domingo, 12 de agosto de 2012

Em um jogão de bola, EUA conquista o segundo ouro seguido em cima dos espanhóis

Foi um grande jogo de basquete, como todos poderíamos imaginar, afinal, estamos falando de uma final olímpica. Porém, confesso que o jogo equilibrado que a Espanha conseguiu fazer durante toda a partida me surpreendeu, já que, apesar de estarmos falando da segunda seleção no ranking da FIBA, estamos falando também de um time e uma comissão técnica que estavam com medo de enfrentar os Estados Unidos antes da final, final essa que a Espanha só marcou presença justamente por que foi covarde contra o Brasil, perdendo a partida para poder ter uma vida mais tranquila e enfrentar Kevin Durant e companhia apenas na disputa pela medalha de ouro.

O placar terminou 107 a 100 para os americanos, que novamente levaram a melhor em cima do time comandado por Sergio Scariolo depois de terem conseguido uma vitória na final olímpica nos Jogos de Pequim, em 2008. Com essa conquista, o "Dream Team" subiu ao lugar mais alto do pódio pela 14° vez em toda a história da competição; A quinta nas últimas seis vezes que os Jogos Olímpicos foram disputados. Seleção melhor que essa nos dias de hoje, somente o selecionado americano feminino, que ontem conquistou o seu quinto ouro invicto seguido e não perde uma partida olímpica desde o dia 05 de agosto de 1992.

Kevin Durant, esse garoto sensacional, e que tem tudo para se tornar um dos mais jogadores do todos os tempos, novamente chamou a responsabilidade, anotando 30 pontos e pegando nove rebotes. Junto com LeBron James, que também teve um papel fundamental ofensivamente na partida de hoje, com 19 pontos e sete rebotes, sendo três ofensivos e mais quatro assistências, os Estados Unidos conseguiu neutralizar a dupla Navarro e Pau Gasol. O primeiro, que esteve inspiradíssimo, principalmente no início de partida, fazendo 12 dos 16 primeiros pontos da equipe espanhola, terminou com 21 pontos, dois rebotes e duas assistências. Pau Gasol, que jogou muito nessas olimpíadas, fez 24 pontos, pegou oito rebotes e distribuiu sete assistências, mas não conseguiu evitar a terceira derrota espanhola em três finais de Jogos Olímpicos. Com uma grande olimpíada, fica a expectativa dos torcedores do Los Angeles Lakers para que Gasol volte a jogar tudo o que sabe também no melhor basquete do mundo.

Enfim, foi uma grande partida, uma das melhores dos últimos anos. E para variar, os Estados Unidos segue sendo o time a ser batido.

Nenhum comentário: