sexta-feira, 25 de maio de 2012

Finalistas do NBB podem ser definidos hoje

Nesta sexta-feira, o Novo Basquete Brasil poderá conhecer os seus dois finalistas, isso se o Brasília conseguir fazer o seu papel de casa e o São José for um visitante indigesto. Caso contrário, com vitórias de Pinheiros e Flamengo, tudo continuará em aberto.


Com a lesão de Shamell, Pinheiros perde uma
importante peça ofensiva
Foto: João Pires/Divulgação
O primeiro jogo da noite será entre Brasília e Pinheiros, que será disputado no ginásio Nilson Nelson, em Brasília, às 19h15. O time da casa, que vence a série por 2 x 1, além de contar com atletas de alto nível, terá ao seu favor o desfalque de Shamell (foto), pelo lado do Pinheiros. O cestinha da equipe de Cláudio Mortari, com médias de 18.3 pontos, sofreu uma ruptura no tendão de aquiles, no final do segundo período do jogo três e teve que passar por cirurgia, podendo ficar afastado das quadras por até seis meses, o que irá aumentar o peso em cima de Olivinha e Marquinhos, duas referências na equipe, que não pode pensar em um resultado que não seja a vitória, ou então verá o sonho de disputar a final ir embora.


Para a equipe do Distrito Federal, a ausência de Shamell se torna uma preocupação a menos na defesa, e conseguindo parar a dupla Olivinha e Marquinhos, dará um grande passou para chegar a sua quarta decisão seguida de NBB e tentar o tri-campeonato legítimo, se tornando, definitivamente, a equipe a ser batida dentro do Brasil.


Logo após essa partida, com a possibilidade do primeiro finalista já ser conhecido, o Flamengo fará a sua despedida do Rio de Janeiro nesta edição, já que, mesmo que vença, vire a série em São José no jogo cinco e chegue à decisão, já sabe-se que a final não será disputada na cidade maravilhosa, já que vai ser decidida em jogo único, na casa do time de melhor campanha entre os finalistas, o que não é o caso do Flamengo, já que Brasília e Pinheiros tiveram campanha superiores na fase de classificação.


Se despedir da torcida com um bom resultado, é com esse espírito que o Flamengo vai enfrentar o São José, às 21h15, querendo levar a decisão para o jogo cinco e, dentro da casa do adversário, repetir o feito da fase anterior e conseguir vencer, para voltar a disputar uma final, o que não acontece desde a temporada 2009/2010.


Duelo entre os americanos David Jackson (com a bola) e Andre Laws
é um ingrediente a mais para o confronto
Um fator que irá contar como motivação, além da torcida, é claro, são às últimas atuações dentro de casa, quando impôs um ritmo muito forte na defesa e fez adversários como o Uberlândia e o próprio São José, no jogo um, não conseguirem render bem no ataque.


Em contra partida, o time comandado por Régis Marrelli quer superar os erros cometidos naquele encontro e não deixar a primeira chance de chegar à final escapar, fazendo da despedida do Flamengo, não só uma despedida da torcida, mas também do campeonato.


Além do confronto para ver quem avança, também está em jogo o posto de cestinha da temporada, que atualmente é de Murilo Becker, com médias de 20.45 pontos, sendo seguido de perto por Marcelinho Machado, cestinha das três primeiras temporadas e, que nesse ano, está com 20.40 pontos por confronto.


Nos nove encontros entre Marcelinho e Murilo, na história do Novo Basquete Brasil, o flamenguista leva a melhor, com médias de 23.89 pontos, contra 16.67 do pivô joseense.

Nenhum comentário: