quarta-feira, 27 de junho de 2012

Com a final da Libertadores, será que o público comparecerá para o jogo do Brasil?

Hoje à noite, às 21h30, a seleção brasileira fará o seu segundo amistoso preparatório para os Jogos Olímpicos de Londres, encarando a Nigéria, na segunda rodada do Torneio Eletrobras de Basquete, que está sendo disputado na cidade de São Carlos, interior de São Paulo.


É claro que os horários já estavam planejados há algum tempo e ninguém poderia imaginar que, nesse exato momento, o Corinthians, que possui uma das maiores torcidas do Brasil, estará fazendo uma partida histórica, disputando o seu primeiro jogo de uma final de Libertadores, a competição mais importante do continente americano, só isso. 


"Vai ser complicado isso, né? Vou tentar correr para ver se pego pelo menos o finzinho do jogo. Uma pena que seja no mesmo horário" - declarou Nezinho ao site do jornal Lance, que fez uma matéria sobre o assunto, como você pode conferir clicando aqui.



Se não fosse o Corinthians, seria o Santos, o que daria uma repercussão menor, mas, ainda sim, afetaria o público presente no ginásio de São Carlos, afinal, o torneio está sendo disputado no Estado dessas equipes.


Não sei o que a CBB pretende em não modificar o horário de jogo, colocando-o para 19h, por exemplo e adiantando também o confronto entre Grécia e Nova Zelândia, que está marcado para o horário citado acima. 


Ontem à noite, quando vencemos a Nova Zelândia por 73 a 49, a torcida não compareceu em bom número, aliás, ficou muito a quem do que essa equipe merece, afinal, esse é o time olímpico, o time principal, que conta com as nossas maiores estrelas da modalidade. Logo mais, esse cenário deve se repetir, muito por conta da tal final de Libertadores e o pior, a audiência do canal responsável pela transmissão deverá ser afetada, ou seja, pouco público no ginásio e menos pessoas vendo pela TV, tudo por conta do futebol, o esporte número um do nosso país.


É claro que o que vale é o Brasil em quadra e uma boa apresentação, afinal, o basquete não tem que se preocupar com jogos de outras modalidades, mas, pelo menos na minha visão, a torcida é um fator muito importante, não só na nossa preparação para Londres, mas também para o ressurgimento do basquete, pois não importa somente os resultados, se não for amado, não tiver uma proximidade com o público, não terá carinho por parte das mesma, não terá o seu lugar destinado no coração dos brasileiros, o que o basquete tanto precisa reaver.


Essa é uma chance raríssima de podermos acompanhar, em nosso território, os nossos melhores jogadores. Começou estranho, com um torneio sendo disputado no interior. Se fosse em Franca, tudo bem, mas São Carlos não se mostra um ponto atrativo para o basquete. Agora, um jogo no mesmo horário da final da Libertadores, quando o Brasil se dividirá em dois: os que torcerão para o Corinthians e os que torcerão contra.


Onde o jogo do Brasil se encaixará nisso tudo?

Nenhum comentário: