quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A bola vai subir para o Campeonato Paulista

Acabou a espera, fãs do basquete brasileiro. Nesta quinta-feira vai ser dada a largada para o estadual mais disputado e de maior alto nível técnico dentro do país: o Campeonato Paulista, que terá o basquete feminino, com o clássico entre São José e Santo André, atual campeão, abrindo a competição, às 19h15. Na sequência, às 21h15, o time masculino do São José vai enfrentar o Mogi das Cruzes, com transmissão do canal ESPN Brasil. Ambos os confrontos serão realizados na cidade de São José dos Campos.

A equipe feminina do São José se reforçou bastante para essa temporada, trazendo, inclusive, a armadora cubana Ariadna e a pivô da seleção brasileira Nádia, que defendiam o Santo André na temporada passada. Os outros reforços foram as pivôs Geisa Oliveira, que estava atuando na Espanha e Flávia Luiza, que estava no basquete português.

Fechando o assunto do feminino e indo para o masculino, essa temporada promete, com alguns clubes paulistas mantendo a boa base da temporada passada, como São José e Bauru e outros sofrendo várias mudanças, como a equipe do Franca, do Paulistano, que reforçou bem seu garrafão e do Pinheiros, atual campeão.

A dupla Murilo e Fúlvio continua em São José
No São José, o elenco que foi vice-campeão estadual e brasileiro na temporada passada teve a sua base mantida, perdendo somente  o armador Ricardo Fischer, que foi para o Paschoalotto/Bauru B.T., o pivô Paulão, que acertou com o Internacional/Prefeitura de Santos, e o ala/armador Matheus, que seguiu para o Fortaleza. Em compensação, o ala/armador Luís Lemes (ex-Joinville-SC), o pivô Deivisson (ex-Araraquara), o ala/armador Icaro (ex-Corinthians-RS) e o pivô Eric (ex-Paulistano) estão chegando para fazer parte do time comandado por Régis Marrelli, que na minha opinião foi um dos melhores treinadores do NBB passado.

Em Franca reformulação total. Mudou diretoria, time, treinador e até mesmo o logo da equipe.

Se reforçando muito tempo após a temporada ruim que teve nos campeonatos passados, Franca, que agora é treinado por Lula Ferreira, que dispensa apresentações, se der liga, com as chegadas de Juan Pablo Figueroa (Pinheiros), Cauê Borges (Minas), Teichmann (Flamengo), Ricardo Zanini (Our Lady of the Lake/EUA), Jhonatan Luz (Limeira), Zezão (Joinville) e Jefferson Socas (Real Madrid/Espanha), que irão se juntar à Léo Meindl, Felipe Taddei, Lucas Mariano e Vuk Ivanovic, que permanecerão na equipe, pode entrar no bolo dos times favoritos.

Paulistano foi outra equipe que se reforçou e bem para a temporada. O treinador Gustavo de Conti (foto), recebeu os reforços de Ricardo Andreotti (Universidade de South Dakota/EUA), Toyloy (Limeira), Wagner (Flamengo) e Manteguinha (Tijuca). Manteguinha fez um belo NBB4 pelo Tijuca, mas, ao meu ver, os melhores reforços foram Wagner e Toyloy, que vão dar mais consistência para o garrafão do time da capital.

Falando em time da capital, o Pinheiros, atual campeão, perdeu Marquinhos e Olivinha, que foram para o Flamengo, Renato, que foi para o Minas e Figueroa, que foi para o Franca. Esses quatro jogadores eram importantíssimos no esquema de Cláudio Mortari e a saída deles pode fazer com que o treinador tenha dores de cabeça, ainda mais por que Shamell está machucado, tendo rompido o tendão de  Aquiles nos playoffs do NBB4, tendo previsão de volta para novembro.

Mas nem tudo no Pinheiros é ruim. O time trouxe o norte-americano Joe Smith (ala - ex-La Unión de Formosa/Argentina), André Bambu (pivô - ex-Limeira), o paraguaio Guillermo Araujo (pivô - ex-Paulistano), Márcio Dornelles (ala - ex-Franca) e Fernando Penna (armador - ex-Franca).

Esses quatro times citados acima, na minha opinião, largam na frente dos demais na conquista do título.

Nenhum comentário: