domingo, 22 de abril de 2012

Lakers vence Thunder em partida candidata a melhor da temporada regular

Dos nove jogos que a NBA nos reservou nesta noite de domingo, nenhum fazia frente com o das 16h30m, que marcou o encontro entre Los Angeles Lakers e Oklahoma City Thunder: o encontro entre Kobe Bryant, cestinha da temporada, com médias de 27.8 pontos e Kevin Durant, segundo jogador que mais pontos anota nesta edição, com 27.7 pontos, de média, por confronto. 


No jogo que aconteceu no Staples Center, tudo indicava que esse seria um confronto daqueles de não se esquecer tão fácil, e realmente foi. Com duas prorrogações, a equipe angelina venceu por 114 a 106, conseguindo o seu primeiro triunfo contra os adversários na temporada, já que havia perdido nos dois primeiros encontros, um no dia 23 de fevereiro, por 100 a 85, em Oklahoma City e o outro no dia 29 de março, por 102 a 93, em Los Angeles. Como esse foi o último duelo entre as duas equipes nesta temporada regular, os comandados de Mike Brown evitaram o feio três a zero para o seu principal concorrente ao cargo de franquia dominadora da conferência oeste. 


Lakers venceu, é verdade, mas a partida não foi nem um pouco fácil, já que o Thunder começou comandando às ações, vencendo a primeira parcial por 26 a 20 e perdendo a segunda por 27 a 26, o que fez o time visitante ir para o intervalo com uma vantagem de cinco pontos (52 a 47).


Falando em segundo período, com exatos 1 minuto e 37segundos para o término dele, Ron Artest (me recuso a falar seu novo nome), deu uma cotovelada totalmente maldosa e violenta em James Harden, sendo expulso
da partida e tirando o jogador do adversário de combate. Veja o lance abaixo. 





E o pior que Ron Artest estava muito bem na partida, não só defensivamente, afinal, era o cestinha da equipe até então, com 12 pontos, além de ter mais 5 rebotes e três roubos de bola ao seu favor. Harden também estava jogando um bolão, saindo de cena 14 pontos e três assistências em 13min17seg jogados.


Falando em números, nos dois primeiros períodos Kevin Durant levou a melhor contra Kobe Bryant com ampla vantagem, anotando 14 pontos, pegando 4 rebotes e dando duas assistências, enquanto o camisa #24 angelino tinha apenas 5 pontos, 2 rebotes e quatro assistências. Aliás, todo o time do Lakers estava mal. 


Comparando as estatísticas, vemos que após os 24 minutos iniciais, os visitantes tinham 4-8 na linha de três pontos e 12-13 nos lances livres. Já o Lakers foi para o intervalo com 0-4 de três pontos e 9-15 nos lances livres, um aproveitamento baixíssimo de 60%.


Lakers atuando mal, Kobe pior ainda. Esse era o cenário que o Thunder encontrou ao voltar do intervalo. Vendo um adversário fragilizado na defesa, os comandados de Scott Brooks tinham muita facilidade no ataque, inclusive, fazendo um ataque de quatro jogadores contra zero do Lakers, isso mesmo. O fato aconteceu depois que K.B forçou um arremesso e foi negado pela defesa, propiciando esse ataque fácil, que terminou em uma gravada de Serge Ibaka.


Veja também a linda enterrada de Kevin Durant sobre a falha defensiva do Lakers





O período foi tranquilo para os visitantes, com 25 a 14, mas lembra daquele Lakers que estava jogando mal, lembra do Kobe em uma noite pouco inspirada? Então, esqueça tudo. O astro de Los Angeles voltou para a quarta etapa com apenas nove pontos, mas saiu dele com 15 pontos, comandando a reação do Lakers, que venceu a parcial por 30 a 14, levando o jogo para a prorrogação em 91 iguais.


No primeiro tempo extra tudo igual novamente, com 6 pontos para cada lado, já no segundo, os donos da casa se impuseram, fazendo 17 e sofrendo 9 de um Thunder que pareceu ter esquecido de jogar perto da cesta, fazendo seu jogo através de arremessos de média e longa distância, o que, como deu para perceber pelo placar, acabou não dando certo.


Dados da partida 


Kobe Bryant teve 26 pontos, 6 rebotes e 8 assistências, perdendo o duelo direto contra Kevin Durant, autor de 35 pontos, 8 rebotes e 3 assistências.


Tivemos quatro jogadores com duplo-duplo, com destaques para Pau Gasol, com 20 pontos, 14 rebotes e mais 9 assistências, Serge Ibaka e seus 18 pontos e 14 rebotes e Jordan Hill, com 14 pontos e 15 rebotes. Russell Westbrook teve 14 pontos e 10 assistências. 


Ibaka "mitou" nos tocos, como sempre, com sete, sendo dois deles na mesma jogada. Veja no vídeo abaixo:





FG ruins


Kobe e Durant, os dois principais nomes do jogo, tiveram aproveitamentos ruins nos arremessos de quadra. Juntando os dois, foram 60 tentativas e 20 acertos, sendo 11-34 para K. Durant e 9-26 para Kobe.


R. Westbrook não ficou muito para trás não. O armador do Thunder acertou 3 arremessos de 22 tentados.


Falando em aproveitamentos ruins, o Lakers deixou muito a desejar na noite de hoje no quesito lances livres, acertando 27 dos 40 tentados, o que dá um baixo aproveitamento de 67.5%.


 Significado da vitória


Esse triunfo teve um gostinho especial, afinal, mostrou que o Los Angeles Lakers tem força, para quem sabe, ser campeão da sua conferência e disputar mais uma final. 


Com esse resultado, o time de Mike Brown conseguiu a nova vitória em 15 jogos contra franquias que realmente têm possibilidades de lutarem pelo título. Vencendo o Boston Celtics por duas vezes, Dallas Mavericks por 4 vezes, San Antonio Spurs, Oklahoma City Thunder e Miami Heat uma vez e perdendo para Chicago Bulls e Miami Heat, um vez e Oklahoma City Thunder e San Antonio Spurs duas vezes.


Resta apenas mais um jogo para o Lakers encerrar a sua participação nesta temporada regular, encarando o Sacramento Kings no dia 26 de Abril, último dia de competição antes do início dos playoffs.


Lakers está em terceiro lugar no oeste, 41 vitórias e 24 derrotas, ficando atrás do Thunder, que tem 46 vitórias e 18 derrotas e do Spurs, que possui 46 triunfos e 16 reveses, não sabendo o que é perder há seis rodadas, o maior recorde de invencibilidade atualmente. 


Será que essa vitória acordará o time de Los Angeles para os playoffs?

Nenhum comentário: