domingo, 27 de novembro de 2011

FIBA reúne principais entidades para discutir basquete; Aumentar o número de seleções em mundiais também foi pauta

A Federação Internacional de Basquete convidou as principais entidades da modalidade no mundo para um workshop, afim de discutir novas propostas para o esporte. 


A principal pauta foi o aumento de seleções nos mundiais. A FIBA quer passar a ter 32 seleções nos mundiais masculinos de ao invés dos 24 que tem agora. Esse aumento é significante. Não vão ser duas ou três equipes à mais, serão oito que a entidade quer encaixar. Se vai dar certo, se vai diminuir o nível, ninguém sabe, mas pensando em primeiridade, seria um avanço poder contar com mais seleções tendo a oportunidade de participar de um evento desses, tendo a oportunidade de aumentar o seu nível técnico e dependendo do país, massificar a modalidade.


Não foi só o mundial principal que foi colocado em questão. Pensa-se também em aumentar de 12 para 16 às equipes participantes do mundial sub-17, já o sub-19 continuaria no mesmo esquema, pois já conta com 16 seleções.


"O workshop foi muito importante. Para se ter ideia foram convidadas apenas 36 entidades dos 213 filiados, sendo que apenas 30 filiados atenderam a convocação. Foram feitas as avaliações dos últimos quatro anos e uma previsão para o futuro, com o objetivo da massificação do basquete em todos os continentes", declarou Paulo Villas Bôas ao site da Confederação Brasileira de Basquete.


O basquete 3x3 também foi falado. A FIBA fez um estudo aonde mostra que 250 milhões de jogadores praticam essa modalidade, por isso a entidade quer dar uma atenção especial para essa "nova" forma de jogar basquete. O Objetivo é fazer com que esse modo de jogo se popularize no mundo inteiro e para isso poderão ser criados campeonatos nacionais, continentais e até mundiais para poder difundir a modalidade.

Nenhum comentário: