terça-feira, 24 de julho de 2012

Agora sim a seleção americana venceu e convenceu

Quem acompanha esse blog sabe que eu vinha falando sobre o famoso "vencer mas não convencer" dos Estados Unidos, que com os melhores atletas do planeta, triunfavam com certa dificuldade contra seleções de alto nível, como Brasil e Argentina.


Nesta terça, em Barcelona, os americanos foram enfrentar os espanhóis no amistoso entre os dois últimos finalistas olímpicos e campeões mundiais, com a Espanha tendo conquistado o título em 2006 e os Estados Unidos em 2010.


Tinha tudo para ser um jogo super equilibrado, mas, finalmente vencendo e convencendo contra um adversário de ponta, e que adversário, os norte-americanos levaram a melhor com ampla vantagem, finalizando a partida em 100 a 78. Só para refrescar a memória, essas equipes são amplamente favoritas para estar, pela segunda vez seguida, decidindo o ouro olímpico.


Não vou ficar falando aqui da atuação de cada jogador, mas Carmelo Anthony, que fez 23 pontos nos dois primeiros períodos, acertando 5 bolas de três em sete tentativas merece muito destaque; O atleta do New York Knicks terminou o confronto com 27 pontos e 5 bolas de três em oito tentos. Isso tudo em apenas 24 minutos de jogo; LeBron, com 25 pontos, três rebotes, oito assistências e cinco roubos de bola, também merece destaque.


O fato é o seguinte: mesmo com Mike Krzyzewski optando por colocar, na maioria do jogo, cinco jogadores abertos (só para ter uma noção, Tyson Chandler atuou por 8 minutos, Kevin Love por 13 e Anthony Davis por três minutos), os Estados Unidos conseguiu não só dificultar o trabalho da Espanha em baixo do garrafão como deu um banho nos donos da casa no quesito rebotes, conseguindo 36 contra 28 de um time que conta com Pau Gasol e Serge Ibaka lá dentro.


Quando dominou parte do primeiro período, chegando a fazer 10 a 03, a Espanha teve um bom aproveitamento no garrafão, acertando seis bolas em sete tentativas. As coisas começaram a desandar na segunda parcial, quando os comandados de Sergio Scariolo tentaram as mesmas sete bolas, mas acertaram somente três delas.


Tentando jogar mais fora na última etapa, os espanhóis fracassaram, errando sete bolas em dez tentativas.


Pra quem estava falando que os americanos precisavam conseguir uma boa vitória contra uma excelente seleção, me dou por satisfeito com o que vi hoje.

Nenhum comentário: