terça-feira, 5 de julho de 2011

Caso Nenê - Para por um ponto final.

Sem sombra de dúvidas que o último pedido de dispensa da seleção por parte de Nenê foi o mais repercutido entre todos. Nas principais redes sociais não faltaram ofensas e indignação da torcida e até mesmo da imprensa para com o atleta.

Essa não foi a primeira vez que Nenê pediu dispensa da seleção as vésperas de uma competição importante e espero que tenha sido a última. Como já havia dito, o fato repercutiu e muito nas redes sociais, então não adiantaria em nada eu dar uma de advogado do diabo naquele momento. Decidi que era melhor esperar a poeira dar uma abaixada para poder comentar mais afundo o assunto.

Inicialmente eu também não aprovei a atitude do pivô brasileiro, inclusive já tinha feito um post sobre o assunto (clique aqui para ler), mas com os fatos que vem acontecendo no melhor basquete do mundo decidi parar e olhar o caso com outros olhos.

Fica claro que se formos analisar a situação pelo histórico o caso ficaria complicado de se ter uma explicação, mas essa é uma situação diferenciada. Ele estava em fase de acertar seu futuro na liga, não sabia se ficava em Denver ou se então experimentaria o mercado, portanto temos que avaliar de uma maneira menos radical. Sinceramente, se eu fosse ele teria feito a mesma coisa.

Nenê agora é agente livre e com o locaute da NBA a situação dele se complica, pois ele ficará sem receber salário até que uma franquia feche negócio com ele, o que só será possível quando a greve acabar e até o momento nem Deus sabe quando isso irá acontecer. Está ai um belo motivo para se ausentar da seleção, concordam?

Fugindo um pouco do tema central, acho que falta por parte de nós torcedores um pouco mais de solidariedade com os nossos atletas. Só sabemos criticá-los, ficar falando mal deles, imaginem só, até do Tiago Splitter eu já vi alguns falando mal, logo ele que sempre faz questão de vestir a nossa camisa e defender o país. Deve ser complicado você atuar do outro lado do continente, sem um contato mais próximo com o seu torcedor e quando tem esse contato descobrir que falam mal de você, que dizem que fulano de tal lá da Alemanha é mil vezes melhor, pode até ser, e é, mas o que podemos fazer? São esses os nossos atletas, temos que defendê-los assim como eles nos defendem nas competições. Falta um pouco disso da nossa parte, ter esse patriotismo, essa admiração pelos nossos jogadores assim como cobramos o patriotismo da parte deles.

É um caso para pararmos e refletirmos...

Nenhum comentário: