sexta-feira, 6 de abril de 2012

Acabou a fase de classificação do NBB...só para alguns times

O Novo Basquete Brasil é um campeonato que muito admiro e sempre defendo por aqui, mas quando se têm algo errado não podemos passar em branco também. O problema é que a 30° rodada do campeonato chegou ao fim, sendo essa, a última antes dos playoffs, porém, com os diversos adiamentos de jogos, acabou que algumas equipes ainda estão devendo alguns confrontos, fazendo com que o NBB tenha se dividido em dois grupos: os que não jogam mais nessa primeira fase e os que ainda vão jogar.


No grupo de quem já pagou as suas 28 partidas, temos: Vila Velha, que foi o primeiro a encerrar a sua participação, ficando em último lugar, com apenas uma vitória, Araraquara, Franca, Limeira, Tijuca, Joinville, Paulistano, Uberlândia e Flamengo. E no grupo dos que ainda jogam, temos: Bauru, com mais três jogos, Minas e Brasília, com mais dois e São José, Pinheiros e Liga Sorocabana, faltando um confronto para terminar a fase de classificação.


O problema nisso tudo é o seguinte: o campeonato fica meio confuso, embolado e sem emoção em sua rodada final (que oficialmente acabaria nesta quita-feira), pois ainda temos times que vão jogar e podem melhorar suas campanhas. 

Tijuca novamente jogou bem, mas 4° período foi decisivo
para a derrota. Foto: Colin Foster
Flamengo e Tijuca, por exemplo, que se enfrentaram hoje, no Rio de Janeiro, com vitória rubro-negra por 83 a 76, mesmo não tendo mais jogos, não sabem em posição terminaram, já que Brasília, terceiro colocado, caso perca seus confrontos, dará a posição para o Flamengo, que atualmente está em 4° lugar, com 21 vitórias em 28 jogos, um triunfo a mais em dois jogos de vantagem para os comandados de Gonzalo Garcia.


A situação do Flamengo até que é a mais tranquila, afinal, no pior das hipóteses, ficará em 4° mesmo, figurando entre o grupo que só entra na fase mata-mata nas quartas-de-final. Já o Tijuca vive situação mais delicada, sem saber se vai ou não para os playoffs, afinal, com a mesma campanha do Minas, que possui nove vitórias, os cariocas atualmente estão em 13° lugar, já que, com menos dois jogos, o time de Belo Horizonte tem um aproveitamento maior. Mas, se perder os jogos que lhe restam, contra Brasília e Bauru, ambos fora de casa, quem vai é o Tijuca, ou seja, o campeonato acabou mas ainda não terminou para o time da zona norte do Rio, quando, na verdade, tudo deveria ter sido decidido hoje.


Os próximos jogos serão: Brasília x Minas, hoje, às 11h da manhã, Liga Sorocabana x Bauru, hoje, às 18h, com encerramento da primeira fase para o time de Sorocaba, que já está garantido no mata-mata, Bauru x Minas, dia 08 de abril, às 11h, Bauru x Brasília, dia 10 de abril, às 19h e o grande clássico entre São José, que agora é o novo líder, como você vai ler aqui em baixo e Pinheiros, também no dia 10 de abril, às 21h.


Ai sim, definitivamente teremos o fim da fase de classificação, com todo mundo já sabendo as suas posições.


São José é o novo líder


Jogando sempre de olho no Pinheiros e vice-versa, São José e Pinheiros dividiam a liderança do Novo Basquete Brasil...dividiam. 


O time Joseense, jogando diante da sua torcida, conseguiu uma importante vitória contra o Joinville, por 93 a 82, com uma atuação de gala do pivô Murilo Becker (foto abaixo), que terminou o jogo com 33 pontos, 10 rebotes e +37 de eficiência, mostrando o porque é o jogador mais eficiente desta edição. 

Murilo novamente comanda o S.J a vitória
Foto: Antonio Basílio/ PMSJC

O resultado positivo não bastava para os comandados de Régis Marrelli assumirem a liderança isolada, já que o Paulistano, no clássico da capital paulista, contra o Pinheiros, precisava ganhar para que o time do interior conseguisse o feito. Até de uma maneira surpreendente, o Paulistano conseguiu o bom resultado, vencendo por 87 a 82, na prorrogação, fazendo com que o rival parasse nas 21 vitórias, deixando o caminho livre para o São José, que conseguiu o 22° bom resultado na temporada, tendo 81.48% de aproveitamento, assumir a liderança sem ninguém ao seu lado.

Como já citei acima, as duas equipes encerram as suas participações na fase de classificação fazendo um confronto direto, no dia 10 de abril, às 21h, em jogo a ser disputado em São José dos Campos, aonde a torcida local simplesmente lota o ginásio Lineu de Moura, tendo a melhor média de público do campeonato. 


Diz ai: Essa partida têm tudo para pegar fogo, não? É jogo com cara de playoffs!

Nenhum comentário: