sexta-feira, 22 de julho de 2011

Por que não o Brasil?

O mercado de negociações está mais movimentado do que nunca, principalmente agora com o locaute da liga norte-americana e com seus principais astros cogitando atuar em outros continentes. D-Will foi o primeiro a pegar o avião e foi desembarcar lá na Turquia, para jogar no Besiktas. O mesmo Besiktas agora está correndo atrás da contratação de Kobe Bryant, o maior jogador da atualidade.

Muito antes de Deron Williams trocar os Estados Unidos pela Turquia, já havia muitas especulações. Dwight Howard já tinha declarado que poderia ir para a China, os irmãos Pau e Marc Gasol admitiram a possibilidade de ir para o Barcelona da Espanha e outras mais que agora não me vem a cabeça. Diante de tantas especulações e possibilidades de mercado, eu me pergunto: Por que não o Brasil?

Tudo bem que o NBB (Novo Basquete Brasil) ainda está engatinhando, que não temos muitos ginásios com uma boa infra-estrutura, mas isso não nos impede de entrar na briga para diminuir a estatística de jogadores “desempregados”. Parece loucura tentarmos disputar contra o forte Euro e principalmente contra a China, que apesar de não ter um campeonato dos mais fortes, tem se firmado cada ano que passa como uma das maiores economias globais. Ou seja, grande parte do dinheiro do mundo está lá agora e no final da contas é isso que interessa aos atletas da NBA por que se o problema não fosse o dinheiro o locaute não estaria em vigor. Se por um lado eles têm essa vantagem, logicamente que vão querer os melhores jogadores que a NBA possui, logo os atletas de menor domínio técnico e menos badalação vão acabar ficando de lado.
Scalabrine nos tempos de Boston Celtics. O jogador atuou na última temporada no Chicago Bulls.

Sabendo disso, quando digo que podemos trazer alguns atletas não estou me referindo ao do nível técnico de LeBron James ou Kobe Bryant, por exemplo, mesmo por que é impossível lutar contra os argumentos que já citei acima. Mas e os atletas como Brian Scalabrine (foto), por exemplo, como vão ficar? Provavelmente atletas do nível dele ou inferior vão ficar parados durante o período de greve e é ai que o Brasil pode se aproveitar.

Eu costumo dizer que não existe jogador ruim na NBA, se está lá é por que o cara tem algo de especial. Independentemente do nível técnico do atleta, só de podermos contar com um jogador da NBA no basquete brasileiro já vamos atrair mais olhares da mídia nacional, teremos uma melhora significativa de público nos ginásios, os patrocinadores vão chegar com mais facilidade e teremos um grande potencial em marketing. Seja em propagandas, na venda de camisas, bonés, enfim, muitas vantagens, sem contar que o NBB se firmaria de vez.

Dinheiro para contratar nós temos, isso você pode ter certeza. Resta apenas saber se as equipes envolvidas, junto aos seus patrocinadores, tem primeiramente o interesse e depois a capacidade de trazer um atleta do porte da NBA para o país.

Nenhum comentário: