terça-feira, 6 de dezembro de 2011

"Presos" na China

Quando o locaute começou, muitos jogadores foram procurar outros campeonatos para não ficar parado e é claro, para levantar uma grana durante o impasse nos Estados Unidos. Alguns foram para o velho continente, entre Espanha, Turquia, Itália e outros países, já outros jogadores optaram pelo basquete chinês, que estava disposto a pagar bons salários para ter atletas da NBA em seu campeonato.


Todos os contratos tinham aquele famoso asterisco, aonde estava escrito que assim que o locaute da NBA terminasse eles voltariam na mesma hora. É ai que começa o problema lá na China.

J.R. Smith (foto) e Wilson Chandler nessa temporada são agentes-livre, ou seja, não tem vínculo com nenhuma equipe da NBA e assinaram contrato para jogar na China durante a greve, mas agora a Federação Chinesa não quer liberar os dois jogadores, alegando que pelo fato de serem agentes-livre, eles não possuem contrato com nenhum time da NBA e portanto se voltassem e fossem para algum time, eles estariam fazendo um contrato duplo, já que tem contrato com os seus times na China.


Como membro da FIBA, a Federação Chinesa de Basquete tem o poder sobre as licenças e as cartas de liberação dos jogadores. J.R. Smith e Wilson Chandler não estão impedidos (oficialmente) de voltar para os Estados Unidos, mas para que eles possam tem o direito de voltar, vão ter que devolver integralmente todo o dinheiro recebido durante esse período na Ásia e ainda terão que pagar uma multa de um milhão de dólares.


A situação para esses dois está complicada. Talvez a Federação Chinesa esteja usando de má fé para prender os jogadores por lá, mas desde o início ela foi bem clara que não aceitaria receber jogadores da NBA que tivessem contrato vigente com alguma equipe da Liga, querendo evitar justamente isso, ou seja, ai já dá para ver as intenções dela. 


O pior de tudo é que a Federação Chinesa tem razão. Eles assinaram com um time sem ter contrato na NBA, o que torna válido esse contrato com o time chinês.

Nenhum comentário: