sexta-feira, 1 de junho de 2012

São José x Brasília: Uma final que promete ser histórica

Aqui estou eu para finalmente falar da grande decisão do Novo Basquete Brasil, que em sua quarta edição, irá realizar a primeira final em jogo único, neste sábado, às 10h, em Mogi das Cruzes, fugindo do tradicional e mais emocionante série em cinco jogos. A finalíssima terá ingredientes para fazer de São José e Brasília, uma decisão inesquecível. 


Alex, Nezinho e Giovannoni formam um dos
trios mais fortes do basquete brasileiro
Juntos há três temporadas, Alex Garcia, Nezinho e Guilherme Giovannoni vão em busca do terceiro título seguido, já Dedé, do São José, quer se vingar da derrota do ano passado, quando defendia o Franca e levantar o seu primeiro troféu de campeão. Arthur, ala do time candango, sabe muito bem o que é isso. O jogador da seleção brasileira vai em busca do seu quinto título nacional, na partida que marcará a sua oitava aparição em finais de brasileiro, sendo essa a sétima final de maneira seguida. Realmente, um fato histórico para o jogador.


Esse grande confronto marcará também o duelo entre Alex Garcia, eleito o melhor marcador nas três primeiras edições e Andre Laws, que se dedica muito defensivamente e está na lista dos indicados ao prêmio de melhor defensor da temporada.


Apesar do domínio brasiliense nos últimos anos, não coloco a mão no fogo para apostar quem será o grande vencedor da temporada 2011/2012, isso por que o São José vem de uma temporada espetacular, quando foi vice-campeão do campeonato paulista, disputando a decisão com vários jogadores machucados e, no NBB4, faz a sua melhor campanha da história, contando com um jogo muito coletivo, que faz os comandados de Régis Marrelli figurarem como o melhor ataque da competição, com médias de 92,8 pontos, tendo o melhor aproveitamento de dois e três pontos. São José é também a equipe que mais dá assistências, com médias de 17,8 pontos e que mais bloqueia, com 3,2 tocos em média, por partida.


Depois de vencer o Flamengo, São José vai tentar destronar
o Brasília, atual bi-campeão
Foto:Antonio Basílio/PMSJC
No confronto direto, quem leva a melhor é o Brasília, que venceu seis dos oito jogos já disputados entre as duas equipes. Mas é daí? Lembram que até o início dessa temporada o São José nunca tinha vencido o Flamengo na história da competição? Pois bem, venceu na fase de classificação, dentro do ginásio do Tijuca Tênis Clube e voltou a levar a melhor na fase semifinal, vencendo a série por 3 a 2.


Pra mim não há favoritos para essa decisão. No NBB4, chegou à final realmente às duas melhores equipes, que possuem vários jogadores que figuram entre os que jogam em altíssimo nível aqui no Brasil e com sistemas de jogo de bem definidos, apesar do Brasília adotar um estilo de jogo um pouco arriscado, é verdade, buscando muito contra-ataque e jogadas em velocidade, o que faz com que a equipe tenha um alto índice de perdas de bolas.


Essa será, sem dúvida, mais uma grande final, de um grande campeonato, que não canso de falar que cresce a passos largos.


Boa sorte ao São José e boa sorte ao Brasília. Que vença o melhor.

Nenhum comentário: