terça-feira, 8 de maio de 2012

Brasília, Flamengo e Joinville podem se classificar para a semifinal hoje

Atual bi-campeão do Novo Basquete Brasil, a equipe do Brasília recebeu o Bauru, na noite dessa segunda-feira. Com a vantagem de ter vencido o jogo 1 fora de casa, o time do Distrito Federal novamente não deu chances para os paulistas, fazendo um belíssimo segundo tempo, para fechar o placar em 90 a 78, abrindo dois a zero na série melhor de cinco.


Alex Garcia teve uma noite inspirada
Os donos da casa foram comandados por Alex Garcia (foto acima), que anotou 24 pontos, com o excelente aproveitamento de 4-6 nas bolas de três (todas no segundo período) e 4-5 nos arremessos de dois pontos e nos lances livres, sendo assim o jogador mais eficiente da noite, com +34. O ala do Brasília e da seleção brasileira ainda pegou mais sete rebotes e distribuiu cinco assistências, para não deixar dúvidas de que ele foi o cara da rodada.


A partida foi para o intervalo com equilíbrio no marcador, que apontava 45 pontos para os mandantes e 41 para os visitantes. Mas, logo a volta para o terceiro período, Bauru se perdeu, assistindo o Brasília se impor em quadra e ir para o quarto período com 10 pontos de vantagem, isso porque o armador norte-americano Larry Taylor, que terminou o jogo com 19 pontos e 11 rebotes e o também americano Jeff Agba, conseguiram manter a equipe bauruense viva na partida, tendo feito 16 pontos dos 22 que os paulistas conseguiram anotar após o intervalo.


Nos 10 minutos finais não teve nem Larry Taylor e nem Jeff Agba que conseguisse parar os comandados de José Vidal, que chegaram a estar na frente por 20 pontos de diferença, fechando a partida com tranquilidade.


Agora, sem descanso, os dois times voltam a se enfrentar hoje, às 21h, novamente em Brasília, com a equipe da casa podendo aplicar uma varrida no time do treinador Guerrinha e confirmar a sua quarta participação em semifinais de NBB, não ficando de fora nenhuma vez.


Quem também pode conseguir a vaga na noite dessa terça-feira são às equipes do Flamengo e do Joinville.


No jogo de abertura da rodada, que acontecerá às 19h, o Joinville vai receber o Pinheiros, que está perdendo a série por 2 a 1 e, com a vitória no jogo três, em São Paulo, acabou evitando a vergonhosa eliminação por 3 x 0. Vergonhosa porque o time de Cláudio Mortari é, ou era, um dos grandes favoritos ao título, tendo liderando a fase de classificação por grande parte do campeonato, acabando com a segunda melhor campanha, com 21 vitórias em 28 jogos, enquanto o time de Santa Catarina teve modestos 14-14, ficando na oitava colocação.


O jogo três foi disputado, inclusive com chances claras de acabar ali mesmo, em caso de vitória do Joinville. Por tudo que vem fazendo na série, agora a situação deu uma invertida, já que, além de vir apresentando um excelente basquete, liderado por Kojo Mensah e estar apenas uma vitória da classificação, contará também com o fator casa, onde sua torcida sempre marca presença em bom público e o time costuma corresponder, não tendo perdido nenhum jogo de playoffs nessa temporada, dos quatro que já disputou.


Caso o bom resultado venha para o Joinville, essa será a segunda vez que o time do sul chega a fase semifinal, repetindo o feito da temporada 2008/2009, na estréia da liga. Nas duas últimas edições, a equipe foi eliminada nas quartas de final.


Além desse feito, já teremos a primeira semifinal definida, já que o São José, time de melhor campanha na fase de classificação, sempre terá o direito de enfrentar o pior time qualificado, nesse caso, os catarinense.


A classificação para o Flamengo também pode sair na noite de hoje. Vencendo a série por 2 a 1, os cariocas tiveram a oportunidade de varrer o Uberlândia na última terça-feira, mas, mesmo jogando em casa, não conseguiu aproveitar a chance, perdendo por 77 a 60, em uma noite de pouca produtividade ofensiva, já que o rubro-negro carioca teve o péssimo aproveitamento de 23% na linha de três pontos, acertando 5-22, liderado por Marcelinho Machado, considerado um especialista no assunto. O capitão do Flamengo teve um acerto em 10 tentativas.


Agora a missão de conseguir a vaga antecipada terá que ser decidida lá em Uberlândia, no confronto que acontecerá às 20h.


O time carioca vive uma "sinuca de bico", afinal, vencendo está classificado, mas, em caso de derrota, vê a série que estava praticamente vencida ficar empatada em dois iguais, voltando para o Rio de Janeiro para a disputa do último jogo, que será sob muita pressão para os donos da casa. Isso o Flamengo quer evitar, mas, para o Uberlândia, esse cenário seria perfeito para tentar desbancar uma das equipes mais tradicionais do país. 

Nenhum comentário: