sexta-feira, 15 de junho de 2012

No Brasil, seleção masculina sub-18 tem a chance de dar o troco nos Estados Unidos

Como eu já havia falado ontem, a Copa América masculina sub-18 começa neste sábado e vai até a próxima quarta-feira, acontecendo na pacata cidade de São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais.


Equipe comemora o aniversário do armador Deryk,
que completou 18 anos na última quinta-feira
foto: CBB/Divulgação
Depois dos Estados Unidos ter sediado duas edições e a argentina ter sediado uma nas três últimas vezes, chegou a hora do Brasil receber os atletas que poderão ser destaques futuramente, com a seleção canarinha, comandada por Demétrius, treinador do Limeira no Novo Basquete Brasil, contando com a recente escrita de que o dono da casa é que fatura o prêmio. Foi assim em 2006, quando os Estados Unidos levaram a medalha de ouro, em 2008, com a Argentina subindo no lugar mais alto do pódio e em 2010, quando o Estados Unidos voltou a conquistar o caneco.


Além do recente bom retrospecto do time mandante, a seleção brasileira vai para essa disputa com a moral de ter conseguido a medalha de prata na última edição, realizada em San Antonio, no Texas. Naquela ocasião tínhamos Cristiano Felício, Raulzinho Neto, Davi Rossetto, Bruno Irigoyen, Lucas Bebê e Felipe Taddei como os nomes de maior destaque na campanha de quatro vitórias em cinco jogos, caindo para os donos da casa, na final, por 78 a 81, na partida que teve nada mais nada menos que Kyrie Irving como cestinha, com 21 pontos. Além de comandar a pontuação, o atual jogador do Cleveland Cavaliers, eleito o melhor calouro do ano, teve mais 10 rebotes e 5 assistências.


Naquele jogo, que foi disputado no dia 30 de junho de 2010, tivemos grandes chances de sair com o título, mas uma desvantagem de 8 pontos (23 a 15) no último período, acabou com o sonho da nossa garotada.


Agora, dois anos depois, vamos lutar para chegar em mais uma decisão, para quem sabe, diante da nossa torcida, conquistarmos o nosso primeiro título da Copa América na categoria.


Confira os grupos e os horários dos confrontos:


Grupo A: Brasil, Estados Unidos, Ilhas Virgens e México.


Grupo B: Canadá, Argentina, Colômbia e Porto Rico.


Os dois melhores de cada grupo avançam na competição.


Confrontos:


Dia 16 (sábado):


14h - Estados Unidos x Ilhas Virgens
16h - Canadá x Porto Rico
18h - Brasil x México
20h - Argentina x Colômbia


Dia 17 (domingo):


14h - México x Estados Unidos
16h - Porto Rico x Argentina
18h - Ilhas Virgens x Brasil
20h - Colômbia x Canadá


Dia 18 (segunda):


14h - Ilhas Virgens x México
16h - Canadá x Argentina
18h - Brasil x Estados Unidos
20h - Colômbia x Porto Rico

Dia 19 (terça):

14h - Disputa de 5° ao 8°
16h - Disputa de 5° ao 8°
18h - Semifinal 1
20h - Semifinal 2

Dia 20 (quarta):

14h - Disputa 7° e 8
16h - Disputa 5° e 6°
18h - Disputa 3° e 4°
20h - Final

Como percebemos, se tudo correr dentro da normalidade, o último dia da fase grupos será para definir quem será o primeiro do grupo A: Brasil ou Estados Unidos. Repito: Se tudo correr dentro da normalidade.

Boa sorte aos garotos do Brasil!

Nenhum comentário: