sábado, 31 de dezembro de 2011

Planeta Cesta entrevista: Fred Duarte, principal destaque da primeira edição da LDO

Fred atuando pelo Hexagonal semifinal
Com uma cabeleira que mais o faz parecer o Anderson Varejão, Fred Duarte, jogador do Flamengo, foi simplesmente o melhor atleta da primeira edição da Liga de Desenvolvimento Olímpico.
Sendo o cestinha, o maior reboteiro e o mais eficiente durante todas as fases da competição, o jogador se destacou por ter conseguido diversos duplo-duplos durante o campeonato, sendo uma peça fundamental no título de ontem, sobre o Bauru.
Após a conquista, Fred nos concedeu uma entrevista, falando sobre o seu domínio na competição, o título e outras coisas mais. Confira:
Planeta Cesta: Uma vitória difícil contra o Bauru, que fez um jogo muito disputado, só valoriza mais ainda o título rubro-negro?
Fred Duarte: Com certeza. Hoje, em um certo momento do jogo eu não estava bem e ai o grupo mostrou a sua força. Todo mundo estava colocando o coração em quadra e o Chupeta falava que nós éramos os melhores e cada um dos 12 jogadores acreditavam nisso, e hoje, no momento final conseguimos decidir o jogo. Eu estou muito feliz.
Planeta CestaQuando o time foi para o intervalo perdendo, o que o Paulo Chupeta falou no vestiário que fez vocês lutarem até o último segundo?
Fred Duarte: Ele é um cara que sabe falar as coisas na hora certa. Ele nos disse que nós tínhamos que manter a concentração até o final. O nosso time entrou desconcentrado e pagamos por isso, mas no fim a gente conseguiu ter essa concentração para virar o jogo e ficar com o título.
Planeta CestaDefinitivamente você foi o rei dos duplo-duplos. Qual é a explicação para esse seu domínio tão grande durante toda a competição?
Fred Duarte: Eu acho que a explicação está na vontade de vencer que a gente coloca em quadra. Chupetinha (Paulo Chupeta) veio e abraçou esse projeto e toda essa galera e a família de todo mundo passava uma energia muito boa. Acho que isso nós tínhamos que retribuir para eles. É isso que me dá motivação para entrar em quadra, pegar rebotes, fazer pontos e duplo-duplos. Eles acreditam muito em mim e é isso que me move, que me motiva.
Depois do título, Fred Duarte foi o mais festejado pela torcida, que o cercou para comemorar, pedindo fotos, autógrafos e abraçando o jogador. Diante disso, fiz a seguinte pergunta para ele: Você nem é profissional ainda e já tem toda essa galera te cercando, pedindo fotos e autógrafos. Como é ter essa experiência?
Fred Duarte: É muito, muito bom. Isso é o reconhecimento de um trabalho. Nós acordamos todos os dias de manhã para vir treinar e isso nos desgasta fisicamente e mentalmente, mas quando vemos essa galera aqui, vale a pena demais todo esse esforço.

Fred Duarte exibe os seus prêmios individuais
Planeta CestaTirando o prêmio de assistências, que ficou com o Gegê, você ganhou todos os outros possíveis (rebotes e eficiência). Não teve o de maior pontuador e nem o de MVP, mas se tivesse, provavelmente ele seria seu. Como isso, dá para dizer que você foi o cara desse campeonato?
Fred Duarte: Esses prêmios individuais foram consequência de um trabalho de toda a equipe. No final eu sai com mais destaque, mas o time me ajudou muito dentro e fora de quadra, me incentivando e dizendo: vamos Fred, vamos Fred. Aqui todo mundo é muito irmão, muito amigo e é isso que explica o meu desempenho.


Esse foi Fred Duarte, principal nome da primeira edição da Liga de Desenvolvimento Olímpico. Assim, o Blog Planeta Cesta encerra as suas entrevistas de 2011 com chave de ouro.


Aguardem, porque em 2012 teremos muito mais.
OBS: Essa entrevista também está disponível no site BasketBrasil, aonde trabalho como redator.

Nenhum comentário: