quinta-feira, 24 de maio de 2012

Semifinais da Liga ACB: Caja Laboral e Barcelona largam na frente

Na primeira partida do dia, estava previsto muito equilíbrio entre Real Madrid e Caja Laboral, e não decepcionando, o jogo foi disputadíssimo, com o Caja Laboral vencendo por 81 a 71, abrindo um a zero na série melhor de cinco, conseguindo roubar o mando de quadra do Real e ampliando a vantagem contra o adversário em confrontos pela fase semifinal, agora com quatro vitórias a favor e duas contra.

Equipe madrilenha perde o primeiro jogo em casa
Mesmo jogando em casa, o Real Madrid não conseguiu vencer diante a sua torcida, sucumbindo ao jogo do adversário, que ficou na frente durante grande parte do encontro e aproveitou o último período para abrir vantagem e largar na frente, fechando a última parcial em 21 a 12, chegando a fazer uma corrida de 14 a 02. 

Como já disse acima, era esperado muito equilíbrio para esse confronto, assim como é esperado para a série em geral, mas, de certa forma, a vitória do Caja surpreendeu. 

Os visitantes foram comandados pela belíssima atuação de Lampe, que terminou a partida com 21 pontos e 11 rebotes. Enfrentando a sua antiga equipe, o argentino Pablo Prigioni também merece ser destacado, com às suas cinco assistências, três rebotes e 6 pontos, juntamente com Nemanja Bjelica, que anotou 14 pontos, pegou 5 rebotes e deu dois passes que resultaram em cestas.

Se houve muito equilíbrio em Madrid, em Barcelona, o time da casa deu uma aula de como se jogar basquete, principalmente nos dois últimos períodos, quando sufocou o Valência na defesa, permitindo apenas 25 pontos dos adversários em 20 minutos de jogo, para vencer por tranquilos 84 a 57, mesmo com o capitão Juan Carlos Navarro ficando em quadra por apenas sete minutos.

O Valência até pensou em assustar, abrindo 6-0 nos minutos iniciais, mas o Barça, muito mais time que é, logo tomou às rédias da partida, para conseguir a sua 11° vitória seguida em playoffs e continuar sonhando em repetir a façanha do ano passado, quando foi campeão sem perder nenhum jogo na fase mata-mata.

Lorbek foi o grande nome de uma das vitórias mais imponentes da temporada, terminando com 15 pontos, 6 rebotes e 5 assistências, mesmo número de assistências do brasileiro Marcelinho Huertas, que ainda contribuiu com mais 5 pontos.

Para conseguir sonhar com uma decisão, o Valência terá que suar muito a camisa, mas sabe que poderá contar com o pivô brasileiro Vitor Faverani para tentar esse feito que seria histórico. O Brasuca segurou muito bem o jogo lá em baixo, terminando como cestinha, ao fazer 19 pontos, acertando seis bolas de 10 tentadas nos tiros de dois pontos, sem contar com os seus cinco rebotes, sendo três ofensivos, que o credenciou como o segundo jogador que mais pegou rebotes no ataque, ficando atrás apenas do seu companheiro de time Caner Medley, que teve 4.

Na próxima rodada, que começa no sábado, com o Real Madrid, jogando novamente em casa, vai tentar deixar tudo igual e levar a série empatada para fora de seus domínios, enquanto o Barcelona, que joga no domingo, vai com tudo para repetir a atuação dessa noite e encaminhar sua classificação para mais uma decisão.

Às séries são disputadas em melhor de cinco.

Nenhum comentário: