sábado, 31 de dezembro de 2011

Comandante do título rubro-negro na LDO, Paulo Chupeta bate um papo com o Planeta Cesta

Com uma campanha praticamente perfeita, tendo apenas uma derrota durante toda a competição e terminando todas as fases classificatórias em primeiro lugar, o Flamengo conquistou ontem o título da primeira edição da Liga de Desenvolvimento Olímpico sob o comando de Paulo Chupeta, ex-treinador da equipe principal no NBB.

Depois da conquista, Chupeta bateu um papo com o Planeta Cesta, confira:
Planeta Cesta: Como um dos maiores técnicos do Brasil, como você viu essa primeira edição da LDO?
Paulo Chupeta: Eu vi como um grande passo rumo à 2016. (ano das olimpíadas no Rio de Janeiro) Eu não sei se vocês acompanharam de perto, mas tivemos 16 grandes equipes, com grandes talentos que poderão fazer parte da seleção em 2016.
Planeta CestaEsse título veio para coroar a belíssima campanha da equipe?
Paulo Chupeta: Essa equipe teve uma campanha irretocável. Só perdemos um jogo, sendo para o Brasília, que tem uma grande equipe, mas já estávamos classificados e demos uma relaxada, o que é normal; como ex-atleta eu sei bem como é isso. Então conversamos, entramos novamente nos trilhos e fomos buscar esse título que coroou o bom trabalho desses meninos em quadra.
Planeta CestaO Flamengo assumiu a liderança no marcador faltando apenas 21 segundos para o fim do jogo e depois de estar empatado, fez a cesta da vitória à um segundo do fim. Isso mostra que o basquete é um esporte decidido nos detalhes, aonde cada segundo vale ouro?
Paulo Chupeta: O basquete é decidido nos detalhes e nos somatórios dos quatros, então você tem que ganhar quarto a quarto e administrar isso. Em momento algum eu deixei a equipe sair do foco do jogo, mesmo estando 11 pontos atrás faltando 4 minutos para o fim. Eu falei que ainda faltava muito jogo e que eles tinham talento para vencer. Eles acreditaram nas minhas palavras e viramos a partida na hora certa.
Planeta CestaNa primeira edição do NBB o título foi seu e agora a história se repete na LDO. Qual o segredo para conquistar os primeiros campeonatos?
Paulo Chupeta: O segredo é entrar concentrado na competição desde o início, porque existe um regulamento, então você tem que trabalhar duro para sempre estar com a vantagem, e em todas as fases nós terminamos em primeiro. Tivemos a ajuda da decisão ter sido aqui no Rio, com a nossa torcida nos apoiando, sendo o nosso sexto jogador.
Planeta CestaQual é a principal diferença de treinar um time adulto para treinar um time da base?
Paulo Chupeta: O time adulto já tem jogadores consagrados e você tem que criar um sistema de jogo para dar condições deles jogarem. Já os meninos, você tem que preparar para encarrar as adversidades, além de mostrar como ele deve se posicionar, porque a função de um treinador é poder dar a tranquilidade para o atleta desenvolver bem o seu jogo, através de conversas e passando bem os fundamentos para que ele possa acreditar em você e fazer o que eu esperava deles hoje. Esses garotos acreditaram até o último segundo.
Planeta CestaVocê acha que o Fred Duarte já está pronto para atuar entre os profissionais?
Paulo Chupeta: Pronto ele está. Ele se posiciona muito bem, é um jogador guerreiro, saber ler bem o jogo e atua para o grupo, só precisa ser mais lapidado.
Planeta CestaCom o término de 2011, quais são os planos para 2012? Pretende continuar na base do Flamengo ou vai tentar algum time para voltar ao NBB?
Paulo Chupeta: Bem, a princípio eu espero entrar de férias hoje. Eu vou conversar com a minha família para ver se é melhor para mim continuar na base do Flamengo ou então aceitar uma proposta para voltar ao NBB, mas o meu coração é rubro-negro.
É isso ai pessoal, esse foi Paulo Chupeta. Aguardem, em 2012 estaremos repletos de entrevistas como essa.
OBS: Essa entrevista também está disponível no site BasketBrasil, aonde trabalho como redator.

Nenhum comentário: