domingo, 5 de agosto de 2012

Na despedida de Adrianinha, Brasil evita vexame maior e consegue igualar a sua pior campanha olímpica na história

Após quatro olimpíadas, Adrianinha se aposenta da seleção
Se a seleção feminina merecia se despedir dos Jogos Olímpicos com vitória eu não sei, afinal, o nível do nosso basquete no feminino está muito ruim, mas o bom resultado contra a Grã-Bretanha, vencendo por 78 a 66, pelo menos deu um "final feliz" na trajetória da armadora Adrianinha com o selecionado nacional. Vestindo a amarelinha pela última vez na carreira, a jogadora, que defendeu às cores do Brasil por 15 anos, tendo participado de quatro olimpíadas, conseguindo o bronze em Sydney-2000, fez uma baita partida, terminando com 15 pontos, quatro rebotes, 12 assistências e um roubo de bola.

Saindo um pouco da visão "o último jogo de Adrianinha com o Brasil", esse resultado simplesmente evitou que o time comandado por Luís Cláudio Tarallo fizesse a sua pior campanha olímpica na história, desde que começou a participar das olimpíadas, nos Jogos de Barcelona-1992. Com essa solitária vitória, o Brasil igualou a sua pior campanha, que foi de uma vitória em cinco jogos, em Pequim, há quatro anos atrás, fazendo exatamente o mesmo caminho, ao perder os quatro primeiros confrontos e vencer o último. A única diferença é que o Brasil não vai ficar na penúltima colocação, já que Grã-Bretanha e Angola não venceram nenhuma partida.

Do que eu assisti da partida de hoje, vi uma seleção mais leve em quadra, sem muita pressão e com às jogadoras mais vibrantes. É claro que o fato de já estarem eliminadas era um peso a menos, mas por que não jogaram com "mais alegria" antes? Será que o grupo não estava tão preparado psicologicamente? É o que parece, afinal, tirando o jogo de hoje, em todas às partidas o Brasil oscilava demais em alguns períodos, desperdiçando, inclusive, a oportunidade de ter vencido a França na estreia, o que poderia ter mudado o rumo da competição para a nossa seleção.

Chorar sobre o leite derramado não vai adiantar. Depois de mais uma campanha ridícula, se formos somar às últimas três participações olímpicas, em Londres-2012, Pequim-2008 e Atenas-2004, temos seis vitórias nos últimos 24 jogos.

A partir desta segunda-feira já é pensar nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, por que mais um vexame olímpico será horrível para uma seleção que já subiu ao pódio duas vezes nessa competição e carrega um título mundial nas costas.

Quartas de final

A fase quartas de final será disputada nesta terça-feira, dia 07 de agosto. Confira os confrontos:

Estados Unidos (1° A) x Canadá (4° B) - 10h
Austrália (2° B) x China (3° A) - 12h45
França (1° B) x República Tcheca (4° A) - 16h
Turquia (2° A) x Rússia (3° B) - 18h15



Estados Unidos e França ainda estão invictas na competição.

Nenhum comentário: