quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Estados Unidos vai em busca do quinto ouro seguido no feminino

Mais uma vez a seleção norte-americana foi o algoz das australianas nos Jogos Olímpicos, dessa vez vencendo na fase semifinal, por 86 a 73, ganhando o direito de disputar a sua quinta final olímpica seguida e conquistar o seu quinto ouro seguido. Se isso acontecer, as americanas irão subir no lugar mais alto do pódio sete vezes em dez edições já realizadas, sendo que os Estados Unidos não participou dos Jogos de 1980, em Moscou, boicotando a União Soviética. 

Nas quatro primeiras ocasiões, os títulos vieram em cima do Brasil, em Atlanta-1996 e Austrália, em Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008. Agora, a seleção desafiante na decisão será a França, que em sua segunda participação olímpica chega pela primeira vez na decisão, após derrotar a forte seleção da Rússia por 81 a 64.

Ver as francesas na final é até uma surpresa, afinal, o basquete feminino francês não possui muita tradição em olimpíadas. Mas a França vem confiante para essa decisão, que acontecerá no próximo sábado, às 17h. Essa será a final entre equipes invictas na competição.

Favoritíssimas para mais uma conquista, além da quinta medalha de ouro seguida, as americanas podem manter a tradição de sempre terem conquistado o ouro de forma invicta, vencendo pela primeira vez nos Jogos de Los Angeles-1984, com uma campanha de seis jogos e nenhuma derrota. Quatro anos depois o ouro veio com cinco triunfos em cinco partidas, nos Jogos de Seul; Perdendo os Jogos de Barcelona-1992, os Estados Unidos voltaram a conquistar o ouro quatro anos mais tarde, em Atlanta, vencendo os oito jogos a que teve direito, voltando a repetir o feito em Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008.

Resta a seleção da França fazer história e tentar quebrar a sequência de vitórias dos Estados Unidos, que já dura 20 anos, com 33 vitórias em 33 confrontos. A última derrota olímpica da seleção feminina americana foi no dia 05 de agosto de 1992, perdendo para um selecionado que reunia às melhores jogadoras de toda a Europa, por 79 a 73.

E aí, será que dá para a França ou esse título já está nas mãos das americanas?

Nenhum comentário: