domingo, 8 de abril de 2012

Olho em Avery Bradley: o garoto está evoluindo

Escolhido pelo Boston Celtics na 19° posição do 1° round do draft de 2010, o armador Avery Bradley está fazendo a sua segunda temporada no melhor basquete do mundo, e tendo um bom tempo de quadra em algumas oportunidades, o jogador vem mostrando que poderá ser muito útil para o futuro da franquia, tendo boas atuações e muitas vezes colocando "fogo" nas partidas.


Já falei dele algumas vezes por aqui, logo após o jogador ter dito boas atuações, mas sempre citando-o no meio ou no final do texto. Nunca dediquei um post exclusivamente para ele, até que achei que essa era a hora.


Definitivamente ele não vem causando "insanidade" no mundo inteiro, como fez Jeremy Lin, mas há de se olhar com carinho para esse garoto de apenas 21 anos, nascido no dia 26 de novembro de 1990.


Seus números, contando todos os seus 52 jogos nesta temporada, não é algo de se encher os olhos, pelo contrário, tendo médias de 5.8 pontos, 1.5 rebotes e 1.2 assistências, mas é como eu disse: ele tem um bom tempo de quadra somente em algumas ocasiões, tanto é que seu tempo de jogo, em média, é de 18min41seg. Porém, o jovem armador teve a oportunidade de atuar por 20 minutos ou mais em 21 partidas. E são nesses jogos que vamos focar os números dele.


A primeira vez que conseguiu ficar em quadra por esse tempo, neste temporada, foi no dia 04 de janeiro, na vitória do Celtics por 89 a 70, contra o New Jersey Nets, com Bradley anotando 11 pontos, tendo acertado 50% dos seus arremessos (4-8) e tendo dado duas assistências. Bons números para 23min27seg. Lembrando que estamos falando de um jogador em seu segundo ano de liga e que possui grandes nomes para disputar tempo de quadra com ele.


Desde então foram mais 20 jogos com 20 minutos ou mais de jogo, sendo titular em 16 ocasiões, algo inédito na sua carreira, já que na temporada passada ele sempre veio do banco. Somando esses 21 jogos com 20 minutos ou mais, as suas médias passam a ser de 9.8 pontos, 2.4 rebotes e duas assistências por partida, um aumento de quase 100% nos rebotes e nos passes que resultam em cestas e 4 pontos a mais, de média, por partida.


Ainda não são números de se encher os olhos, mas há de se notar a sua evolução e importância para o time nessa temporada. 


Só para pegar como referência, Rajon Rondo foi um armador que não teve um início glorificante, tendo sido a 21° escolha da primeira rodada do draft de 2006 e médias de 3.8 assistências na sua temporada de calouro e 5.1 assistências em seu segundo ano, mas evoluiu e hoje é um dos melhores armadores da liga, como todos sabemos. 


Se continuar a evoluir dessa maneira, será natural um maior tempo de quadra para Avery Bradley, que por sua vez irá pegar mais experiência para, quem sabe um dia, ser outro grande armador à favor do Boston Celtics.

Nenhum comentário: