quinta-feira, 14 de junho de 2012

Sem NBA, Neymar foi a grande jovem estrela da noite

Quarta-feira foi dia de basquete, com Real Madrid e Barcelona se enfrentando no jogo 4 da final da Liga ACB e alguns amistosos, como Jamaica e México, mas, hoje, nada de NBA, nada de Kevin Durant em quadra.

Mesmo sem Oklahoma City Thunder e Miami Heat se enfrentando, uma jovem estrela poderia brilhar na noite esportiva. Do outro lado de continente, jogando um esporte onde usar às mãos é proibido, a não ser que seja o goleiro, Neymar tinha tudo para levar o Santos à vitória contra o Corinthians, no primeiro jogo da semifinal da libertadores. Mas quem acabou brilhando mesmo foi o time visitante, que mesmo dentro da Vila Belmiro (péssimo local para uma semifinal de libertadores) mostrou ser mais time, vencendo por um a zero, com um golaço de Emerson.

Durant e Neymar, duas jovens promessas do esporte mundial
Calma, o Planeta Cesta não virou um blog sobre futebol. Estou fazendo esse post porque, assistindo a partida, cheguei a conclusão que Santos e Oklahoma City Thunder são dois times bem parecidos, apesar de estarmos falando de esportes diferentes.

Os dois têm um elenco jovem, comandado por uma promessa. Neymar e Durant, grandes atrativos de ambas equipes, têm fiéis escudeiros, com o brasileiro dividindo os holofotes com Ganso e o americano com Russell Westbrook.

São duas equipes lideradas por uma garotada, mas que possuem mais experiência do que alguns, ou muitos, jogadores veteranos. Neymar e Ganso, da seleção brasileira, já sabem a sensação que é conquistar a competição mais importante do continente, enquanto Durant e Russell Westbrook já comemoram um título de campeão mundial, junto com os Estados Unidos, no Mundial da Turquia, dois anos atrás.

Santos tem Elano, OKC tem Derek Fisher, dois jogadores rodados, que são grandes referências no quesito experiência, podendo desequilibrar no momento que às jovens estrelas estiverem sentindo um pouco a pressão.

No banco, segurando as pranchetas e desenhando os esquemas táticos, Muricy Ramalho, 56 anos e Scott Brooks, 46 anos. O treinador do Santos é dez anos mais velho que o comandante do Oklahoma City Thunder, mas para treinador, não pode ser considerado velho.

São dois times ousados, que vão pra dentro, gostam de jogar na velocidade, como toda molecada com talento.

Até agora, a maior diferença entre esses dois times e seus dois principais jogadores, nessas séries decisivas, é que o Santos saiu atrás e Neymar não teve uma boa atuação, enquanto o Thunder fez bem o papel de casa, vencendo por 105 a 94 e Kevin Durant brilhou.

Para Neymar, resta apenas um jogo para tentar fazer a diferença, para Durant, no mínimo mais três, para nossa alegria.

Neymar e Kevin Durant, dois jovens atletas fora de série, com responsabilidades de um veterano. A maior diferença entre os dois? O cabelo, talvez? Sim, pode ser. Mas, falando sério, a maior diferença é que Neymar, por enquanto, brilha em campeonatos não muito fortes tecnicamente, enquanto Durant já desafia gigantes.


Se Santos e OKC são times parecidos, Corinthians e Miami Heat também tem às suas igualdades: Ambos sonham com essas conquistas, montam times de ponta, mas morrem na praia. Esse pode ser o ano da mudança!


OBS: Quando me refiro ao Corinthians, digo historicamente. Ao Heat, depois que montou esse trio de ferro.

Nenhum comentário: