domingo, 15 de abril de 2012

Bauru foi o único visitante indigesto na primeira rodada dos playoffs

Jogar em casa é um fator muito importante, principalmente nos playoffs. Sabendo disso Franca, Limeira e Tijuca Tênis Clube, fizeram bem o seu papel diante de seus torcedores, abrindo as suas séries em um a zero. Os francanos, com dificuldades, como já era esperado, superaram o Paulistano por 91 a 89; Limeira venceu Joinville por 77 a 69, em outro jogo muito equilibrado e o Tijuca Tênis Clube, fazendo o seu primeiro jogo de playoffs na história do Novo Basquete Brasil, fez valer o seu mando de quadra, derrotando o Uberlândia por 75 a 67 e consequentemente vencendo o seu primeiro jogo de playoffs na história do campeonato.


Praticamente todos os times conseguiram fazer o seu papel de casa, exceto o Liga Sorocabana, outro estreante em fase mata-mata, que não foi capaz de parar o Bauru, que venceu por 82 a 76, sendo o único visitante a conseguir um triunfo na rodada, tornando-se assim, a única equipe que pode encerrar a série melhor de cinco em três a zero, jogando diante da sua torcida, afinal, quem começou jogando em casa, não tem a vantagem do mando de quadra, já que joga a primeira sob seus domínios, depois duas seguidas na casa do adversário, volta a jogar em casa e depois encerra a série fora, isso se o confronto durar até o jogo cinco, é claro.


Diante disso, Bauru deu um grande passo rumo a fase quarta de final do NBB, assim como todas as outras equipes que tiveram um bom resultado, é claro, mas é como eu já disse: os comandados de Guerrinha terão a oportunidade de fazer três a zero diante de seus torcedores.


Manteguinha usou toda sua experiência para anotar 15 pontos e dar três assistências, comandando a vitória tijucana
Foto: Colin Foster
Outra vitória que eu gostaria de ressaltar foi a do Tijuca Tênis Clube, jogo no qual eu iria conferir pessoalmente mas, por conta da decisão da LBF, acabei não indo. 


Os cariocas, em grande parte do campeonato, fizeram grandes jogos, mas sempre se complicavam no último período, não conseguindo manter o ritmo e "entregando" os resultados. Porém, pelo menos na noite de ontem, esse problema ficou para trás, já que o time do treinador Miguel Ângelo da Luz fez uma belíssima quarta parcial, anotando 24 pontos e sofrendo 14. Com esse ritmo, jogando forte não só nos 30 primeiros minutos, essa equipe pode sim ficar com a vaga. 


Quem vem me decepcionando é o Uberlândia, que chegou a liderar a competição lá na fase classificatória e caiu muito de rendimento, mesmo tendo bons jogadores em seu elenco, como é o caso de Cipolini, Robby Collum, Robert Day, Valtinho e Estevam. A equipe acabou sucumbindo ao último time entre os 12 que se garantiram nessa fase, o que é preocupante para a equipe mineira.


Confira a data dos confrontos válidos pela segunda rodada da fase oitavas de final: 


17/04 - Joinville x Limeira, às 20h
17/04 - Paulistano x Franca, às 21h - com transmissão do canal Sportv
18/04 - Uberlândia x Tijuca, às 20h
18/04 - Bauru x Liga Sorocabana, às 20h


E ai, será que tudo ficará empatado ou às equipes que venceram o primeiro jogo encaminharão a classificação rumo às quartas? 

Nenhum comentário: