terça-feira, 5 de julho de 2011

O locaute está decretado!

Confesso que houve certa demora da minha parte para falar desse tão polêmico assunto que vem tomando conta da mídia esportiva por parte dos especialistas. Só a pronúncia da palavra locaute impõe medo, é uma palavra forte, que assusta e que foi temida por jogadores e principalmente por dirigentes das franquias, mas que já estava prevista desde quando David Stern, comissário geral da NBA anunciou que a liga teria que cortar alguns gastos, isso lá pro meio da temporada passada, lembram?

As atividades estão completamente paradas
É impossível falar de locaute sem saber o que realmente isso significa, certo? Bom, vamos por partes. O locaute ou greve geral como preferirem se deu por falta de acordo trabalhista entre os jogadores e a liga. Até houve alguns encontros entre as partes para ver se um acordo que fosse benéfico para ambos fosse firmado, mas isso aconteceu e o locaute foi decretado. Com essa greve é como se os jogadores não trabalhassem mais para os seus times. Eles não podem mais utilizar as locações das franquias para treinar e nem mesmo para tratar de lesões, mas tem um fato importante que não podemos deixar de citar. O atleta que possui contrato ainda em vigor com uma franquia continuará a receber seu salário normalmente, perdendo o direito apenas de receber os benefícios.

Esse problema todo se deu por que no acordo anterior os atletas recebiam 57% da renda relacionada ao basquete e isso vem causando prejuízo para os proprietários das franquias que querem diminuir a porcentagem para 50%. Outra mudança seria a de estipular um teto salarial inflexível, ou seja, as franquias não poderiam mais exceder o valor determinado.

Essa não é a primeira vez que um locaute é decretado na NBA. A primeira ocasião aonde isso ocorreu foi em 1995, mas não houve grandes impactos na liga por que durou apenas 74 dias e com isso o calendário correu normalmente. Em 1998 o cenário foi contrário, tivemos o cancelamento da pré-temporada e a temporada regular daquele ano contou com apenas 50 jogos para cada equipe.

Jamison acredita que essa greve será duradoura
O jogador Antawn Jamison, hoje veterano, era calouro quando a greve foi anunciada em 1998 e diz que o locaute de agora tem mais fundamento, que a classe está mais unida e sabendo o que quer. Sobre o locaute de 1998 ele declarou:

“Você tinha caras dizendo uma coisa e outros dizendo algo diferente. Os donos sabiam que eles iriam se dobrar uma hora.” – Declarou.

O jogador também confessou que a associação de jogadores da NBA já está planejando alugar um centro de treinamento para que eles próprios possam manter a forma física e ter direito a tratamento médico.

Tudo indica que essa greve será duradoura, pois há três anos mais ou menos que a associação de jogadores vem passando instruções para os atletas pouparem dinheiro, tendo em vista a possibilidade de uma greve por um longo período. Com isso surgem rumores que alguns jogadores poderiam atuar em outras ligas.

Recentemente Pau Gasol revelou que se um acordo não fosse logo firmado ele voltará a atuar na liga espanhola ou até mesmo jogará no campeonato chinês. Gasol não está sozinho nessa lista, segundo Derrick Williams, calouro do Minnesota Timberwolves, Kobe Bryant estaria organizando algumas equipes com as principais estrelas da liga para fazer uma excursão em território asiático.

É pessoal, cada dia que passa parece que um acordo entre jogadores e liga está cada vez mais longe de ser firmado e que os atletas também nem estão preocupados com isso. O discurso entre eles é bem claro e simples: “ Se não chegarmos a um acordo eu vou jogar em outra liga” – É o que pensa alguns atletas.

E ai? Até quando esse impasse se prorrogará? Se eu fosse um dos comissários da NBA estaria começando a me preocupar por que  o risco da temporada 2011/12 ir por água abaixo é cada vez mais eminente.  

2 comentários:

John Wayne disse...

Felipe,

Os jogadores só receberão o salário de 2010-2011. Se não houver o acordo, eles não vão receber mais nada. Ou seja, o salário de 2011-2012 eles só receberão se ocorrer o acerto.

No caso da locação de um centro de treinamento, e turnês etc e tal... Os jogadores não vão precisar empregar o dinheiro deles, pois, vai surgir um monte de investidor... etc etc, oferecendo dinheiro.

O bicho pega mesmo é no cap inflexível, pois, sabemos que de 30 equipes, geralmente 25 (+/-) estouram o cap, e dessas 25 umas 8 (+/-) estouram o Luxury Tax.

Além do cap inflexível não interessar os jogadores, pois, os salários não poderam ser muito elevados. Os donos das franquias não poderão abrir o bolso para pagar o Luxury Tax, para trazer outros jogadores.

Vou encerrar por aqui.

Felipe Piazentin disse...

E ai John Wayne tudo bom?

Então, a informação que eu recebi foi que os atletas que tem contrato com sua equipe receberá o salário normalmente. Mas já que você disse isso eu vou verificar melhor.

Sobre o Cap inflexível e o Luxury Tax eu vi uma matéria lá no blog do Sormani que é bem interessante, creio que você tenha visto por lá também.

Abraços