terça-feira, 22 de maio de 2012

Até quando o NBB vai perder equipes?

O Araraquara anunciou, no último dia 18, a sua desfiliação da Liga Nacional de Basquete, afim de reformular o projeto, inclusive financeiramente, ou seja, mais um time que deixa o Novo Basquete Brasil, que está na sua quarta edição, tendo no currículo seis times que já disputaram e hoje não disputam mais o campeonato.


Araraquara venceu apenas dois jogos no NBB4
O maior campeonato nacional de basquete já sofreu com as saídas do Lajeado, Assis, Saldanha da Gama, Londrina, Vitória Basquete e agora com o anúncio, talvez provisório, do Araraquara, já que a hipótese de voltar em uma futura edição não está descartada.


É até legal a atitude da equipe paulista de "dar um tempo" para repensar no que vem sendo feito, já que nessa temporada fez uma péssima campanha, terminando na penúltima posição (14°), com apenas duas vitórias em 28 partidas; Um aproveitamento de 7.1%. O problema é que o campeonato sofre com a constante saída de equipes, que ou não possuem estrutura financeira ou de instalações para continuar, às vezes, até de ambos.


No início da temporada o Vitória Basquete anunciou que não iria participar da quarta edição quando a tabela já estava pronta, atrapalhando o andamento do campeonato. Pelo menos o Araraquara anunciou muito adiantadamente, já que os playoffs ainda estão rolando; É importante ressaltar que a equipe não acabou. Ela continuará com o projeto, só não fará mais parte, por enquanto, da elite do basquete nacional.


Creio que a falta de incentivo ao esporte seja o principal motivo para vermos essa "crise" em muitas equipes. Até o Bauru, imaginem vocês, que fez uma belíssima temporada, correu o risco da equipe terminar, já que a empresa Itabom, que foi parceira por três anos, não renovou contrato. A salvação dos bauruenses foi o acerto com um novo patrocinador, a Paschoalotto Serviços Financeiros, que não só possibilitou a "sobrevivência" do time, como também a manutenção de boas peças, como Larry Taylor, Guilherme Deodato, o "Gui" e Fernando Fischer.


Bauru está salvo para a temporada que vem. Mas o contrato é de apenas um ano, ou seja, ao final do NBB5, podemos estar novamente tocando nesse assunto. 


Palmeiras e Mogi das Cruzes estão chegando, já que terão a chance de tentar vaga na próxima temporada, o que só não acontecerá em caso de falta de estrutura para tal. (A LNB julgará cada caso, como faz com todas às equipes, ao final da temporada)


Até quando teremos tanta rotatividade das equipes na liga? Isso é ruim para o campeonato e para os torcedores!

Nenhum comentário: