sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Shane Battier é do Miami Heat

Essa quinta-feira foi agitada no melhor basquete do mundo, com Tyson Chandler em fase final de acerto de contrato com o New York Knicks, que assim vai perder a chance de trazer Chris Paul, por conta de falta de espaço no CAP. Mas deixando as especulações de lado e falando de coisas concretas, o Miami Heat conseguiu um belo reforço para essa temporada. Trata-se de Shane Battier, que defendeu o Memphis Grizzlies no último ano, na campanha história da equipe, que conseguiu a sua primeira vitória nos playoffs desde a sua existência e fez bonito na fase de mata-mata.


Essa foi uma grande contratação, pois o Miami Heat, que já era uma equipe que tinha um grande leque grande de opções em improvisação de jogadores, com LeBron James as vezes jogando de ala-pivô, por exemplo, ficou mais versátil, fora que Battier é um grande defensor.


Eu gosto de dizer que ele é o tipo de jogador que se doa inteiramente para a equipe, porque ele não aparece muito na maioria dos jogos, mas a sua presença em quadra faz a diferença.


Com Battier no Heat, vai ser mais ou menos o caso do Perkins no Celtics, que apesar de jogarem em posições diferentes, a comparação é válida, porque os dois não são daqueles tipos de jogadores que você não diz que é indispensável, mas quando dispensa sente falta. Foi isso que aconteceu no Celtics quando teve que depender das ações defensivas de Nenad Krstic. Sem contar que o foco defensivo de Battier vai dar mais liberdade para LeBron James e D-Wade no ataque, já que algumas energias serão poupadas na defesa. Opa, olha eu ai já falando sobre uma característica que não vai contar nas estatísticas do Battier, está vendo?


Pelo lado financeiro a transação também foi vantajosa, já que segundo a imprensa norte-americana o jogador aceitou o "mid-level  exception" e vai ganhar US$ 3 milhões por três anos.


Esse é um reforço de peso para o Heat nessa temporada. Não escondo que sou fã do jogo de Battier e me arrisco a dizer que se o Heat estivesse com um jogador desse nível defensivo na última final, sairia com o anel de campeão, mas isso já é passado. Focando o futuro, e que futuro que o Heat tem pela frente, agora, o time que conta com D-Wade, LeBron James e Chris Bosh, vem novamente forte para tentar busca do tão sonhado anel de campeão, mas com uma diferença para a temporada passada: o trio já está entrosado, ou seja, vai ser difícil segurar os caras nessa "regular-season".

Nenhum comentário: