terça-feira, 11 de setembro de 2012

Destaques e decepções do primeiro turno do Paulistão

Ainda falta muita água para rolar no Campeonato Paulista de Basquete, com a realização de mais sete rodadas para os times do grupo A e mais seis para os times do grupo B antes do início dos playoffs, porém, após o término do primeiro turno da fase de grupos, que chegou ao fim no último domingo, já dá para fazer alguns diagnósticos sobre quais equipes estão mandando bem até o momento e as que estão deixando a desejar.

Como a notícia ruim é sempre a quem vem primeiro (risos), vou começar falando aqui das equipes que terminaram o primeiro turno fazendo um pouco menos do que podem fazer.


Rafael Mineiro está com média de 16.86 pontos e
7.86 rebotes
Tudo bem, o Pinheiros perdeu peças importantes para essa temporada e ainda por cima não está contando com Shamell, que se recupera de uma lesão sofrida ainda nos playoffs do Novo Basquete Brasil 4, porém, mesmo com essas consideráveis ponderações, que pode ser somada a busca de entrosamento entre os novos e os antigos jogadores, o time comandado por Cláudio Mortari está deixando à desejar na competição.

Atual campeão do estadual de maior nível técnico dentro do país, esperava-se um pouco mais do que quatro vitórias em sete partidas. 

A equipe da capital começou o campeonato ruim das pernas, sendo surpreendido logo na primeira rodada, para o Mogi das Cruzes e, até a quarta rodada, quando venceu o Paulistano, vinha com uma campanha com mais baixos do que altos, com uma vitória e duas derrotas.

O time embalou, é verdade, perdendo somente para o São José depois da vitória no clássico da capital, mas há de se convir que os adversários também não eram nenhum bicho papão. 

A terceira vitória veio na quinta rodada, contra o Suzano, que vai disputar o NBB5, porém, não possui a mesma força do Pinheiros. A outra vitória foi em cima do saco de pancadas Internacional, da cidade de Santos, única equipe que terminou o turno sem vitórias.

Atualmente o Pinheiros está dividindo a terceira colocação do grupo A com Palmeiras e Mogi, com quatro bons resultados e três reveses. Para o returno, os comandados de Cláudio Mortari terão que ter um aproveitamento melhor, vencendo partidas além das óbvias, para ir bem qualificado para os playoffs, o que vai dar moral para a busca pelo bi-campeonato.

Já que falei do Palmeiras ali em cima, que tal falarmos do verdão agora? 

Se formos contar apenas o início do Paulistão, o time do Palestra Itália entraria no grupo dos que estariam muito bem, afinal, os comandados de Padola venceram os quatro primeiros confrontos, batendo, entre outros adversários, o Pinheiros. Mas o Palmeiras está aqui, no grupo dos que estão deixando a desejar, justamente pelas três últimas rodadas, quando perdeu os três jogos que fez, deixando a sua classificação para os playoffs totalmente incerta, já que permitiu que o Mogi das Cruzes, também com quatro vitórias em sete partidas, chegasse junto e deixasse a disputa acirrada para o returno.

Fechando os times que decepcionaram no grupo A, Suzano, que vai participar do NBB5, possui quatro derrotas em sete jogos. Se repetir às atuações que vem fazendo no Paulista no campeonato nacional, será uma preza fácil. Já o Internacional, da cidade de Santos, não almeja muita coisa na competição, mas perder os sete primeiros jogos também já é demais, concordam?

No grupo B a lista dos times grandes que estão decepcionando é bem curtinha. Umas dessas equipes é o Franca, que começou a competição com o pé direito, dando uma surra no América, vencendo por 110 a 57, no primeiro jogo sob o comando de Lula Ferreira, mas, depois, veio a perder três partidas seguidas, primeiro para o Jacareí, depois os clássicos contra Limeira e Bauru, voltando a vencer justamente na última rodada do turno, derrotando o Liga Sorocabana, fora de casa, por 85 a 79.

O Franca vive um momento de renovação, com muitas trocas no elenco, troca de treinador e de diretoria, mas, três vitórias e três derrotas, acho que nem mesmo o torcedor mais pessimista esperava.

A vitória do Franca que eu citei acima, contra o Liga Sorocabana, não é para se comemorar tanto não, afinal, o time de Sorocaba é outro que está decepcionando, tendo vencido apenas dois jogos em seis partidas. De novo olhando para o NBB, se jogar assim lá será alvo fácil a ser batido.

Lembrando que os times do grupo B fazem um jogo a menos pelo fato de haver sete times no grupo, um a menos do que no "A", que possui oito equipes participantes.

Saindo dos times que decepcionaram no turno e indo para os que foram muito bem, obrigado, eu gostaria de destacar, em primeiro lugar, a campanha do América, que se recuperou de uma derrota feia para o Franca, na rodada de abertura, que inclusive já citei a partida, para fechar os seis primeiros jogos com a mesma campanha dos francanos, dando bons passos rumo à classificação, principalmente se manter o ritmo no returno e Liga Sorocabana e Franca continuarem naquele grupinho citado lá em cima.

Ainda no grupo B, Limeira e Bauru fazem grande campanha. O time do armador Larry Taylor chegou até a última rodada invicto, perdendo para o Limeira, fora de casa, resultado que deixou essas equipes em igualdade na primeira colocação do grupo, prometendo uma boa briga para o returno. 


Além dos bons números, Hélio de destaca nos aproveitamentos, liderando
em bolas de três pontos, com 60%
Gostaria de destacar, dentro do time do Limeira, o armador Hélio (foto acima), ex-Flamengo, que chegou faz pouco tempo na equipe mas já está ditando o ritmo, sendo o cestinha do time na competição, com médias de 13.5 pontos e, além disso, distribuindo 4.5 assistências e roubando 1.67 bolas por confronto.


O americano Laws está se destacando no início da
competição
Indo para o grupo A, quem está com a bola toda é o São José, que venceu seis dos seus setes jogos, e o mais impressionante é que o time vem mantendo o ritmo mesmo sem Murilo Becker e Jefferson, que se recuperam de lesão e não contando com o armador Fúlvio em dois confrontos, mostrando que o atual vice-campeão paulista e nacional vem com tudo para manter o ritmo da temporada passada.

Um pouquinho atrás, na segunda colocação, está o Paulistano, com uma vitória a menos (5-2), e que figura neste grupinho justamente pela boa corrida de três vitórias nas últimas três rodadas, deixando para trás a campanha de duas vitórias e duas derrotas no início da competição, quando chegou a bater o São José e perdeu para o Pinheiros.

Bom, esses foram os times que se destacaram e os que decepcionaram no turno do Campeonato Paulista. A partir do dia 12 de setembro, próxima quarta-feira, será dada a largada para o returno, e quem está bem quer continuar assim, já que não teve resultados satisfatórios, não vê outra opção a não ser reverter esse quadro.

Nenhum comentário: