sábado, 10 de setembro de 2011

10 de setembro de 2011: O dia "D" para o basquete brasileiro

Depois de quase dois meses de preparação e mais 8 jogos já pelo torneio continental, chegou o grande momento. A seleção brasileira masculina enfrenta hoje, às 19:00 a República Dominicana valendo a tão sonhada vaga nas olimpíadas de Londres, no ano que vem. Se o Brasil tenta voltar a competição após 15 anos de espera, os dominicanos tentam fazer história e querem chegar pela primeira vez no torneio mais importante do basquete mundial.


Giovannoni contra Villanueva. Jogo pela primeira fase
Apesar de seu treinador ter declarado que eles são os grandes azarões, é bom o Brasil ficar ligado e entrar com a mesma garra e vontade que tem tido ultimamente, afinal eles tem Al Horford, Charlie Villanueva, Francisco Garcia e a revelação do pré-olímpico; Jack Martinez, além de serem a única seleção que conseguiu derrotar os brasileiros. É bem verdade que foi um jogo atípico, com Marcelinho Huertas desperdiçando 10 bolas e o time todo jogando mal, mas não podemos confiar que foi apenas um dia ruim, temos que respeitá-los dentro de quadra, mas o nosso jogo é superior ao deles, logo, temos que tomar a iniciativa.


O principal armador da nossa seleção diz que não está sentindo a pressão do jogo. Pelo menos nas palavras.


"Ninguém está carregando esse peso, todo mundo está confiante, e não tem nenhum tipo de pressão para cima da gente. Não podemos ficar preocupados com o passado, e sim pensar no presente. São mais de dois meses de trabalho, e tenho certeza de que vamos ser bem recompensados com uma boa vitória no sábado. É importante para a imagem de todos nós, para o esporte brasileiro, para a criançada que está crescendo. Muita gente hoje bota fé no Brasil. É legal ter esse resgate do basquete brasileiro como um esporte de elite", declarou.


Na primeira fase, quando enfrentamos os dominicanos pela terceira rodada, os nossos principais jogadores foram: Marquinhos, com 18 pontos, Tiago Splitter, com um duplo-duplo (16 pontos e 10 rebotes) e Marcelinho Huertas, que apesar dos 10 desperdícios de bola, deu 5 assistências,  pegou 3 rebotes e anotou 16 pontos. Pelo lado adversário, os principais jogadores foram: Al Horford, com 22 pontos, Jack Martinez, pegando 10 rebotes e fazendo 10 pontos e Luis Flores, dando 5 assistências e contabilizando 10 pontos. 


É bem verdade que saímos perdedores desse confronto, mas se pararmos pra pensar, fizemos um jogo ruim, talvez o nosso pior no torneio e mesmo assim perdemos por apenas 5 pontos de diferença; 79 a 74. Isso é um bom sinal!


Estou muito confiante quanto a nossa classificação, alias, confiante deste a fase de preparação. Hoje é o dia "D" para o basquete brasileiro. Que Deus esteja conosco, que nossos jogadores consigam desenvolver bem o seu jogo para acabar com essa angústia e finalmente podermos dizer que somos um time olímpico.


Boa sorte Brasil!

Nenhum comentário: