sábado, 24 de dezembro de 2011

O oeste não é mais o mesmo

"Oeste selvagem", esse era o apelido tão repetido para definir a conferência mais equilibrada da NBA, com vários times na disputa por uma vaga nos playoffs, e as vezes até boas equipes tendo que ficar de fora, mas já repararam que esse apelido aos poucos está sendo menos pronunciado?

O novo trio da conferência leste
Claramente a conferência perdeu a sua força, devido as diversas transações no melhor basquete do mundo, como por exemplo: Carlos Boozer, que saiu do Utah Jazz para o Chicago Bulls, Amar'e Stoudemire e Carmelo Anthony, que deixaram respectivamente Phoenix Suns e Denver Nuggets para jogar pelo New York Knicks (agora Tyson Chandler também faz parte da lista que deixou o oeste, saindo do Dallas Mavericks, para ir para o leste, atuando agora pelo Knicks). Esses são só alguns exemplos, sem contar as transferências dentro da própria conferência, que fortaleceu o Miami Heat quando Chris Bosh e LeBron James deixaram o Toronto Raptors e o Cleveland Cavaliers para se juntar à Dwayne Wade em busca de um anel de campeão. 


Esses fatores foram fundamentais para que a conferência leste se tornasse mais disputada e até mesmo mais atrativa de se assistir em relação à Oeste. Tudo bem, eu sei que o atual campeão é do oeste, mas aqui estou falando de uma conferência que teve um aumento de times competitivos, isso não significa que a conferência "selvagem" não tenha boa equipes, pelo contrário.

Para as próximas temporadas, parece que a situação irá se inverter. Já tivemos o Chauncey Billups, que deixou o Knicks para ir para o Clippers, sem contar o Chris Paul, que apesar de já ser do oeste, agregou um time para a disputa dos playoffs. Ano que vem, ou até mesmo esse ano, quem sabe, Dwight Howard pode estar trocando de time, e o seu destino principal é o Lakers, assim, o pivô mais dominante da liga nos últimos anos irá trocar de conferência, não atuando mais por um time do leste, se tudo der certo com o time de Los Angeles, é claro.

Está na cara que nessa temporada o leste vem com tudo, com um Chicago Bulls fortíssimo, um Heat mais entrosado e calejado, que agora vai contar com a defesa muito boa de Shane Battier, uma contratação pouco badalada, mas importantíssima para o Heat tentar voltar às finais, mas dessa vez para vencer. Temos também o Tyson Chandler, atual campeão da NBA que levou os seus talentos para New York, que agora tem um trio muito bom. Já pelo oeste eu vejo poucos times com chances de título nessa temporada. Oklahoma City Thunder pra mim é o único que tem força para conquistar a liga, mas para não citar apenas um, vou colocar o atual campeão nessa lista, o Dallas Mavericks.

Qual conferência será a mais disputada e atrativa desse ano? Amanhã vai ser data a largada para a temporada 2011/2012 e então essa e outras perguntas vão começarão a ter respostas.

Nenhum comentário: