sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A supremacia Stern

Seguindo a minha rotina, a primeira coisa que faço ao acordar é ligar o computador e dar uma olhada nos sites americanos para ver o que rola na NBA, e hoje eu tomei um susto. Ainda com sono leio a seguinte manchete: RealGM - "NBA mata a troca de CP3 para o Lakers". Pensei que ainda estivesse dormindo, sonhando, ou algo do tipo, mas não, a NBA realmente PROIBIU a troca em mais um ataque de David Stern, que a cada mês que passa vê a sua imagem ficar mais desgastada.


A troca não seria simples, pois envolveria o Rockets na jogada e seria assim: O Lakers mandaria Pau Gasol e Lamar Odom para o New Orleans Hornets e ai o espanhol seria mandado para o Rockets que em troca daria ao NOH Luis Scola, Kevin Martin e Goran Dragic, ou seja, todo mundo sairia sorrindo por ter conseguido se dar bem na história, mas o veto de Stern impediu essa negociação.


Temos que deixar bem claro que o comissário da liga foi pressionado pelos donos das outras franquias, que alegaram que o locaute não teria adiantado de nada se chegar agora e não termos um campeonato competitivo, já que o Lakers iria contar com Chris Paul, Kobe Bryant e possivelmente Dwight Howard no garrafão.


Fica feio para a liga proibir uma negociação, mas nesse caso ela tem todo o direito, já que a NBA é a dona do time aonde joga CP3, ou seja, ela pode aceitar ou não essa transferência, como qualquer outra franquia pode fazer, além do mais, esse veto veio para possivelmente salvar o melhor basquete do mundo de um futuro próximo aonde as trocas podem se tornar uma coisa de maluco, com as principais estrelas se juntando e deixando os "pequenos" sem chance alguma. 


Vamos relembrar algumas coisas: Cleveland Cavaliers era time de segunda fase de playoffs, até que LeBron se juntou à outras estrelas e agora o Cavs teve uma campanha pífia na última "regular season". O Toronto com Bosh não conseguia grandes coisas, mas com a saída dele, ficou pior ainda. E o Nuggets hein, perdeu Melo e Billups e apesar de ter melhorado a sua campanha, não é mais um time que podemos colocar na brigar pelo título. 


Rapidamente tiramos ai duas equipes do páreo. Imaginem se o Lakers monta um super time, como ficaria a NBA daí em diante? Você acha que o Celtics iria deixar barato? Claro que não. O time de Boston iria tentar responder à altura com mais estrelas e ai liga iria começar a se perder, com quatro, cinco times no máximo com chances reais de título.


Se a decisão de Stern foi correta ou não, ainda não sabemos, mas ela pode evitar uma dor de cabeça muito maior do que o locaute.

Nenhum comentário: