domingo, 22 de janeiro de 2012

Aonde está a graça na primeira fase da LBF?

Nessa temporada estou acompanhando de perto o basquete feminino brasileiro, que se mostra através da pouca divulgada Liga de Basquete Feminino. É claro que o torneio é uma evolução para a modalidade, afinal, é bem organizada e ainda por cima conta com a transmissão televisiva, o que torna o campeonato mais "aberto", disponível aos olhares de quem quiser assistir, mas sinceramente, uma coisa me intriga e muito; Qual é a graça dessa primeira fase da Liga de Basquete Feminino?


Só para registar, a quinta semana da competição, que tem um total de dez semanas na sua primeira fase, ou seja, chegou na metade, começou neste sábado, com o Americana, invicto até o momento, derrotando o Basquete Clube por 73 a 59, alcançando assim a sua sétima vitória em sete partidas; O Ourinhos derrotou o Maranhão Basquete por 90 a 65 e o Catanduva venceu o São José por 66 a 62. 


O motivo que me faz perguntar qual é a graça dessa primeira fase é a fórmula de disputa, já que das nove equipes no total, oito irão avançam à próxima fase, a de quartas de final. 


Como um campeonato com nove equipes e dez semanas deixa apenas uma de fora? Sinceramente isso para mim é incompreensível. Tudo bem que o número de participantes não é grande, mas isso não é motivo para classificar "Deus e o mundo". Se só temos nove times aptos para esse campeonato, temos que ter uma solução, como classificar somente as quatro primeiras colocadas ou no máximo as seis primeiras, porque ai no mínimo teríamos três equipes que ficariam de fora, o que deixa a disputa mais acirrada, e é claro, o campeonato mais atrativo.


Atualmente a única equipe que está de fora é o São Caetano, que perdeu todos os seus sete jogos. Já o Basquete Clube, que até o momento só venceu um confronto, está avançando para a próxima fase, inacreditável.


Vamos imaginar que o regulamento permitisse apenas os quatro primeiros colocados a avançarem. Teríamos então somente times com campanhas boas, tendo o Santo André, que tem cinco vitórias em oito jogos sendo o último classificado, mas lembrem-se estamos apenas supondo.


O nível entre as equipes por enquanto têm sido gritante. É só pegarmos como exemplo Americana, com 100% de aproveitamento que enfrentaria o Basquete Clube, com 14%, se a primeira fase terminasse hoje.


Com esse regulamento estamos arriscados a repetir o que aconteceu na temporada passada, com o Basquete Clube, que teve apenas três vitórias em quatorze jogos indo para às quartas de final.


Dessa forma a Liga de Basquete Feminino só terá graça de verdade a partir das semifinais, mas ai já estará praticamente no fim.

Nenhum comentário: