalia sua temporada?

Murilo Becker: Eu estou bem, né? Estou ajudando, mas o principal é o São José está na ponta da tabela. Não adianta eu ter médias boas e o time não estar bem. Em vários anos que eu estava entre os mais eficientes, cestinhas do campeonato, o time não estava bem. Todos os NBB's que teve, eu estava na seleção do campeonato, mas uma final, que eu queria disputar, eu não disputei, mas esse ano estamos mais próximos disso. A gente sabe que é muito difícil chegar em uma final, mas nós temos condições. Nós já ganhamos das duas equipes finalistas do NBB passado, (Brasília e Franca) fora de casa. Então o São José, que esse trouxe alguns bons jogadores, está bem focado, bem afim. Eu estou feliz porque além das médias que estão melhorando a cada ano, o time está bem.

Planeta Cesta: Você é um dos comandantes dessa equipe e com essas boas médias, há uma expectativa de estar em Londres?

Recentemente, Murilo esteve na campanha de Guadalajara
Murilo Becker: Eu estou treinando para isso também. É claro que é um objetivo mais distante, um distante que já está bem próximo também e eu espero jogar uma olimpíada. Na minha opinião, essa é a última chance que eu tenho, porque dificilmente eu vou ter a oportunidade de jogar no Brasil (em 2016, no Rio de Janeiro). Eu estou muito focado para isso também, mas isso depende deu jogar bem em São José. Agora é a minha chance, agora é que eu tenho que ser convocado. Ir para uma olimpíada o Brasil conseguiu, o NBB deu uma revolucionada no basquete nacional e agora é a minha hora, eu tenho certeza.

Planeta Cesta: Se você fosse o Rubén Magnano, convocaria o Murilo Becker? Porque?

Murilo Becker: Eu me convocaria, sem dúvidas. Nos treinamentos lá dependem de mim, mas eu me convocaria porque eu trabalho muito forte. Eu escuto várias vezes a comissão técnica falar para eu treinar menos, mas eu nunca vou treinar menos. Às vezes eles falam que pode acontecer uma lesão, mas eu prefiro jogar com dores e treinar do que estar bem fisicamente e não render. Não adianta correr e chegar na hora que tiver que decidir uma bola na frieza eu não conseguir. Então eu me convocaria sem dúvidas pelo meu treinamento e até mesmo pela cabeça que eu tenho. Hoje eu estou muito mais experiente, são vários campeonatos que eu já disputei. Isso me dá mais traquilidade para, no final do jogo, chutar uma bola e decidir.

Planeta Cesta: O São José vem fazendo a sua melhor campanha na história da temporada regular, sem contar o vice-campeonato paulista. Qual é o segredo para essa temporada maravilhosa?

Murilo Becker: A gente está focado. Desde o começo da temporada, desde o primeiro treino, o nosso objetivo era jogar a final do campeonato paulista. Não conseguimos ganhar o título, tivemos vários problemas de lesões e no brasileiro, o nosso objetivo maior é ficar entre os quatro e poder jogar uma Liga Sul-Americana, uma Liga das Américas, o que seria um feito inédito para São José. A gente vê que isso está próximo. Poxa, nós estamos em segundo, beliscando ali o primeiro colocado. Temos que jogar bem esses dois jogos em casa, contra Uberlândia e Franca. O segredo é o foco de todos os jogadores. No ano passado eu fiquei muito tempo parado, então eu queria mostrar muito esse ano, a mesma coisa com o Dedé, que jogou pouco no Franca, atuando praticamente nas finais. O Jefferson, no Flamengo, também se machucou, então são jogadores que queriam mostrar muito esse ano. Acho que esse é o segredo. Esses resultados, surpreendente para muita gente, é em função desse foco nosso.

Planeta Cesta: O jogo das estrelas está chegando e você participou de todas as edições até aqui. É diferente a cada ano? Como está a expectativa?

Murilo Becker: Está melhorando a cada ano, o ginásio lota mais a cada edição e acho que Franca é o lugar ideal ter o Jogo das Estrelas. Acho que São José iria ser bem legal também, lá a galera também comparece. Claro que o ginásio teria que ser maior, para receber esse tipo de jogos. Franca merece pelos títulos que tem, claro, mas que na minha opinião não é o melhor time do NBB, mas lá é a capital do basquete e durante muito tempo ainda vai ser. O pessoal lá respira o esporte. A gente brinca que tem muito técnico lá em Franca.
A expectativa é de jogar lá super feliz, espero ganhar, porque ano passado a gente começou bem mas brincamos muito e deixamos o Robert Day fazer 50 pontos. Vai ser um jogão, eu tenho certeza. O primeiro tempo vai ser bem descontraído, mas no segundo todo mundo vai jogar para ganhar.

Planeta Cesta: O melhor pivô em atividade no Brasil. É assim que muita gente te conhece. O que você acha dessa definição?

Murilo Becker: Eu fico muito feliz. Isso é o trabalho sendo reconhecido. Poxa, muita gente fala: "Ah, o Murilo é o melhor pivô", mas eu trabalho muito para isso, têm muito esforço por trás. As coisas não vem fácil, não vem de mão beijada para mim. Eu sou um cara que tento fazer um pouco de tudo, tento chutar de três pontos, jogar de frente para a cesta, eu tento ter um bom aproveitamento de lance livre, então eu ter esse título que o pessoal fala, de melhor pivô, é um pouco por isso ai, por conseguir fazer um pouquinho de cada, não me limitando a fazer só um movimento.

Planeta Cesta: Imaginando um final perfeito de temporada para o São José e para você, é claro, como seria?

Murilo Becker: Com certeza o título do NBB e eu sendo eleito o melhor jogador do campeonato. Pra mim seria um ano perfeito, com certeza, mas primeiro o título do São José. Se eu não ficar entre os melhores não tem problema. Eu prefiro estar em um time campeão do que estar jogando bem e não ser campeão. Acho que está na hora do São José disputar uma final e estamos muito focados para isso.

Bom, espero que todos tenham gostado desse bate-papo com o jogador e, como vocês já sabem, essa entrevista também pode ser lida no site BasketBrasil, aonde trabalho.

Aguardem, em breve outras entrevistas pintarão por aqui.

Nenhum comentário: