terça-feira, 30 de agosto de 2011

Vai subir a bola no pré-olímpico

Começa hoje o pré-olímpico das Américas, que vai ser disputado em Mar del Plata, na Argentina até o dia 11 de setembro.

Os donos da casa são os grandes favoritos à conquista de uma das duas vagas olímpicas e também ao título. Como se não bastasse ter uma das melhores seleções da atualidade, com jogadores como: Manu Ginobili (foto), Fabricio Oberto, Luis Scola, entre outros, os "hernanos" ainda vão poder contar com a sua calorosa torcida os apoiando a cada passe dado dentro de quadra.

Na teoria, a seleção brasileira está brigando pela segunda vaga para as olimpíadas de Londres, em 2012. Para isso, o selecionado do técnico Rubén Magnano precisa chegar à final, já que as duas seleções melhores posicionadas já garantem vaga de maneira antecipada. Porto Rico e República Dominicana são os nossos maiores adversários nessa briga, mas vale lembrar que a seleção canarinha derrotou ambos os times na fase de preparação. Tudo bem que amistoso e torneios preparatórios não podem ser comparados com um pré-olímpico, mas saímos com a vitória, e isso já foi um grande passo para mostrar para os torcedores que temos sim, chances de voltar a disputar uma olimpíada depois de 16 anos.

Se tem hora para acreditar mais, essa hora é agora. Além da "ajuda" dos Estados Unidos ao vencer o mundial do ano passado e assim já garatir vaga sem precisar disputar o torneio, alguns dos jogadores que vão defender as cores verde e amarela vivem grande fase.


Splitter em seu primeiro ano de NBA
Apesar de não poder contar com Anderson Varejão (lesionado), Nenê Hilário e Leandrinho Barbosa (motivos pessoais e profissionais), temos o Tiago Splitter (foto), recém chegado à NBA, e que apesar de ter jogado pouco tempo em sua fase de adaptação, só de estar no melhor basquete do mundo e ser treinado por Greg Popovich já é um grande sinal de evolução. Outro que vem em uma fase absurdamente incrível é o armador Marcelinho Huertas. Anunciado à pouco mais de um mês como o novo reforço do Barcelona, da Espanha, o ex-jogador do Caja Laboral (também da Espanha) já é considerado um dos melhores armadores do velho continente e foi o escolhido pelo time catalão para ocupar o lugar que era do jovem e talentoso armador Ricky Rubio, que finalmente foi para o Minnesota Timberwolves. Por último, mas não menos importante, temos Rafael Luz, armador que apesar da pouca idade já carrega experiência internacional. Com a vinda dele para a seleção, Magnano vai ter como dar um descanço maior para o Huertas e nós torcedores, não vamos precisar ficar roendo as unhas como fazíamos antigamente a cada vez que o Nezinho entrava em quadra.

Há quase dois meses se preparando para o torneio, fizemos nove amistosos e vencemos todos, sendo alguns contra equipes que vamos encontrar a partir de amanhã, como : Venezuela, Porto Rico, República Dominicana, Cuba e Panamá. Ou seja, tivemos tempo de sobra para nos preparar e enfrentamos adversários à altura.

No grupo A, junto com Canadá, República Dominicana, Venezuela e Cuba, o nosso primeiro compromisso será hoje, às 14:00 contra o time venezuelano. No grupo B, temos: Argentina, Porto Rico, Uruguai, Panamá e Paraguai.

Tabela dos jogos de hoje:

República Dominicana x Cuba - 11:30
Brasil x Venezuela - 14:00
Paraguai x Argentina - 18:00
Panamá x Porto Rico - 20:30

*Os times em negrito são as minhas apostas para sair com a vitória.

Resta agora torcer para que guerreiros do Brasil voltarem com a vaga olímpica na bagagem.

Nenhum comentário: