quinta-feira, 14 de junho de 2012

Fugir do óbvio é uma boa alternativa para o Miami Heat tentar vencer hoje

O que você, o Oklahoma City Thunder e todo mundo esperava ver do Miami Heat nos primeiros minutos do jogo 1? Eu esperava ver LeBron James e Dwyane Wade indo pra dentro, chamando a responsabilidade e deixando a defesa do OKC louca, como todo mundo esperava ver. Muito óbvio, não?


Chalmers pode desequilibrar com bolas de 3 pontos
O início foi diferente. O Heat entrou em quadra rodando bem a bola e sem forçar muitas jogadas, tendo excelentes opções de arremessos com Shane Battier, que acertou os seus três primeiros chutes de três pontos e Mario Chalmers (foto), com dois acertos em três tentativas de três pontos, fazendo 8 pontos em 9:58 minutos jogados no primeiro período, enquanto LeBron e Wade contribuíram com 4 pontos cada um.


Esse jogo, somado aos 10 pontos e três roubos de bola de "The King", no período seguinte, fizeram o Miami Heat ser o dono da partida, chegando a abrir 13 pontos de diferença. Jogo perfeito, fugindo do óbvio, fazendo a defesa do Oklahoma City Thunder ficar sem saber se marcava LeBron, Wade, Battier ou Chalmers.


A equipe da Flórida tinha achado o caminho, a fórmula para derrotar o único time invicto em casa nesses playoffs. Mas, após o intervalo, o óbvio apareceu, com Wade, muito mal no jogo, terminando com 7-19FG e LeBron James, ficando mais com a bola do que a distribuindo, facilitando o trabalho do Thunder, que só cercava e esperava o adversário trocar passes longe da cesta para alguém, em determinado momento, fazer um arremesso de média distância, que não dava certo.


A dupla Battier  e Chalmers, que foram para o intervalo com 23 pontos (Battier 13 + 10 de Chalmers), não viram a cor da bola nos dois períodos seguintes, com Battier chutando somente mais três bolas, acertando uma e Chalmers convertendo a única tentativa depois do intervalo, isso porque o previsível foi a grande aposta do Heat nos dois últimos quartos.


Trio de Miami não quer amargar o segundo vice-campeonato seguido
Estava decretado então a perda o fator surpresa, transformando duas importantes armas da equipe em apenas mais dois dentro de quadra após. A dupla teve seis pontos, número praticamente insignificante diante dos 23 pontos nos dois primeiros períodos.


Se quiser vencer hoje, o Heat terá que contar com boas atuações de LeBron e Wade. Mas, isso todo mundo já espera e, com certeza, Scott Brooks já virá com uma antídoto contra a dupla, que ultimamente têm sido uma "dupla de um", já que o camisa #3 de Miami têm jogado muito abaixo do que pode render.


O que fazer então? Mudar, não fazer o óbvio, aproveitar a boa fase ofensiva de Shane Battier, que como todos sabem, foi contratado por sua especialidade defensiva. 


Cadê o James Jones, que nem entrou no jogo um? Pow, o cara tem uma mão calibrada de três pontos. 


Fazer o diferente, surpreender o Thunder, surpreender à todos: é isso que a torcida do Heat espera na noite de hoje. Claro que não estou faltando de uma mudança radical, afinal, esse tipo de jogo levou Miami Heat à segunda final de NBA seguida. Mas, parar de fazer o óbvio, acreditar mais no elenco, é o mínimo que se espera logo mais.

Nenhum comentário: