segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Com três "calouros", São Paulo terá 10 participantes no NBB5

Sempre foi de impressionar o grande domínio do estado de São Paulo em número de participantes no Novo Basquete Brasil, mas, no NBB5, São Paulo terá a chegada de Palmeiras, Mogi das Cruzes e Suzano, que irão se juntar à Franca, São José, Bauru, Liga Sorocabana, Paulistano, Limeira e Pinheiros, totalizando dez equipes em um total de 18 clubes participantes no nacional, o que significa que os times paulistas representarão 55% das equipes desta edição do brasileiro. Muito atrás vem Rio de Janeiro e Minas Gerais, com dois times cada.
São José manteve a base e é uma das forças de São Paulo
Na primeira edição do Novo Basquete Brasil, São Paulo já dominava, com sete participantes em um total de 15 times inscritos, mas apesar da superioridade numérica, não foi muito longe na competição, já que Flamengo, do Rio de Janeiro, foi o campeão, Brasília (DF) ficou com o vice-campeonato, Minas Tênis Clube ficou na terceira colocação e o Joinville completou o grupo dos quatro primeiros. Só a partir daí que às equipes da terra da garoa começaram a dar às caras, com Limeira em quinto, Bauru em sexto, Pinheiros em sétimo, Paulistano em oitavo e por aí vai.

Bauru, de Taylor, também vem forte
Nas últimas três edições, o número subiu de sete para oito participantes, mas, mesmo continuando com a superioridade numérica, nada do título ficar com São Paulo. O mais perto que um time paulista chegou de levantar o caneco foi no NBB3, com Franca perdendo para o Brasília, e no NBB4, com o mesmo Brasília levando a melhor sobre um paulista, desta vez contra o São José, na primeira partida em jogo único do NBB.

Foram quatro temporadas já disputadas e apenas duas aparições de equipes de São Paulo em finais, agora, com 10 equipes, um número altamente representativo, São Paulo continuará a ter participação massiva no campeonato nacional, indo em busca de um título que não vem desde o ano de 2003, quando o Ribeirão Preto derrotou o Uberlândia por três a um na série melhor de cinco.

Nenhum comentário: