sábado, 16 de junho de 2012

Shane Battier: O gatilho de 3 pontos dessa final

Em uma decisão repleta de estrelas, como Kevin Durant, LeBron James e Dwyane Wade, era de se imaginar que o gatilho de três pontos das finais da NBA fosse de um desses três jogadores. Mas, depois de duas partidas disputadas, Shane Battier, especialista em defesa, é o jogador que mais bolas de três já matou até agora, com nove acertos, um a mais do que Kevin Durant. 


A diferença de Shane Battier (foto) para Kevin Durant está na porcentagem. O camisa #35 do Thunder tem 8 bolas em 18 tentativas, dez delas no jogo dois, quando converteu 4 bolas. Transformando em percentual de acerto, temos  44,4% para Durant, enquanto Shane Battier está com impressionantes nove bolas em 13 tentativas, tendo 69%, números excelentes para qualquer jogador, principalmente se esse tipo de arremesso não for o seu "prato principal". Desde o início de sua carreira profissional, na temporada 2001-2002, Battier, nas 832 vezes que entrou em quadra, tentou 3.3 bolas de três, acertando 1.3 delas, em média, tendo 38.2% de suas tentativas sendo transformadas em cestas. 


Nessa temporada a sua média caiu, sendo 33.9% bolas convertidas na temporada regular e 37.1% de acerto nos playoffs. Mas, na série contra o Thunder, quando teve 4-6 no jogo um e 5-7 no jogo dois, o jogador do Miami Heat teve 66.7% e 71.4% de acertos, respectivamente. Somando essa boa pontaria nas finais da NBA com as 4 bolas em nove tentativas no jogo do título do leste, contra o Boston Celtics, Battier chegou a sua terceira partida seguida com 10 pontos ou mais, (12+17+17) fato que aconteceu pela última vez na temporada passada, quando ainda atuava pelo Houston Rockets (depois se transferiu para o Memphis Grizzlies, onde fez 23 jogos na temporada passada), fazendo 19 pontos contra o Minnesota Timberwolves, na vitória do seu time por 129 a 125. Nos dois confrontos seguintes foram 10 pontos contra Los Angeles Clippers e Dallas Mavericks, quando o time do Texas teve a única derrota nessa boa série ofensiva do jogador. Os referidos jogos aconteceram nos dias 24, 26 e 27 de janeiro de 2011. 


Nas 36 partidas que já fez contra o Oklahoma City Thunder em toda carreira, ele acumula média de 9.4 pontos, com 31.9% na linha de três pontos, números inferiores aos dois últimos jogos, quando, além da média de acertos já citada acima, está com média de 17 pontos, repetindo a pontuação nos dois confrontos.


Defender bem é o ponto forte do camisa #31
do Miami Heat
Essa é uma boa notícia para a torcida do Miami Heat, que não esperava, pelo menos se tratando de Shane Battier, ter mais uma excelente peça para atacar o Oklahoma City Thunder, principalmente se essa peça estiver fazendo o seu jogo fora do garrafão, já que o adversário dos comandados de Erik Spoelstra tem Serge Ibaka e Kendrick Perkins, dois grandes marcadores dentro da área pintada.


Se você, torcedor do Heat, ainda acha que poderia ser melhor, tudo bem, vamos lá. Essas atuações de Battier foram fora de casa, agora, o time de Miami fará três apresentações seguidas diante de seus torcedores. Bem ou mal, a chance de um jogador atuar melhor em casa é maior, onde ele já está acostumado a treinar, já tem seus pontos de referências bem definidos e poderá contar com o fator torcida, sempre agradável nessas horas.


Os próximos três jogos da final da NBA serão nos dias 17 (domingo), 19 (terça) e 21 (quinta), data na qual poderá marcar o título do Miami Heat, caso não deixe Oklahoma City Thunder roubar o seu mando de quadra. Vamos aguardar e ver se a boa fase de Shane Battier no ataque continua ou se Scott Brooks conseguirá dar um jeito de parar o adversário.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nao costumo comentar, mas tudo que eu leio aqui é de qualidade.


Parabéns!

Felipe Piazentin disse...

Opa, vlw "anônimo" rsrs

Abraços