segunda-feira, 30 de abril de 2012

Definidos os grupos para Londres 2012: Agora é a hora dos palpites

Uma das partes mais importantes do basquete para os Jogos Olímpicos de Londres acabou de acontecer, com a definição dos grupos para a disputa do torneio. Diferente de como eu imaginava, não iremos enfrentar os Estados Unidos logo de cara. O adversário do nosso grupo a ser batido será a fortíssima seleção da Espanha. 

Não dava para fugir disso ai, ou era a Espanha ou então o Estados Unidos. A FIBA não iria colocar os dois no mesmo grupo, assim como não colocaria Brasil e Argentina juntos. Bom, vamos ver como ficaram os grupos, primeiro no masculino.

Grupo A - EUA, França, Argentina e mais duas seleções que vão sair do Pré-Olímpico Mundial (1° e 2° colocados).

Grupo B -  Austrália, Brasil, Espanha, Grã-Bretanha, China, Tunísia e mais uma seleção do Pré-Olímpico Mundial (3° colocado).

No Pré-Olímpico Mundial, que será realizado aqui pertinho, em Caracas, na Venezuela, temos os seguintes selecionados brigando por essas três vagas: Nova Zelândia, Porto Rico, Grécia, Rússia, Macedônia, República Dominicana, Angola, Nigéria, Jordânia, Venezuela, Coreia do Sul e Lituânia.

Na minha opinião, os três classificados serão: Rússia, Lituânia e Macedônia, nessa ordem, o que colocaria a Macedônia no grupo do Brasil.

Fazendo um balanço do sorteio, creio que caímos em um grupo tranquilo, enfrentando seleções inferiores, como China, Tunísia, Grã-Bretanha. Temos chances de vencer os australianos. Creio que teremos com uma derrota para os espanhóis, sem contar que, teoricamente, enfrentaremos a seleção mais fraca entre às classificadas dos Pré-Olímpico Mundial. 

Para que esses resultados acima possam ter uma maior chance de acontecer, é importante irmos completos para os Jogos, o que já é praticamente certo. 

Lá em cima eu falei em perdermos para a Espanha, mas, se vencermos, também não será espanto nenhum, afinal, temos um bom garrafão, com Nenê, Splitter e Varejão, boas peças na parte de cima e um banco que nos passa um pouco mais de confiança em relação aos outros selecionados. Teremos também a moral de enfrentar os americanos na fase de preparação, o que será, sem dúvida, um ganho para nós.

Bom, esse é o masculino. Agora vamos ao feminino:

Grupo A - EUA, China, Angola e mais três seleções do Pré-olímpico Mundial (1°, 2° e 4° colocados)

Grupo B - Austrália, Brasil, Grã-Bretanha, Rússia e mais duas seleções do Pré-Olímpico Mundial (3° e 5° colocados)

No Pré-Olímpico feminino, que será disputado na Turquia, temos os seguintes selecionados que brigarão essas cinco vagas: Turquia, França, Japão, Coreia do Sul, República Dominicana, Croácia, Argentina, Mali, Moçambique, Nova Zelândia, Porto Rico e Canadá.

Para mim, sem ordem de classificação, quem estará em Londres será Canadá, Turquia e Nova Zelândia. As outras duas vagas eu deixo em aberto.

Para o feminino é mais complicado fazermos previsões, já que há cinco vagas para ser decididas, mas, logo de cara, vejo duas derrotas das brasileiras, uma para às australianas e outra para às russas, duas seleções muito fortes.

Fazendo um balanço geral, creio que tanto no masculino quanto no feminino iremos nos classificar, mas a situação do feminino em relação a colocação será um pouco mais complicada.

Nenhum comentário: