sexta-feira, 27 de abril de 2012

Brasileiros terminam a temporada regular com boas médias

Depois de passado o calor do agendamento dos confrontos para os playoffs da NBA, chegou a hora de falar como foi a temporada do melhor basquete do mundo para os brasileiros. Vamos lá.


Anderson Varejão estava em um ano espetacular, comandando o Cleveland Cavaliers e se firmando um dos pilares da equipe, mas a sua lesão sofrida na mão, no dia 10 de fevereiro, na derrota do Cavs para o Milwaukee Bucks, por 112 a 113, obrigou o brasileiro a dar uma pausa na sua excelente fase, deixando de atuar nos 41 jogos restantes da sua equipe, o que significou mais da metade da temporada, afinal, por conta do locaute, ela foi encurtada para 66 partidas.


Mesmo assim Varejão foi um dos destaques da temporada enquanto estava atuando, fechando o campeonato com excelentes médias de 10.8 pontos e 11.5 rebotes em 25 jogos, para ser o único brasileiro a ter médias de duplo-duplo.


O Cleveland Cavaliers terminou esta edição com 21 vitórias e 45 derrotas, ficando de fora dos playoffs.


O outro brasileiro que está fora da fase mata-mata é o pivô Nenê Hilário, que se transferiu do Denver Nuggets para o Washington Wizards e teve médias de 13.7 pontos e 7.5 rebotes nos 39 jogos que participou nesse ano, sendo 28 deles pela sua antiga equipe, quando saiu com médias de 13.4 pontos e 11 pelo time da capital americana, elevando seu média em pontuação para 14.5 pontos por confronto.


A temporada já terminou para Nenê e Varejão, mas para Leandrinho Barbosa e pra Tiago Splitter ela continua, já que Indiana Pacers e San Antonio Spurs se classificaram para a próxima fase, inclusive com boas posições, com o time de Indiana ficando com o terceiro lugar no leste, com 42 vitórias e 24 derrotas e o Spurs terminando com 50 triunfos e 16 reveses, para ter a melhor campanha no geral, junto com o Chicago Bulls.




A exemplo de Nenê, Leandrinho também se transferiu, saindo do Toronto Raptors, aonde não brigaria por nada e indo para o competitivo time comandado por Frank Vogel. Leandrinho encerrou a fase de classificação com 11.1 pontos, dois rebotes e 1.5 assistências.


Contadíssimo para o título já nessa temporada, Tiago Splitter evoluiu muito em relação ao seu primeiro ano de NBA (temporada passada), quando havia tido médias de 4.6 pontos. Nessa edição o pivô brasileiro ganhou mais tempo de quadra e, com isso seus números evoluíram, indo para os playoffs com 9.3 pontos e 5.2 rebotes de média, 1.8 mais rebotes do que no ano passado, quando terminou com 3.4.


Tiago Splitter e o Spurs vão enfrentar o Utah Jazz, enquanto Leandrinho e o Indiana Pacers medirão forças contra o Orlando Magic.

Nenhum comentário: