domingo, 29 de janeiro de 2012

New York Knicks e suas derrotas

Muitas franquias começaram mal essa temporada, como é o caso do Washington Wizards, Charlotte Bobcats e New Orleans Hornets, mas uma vem chamando a atenção. É o New York Knicks, que mesmo com um bom trio, não consegue embalar na competição.


Dos quatro times citados acima, percebemos que os três primeiros realmente não almejam grandes coisas para essa temporada, não são franquias fortes, com grandes jogadores, algumas estrelas da liga e muito menos são as mais difundidas no mundo. Daí o espanto com a campanha do time nova iorquino, que com apenas 7 vitórias em 20 partidas, não fica muito atrás do Wizards, que venceu quatro em vinte confrontos.


Querendo saber mais sobre esse péssimo início do Knicks, fui até o site oficial da  equipe (http://www.nba.com/knicks/) e logo de cara já constatei que havia algo de errado, afinal, um time que tem Amar'e Stoudemire, Carmelo Anthony e Tyson Chandler, ter Landry Fields como destaque na capa não é lá tão inteligente e estimulador para os torcedores comparecerem ao Madison Square Garden, exceto para o cineasta Spike Lee, fanático pelo time, que não perde um jogo sequer.


Talvez outro treinador não seria melhor ou realmente o problema são os jogadores?
A equipe comandada por Mike D'Antoni (foto acima) até parecia que seria uma das fortes candidatas ao topo da conferência leste, quando venceu no dia 25 de dezembro, no jogo de abertura da temporada, o Boston Celtics, por 106 a 104, mas logo depois o time tropeçou para o Golden State Warriors e depois para o Los Angeles Lakers, ambos fora de casa, já tendo logo de cara um cartel negativado.


Fechando o mês de dezembro, os nova iorquinos venceram o Sacramento Kings por 114 a 92, mas nada que fosse suficiente para empolgar os torcedores, pois, na semana seguinte, conseguiu a façanha de perder em casa para os francos times do Toronto Raptors e do Charlotte Bobcats, quando fez 195 pontos e sofreu 208 pontos nos dois jogos.


Tomando em média 104 pontos para duas equipes que não brigarão por nada, ficou bem claro que o problema de Carmelo e companhia não estava no ataque, mas sim na defesa.


O pior momento do Knicks nessa temporada foi entre os dias 12 e 21 desse mês, quando perdeu seis partidas seguidas, sendo quatro diante da sua torcida. No dia 24 veio a última vitória, até agora, quando passou fácil pelo Charlotte Bobcats, mostrando uma defesa mais consistente, que sofreu 78 pontos e um ataque que fez 111.


Nos três últimos jogos, foram três derrotas: Cleveland Cavaliers, Miami Heat e Houston Rockets, na noite de ontem. Nas três ocasiões, a equipe sofreu mais de 90 pontos e fez menos de 90.


Na atual temporada, o time de Nova Iorque venceu 3 e perdeu 6 em casa e com o pé na estrada, perdeu sete e venceu 4; Nos últimos dez jogos foram nove derrotas.


A defesa é fraca, falta jogadores para entrarem sem D'Antoni ficar com medo do ritmo cair e o ataque têm poucas opções. 


Para comprovar o que eu estou dizendo, dos quinze atletas do elenco (clique aqui e veja todos os jogadores) apenas quatro tem médias de 10 pontos ou mais. São eles: Amar'e Stoudemire (foto), com médias de 17.7 pontos, Carmelo Anthony, cestinha da equipe com médias de 23.6 pontos, Tyson Chandler, com 10.7 de média e Iman Shumpert, que faz em média 10.9 pontos por jogo.


Outro fator que também intriga são os rebotes, com os 10.20 de média de Tyson Chandler, sendo, solitariamente o único com dois dígitos. Tirando o pivô, nenhum outro jogador têm médias de 10 rebotes ou mais, nem mesmo Amar'e Stoudemire, que tem capturado 8.20 em média por partida.


Um time para ser vencedor não precisa necessariamente ser composto por estrelas que consomem todo o CAP, obrigando o banco a ser "uma piada". O Oklahoma City Thunder e o Chicago Bulls estão ai para provar isso, com as melhores campanhas das suas respectivas conferências. 


Acredito que se o Knicks manter o Amar'e Stoudemire e usar o dinheiro pago para Chandler e Carmelo para ser reforçar bem, pode enfim incomodar os grandes adversários nas próximas temporadas.

Nenhum comentário: