sexta-feira, 4 de maio de 2012

Mundial de 2018 no Brasil pode ser uma realidade

Carlos Nunes no sorteio dos grupos para Londres2012
Foto: Wander Roberto/FIBA
Sem organizar um mundial desde 1968, Carlos Nunes, presidente da Confederação Brasileira de Basquete, aproveitou que a cúpula maior da FIBA esteve no Rio de Janeiro, para o sorteio dos grupos para os Jogos Olímpicos de Londres, para demonstrar o interesse do país em receber o Mundial de 2018, o próximo depois de 2014, que será realizado em Madrid, na Espanha. Aliás, depois do Mundial de Madrid, a FIBA pensa em mudar o ano da competição para anos ímpares, para deixar de concorrer com o futebol, ou seja, o próximo mundial, que nós poderemos concorrer a disputa para ser sede, se essa ideia realmente entrar em vigor, será realizado em 2019.


Vale lembrar que a América do Sul não recebe o Mundial da FIBA desde 1990, quando a Argentina sediou e a antiga Iugoslávia foi campeão ao vencer a então União Soviética por 92 a 75.


Não há hora melhor para o Brasil entrar forte na briga para sediar essa competição, afinal, nosso país, principalmente o Rio de Janeiro, que deverá ser a cidade sede, vai receber eventos de grande porte nos próprios anos. Já tivemos o Rock In Rio no ano passado e teremos no ano que vem. Também em 2013, o Maracanã irá receber a Copa das Confederações. No ano seguinte teremos a Copa do Mundo em diversos estados, com o Rio de Janeiro recebendo a final e, em 2016, às Olimpíadas na cidade maravilhosa. Quer um currículo melhor e recente para receber um Mundial da FIBA?


No mundial de 2014 é que sairá o anuncio da próxima sede, e até lá já teremos tudo pronto por conta das olimpíadas, o que vai, sem dúvidas, pesar e muito na hora da decisão.


Por enquanto não é nada oficial, Carlos Nunes só deixou a hipótese no ar, mas, se ele realmente for esperto, não perderá essa chance de ouro de trazer a competição para cá.

Nenhum comentário: