sábado, 21 de julho de 2012

Assunto patrocinadores na camisa das franquias volta a ser pauta na NBA

Quando o locaute se instalou na NBA, falava-se em implantar patrocinadores nas camisas das franquias para aumentar a receita das equipes. Agora o assunto voltou à tona e parece ter voltado com força, podendo virar realidade para a temporada 2013-2014, o que se acontecer, será a primeira liga norte-americana a implantar esse sistema de patrocínios em camisas.


Não vou discutir aqui sobre aumento de receita e tudo mais. O que está me deixando intrigado é essa crise financeira em um dos campeonatos mais rentáveis do mundo, que é transmitido em sei lá quantas dezenas de países e tem fãs espalhados pelo mundo inteiro.


O locaute na temporada passada deixou claro que às coisas não estão boas como há algumas temporadas atrás. Agora essa história de patrocinadores em camisas está próximo de se tornar realidade em um futuro próximo, é no mínimo preocupante as medidas que a NBA está tentando usar para poder gerar receitas. 


Isso pode ser normal em outros esportes, mas lá, nos Estados Unidos, essa não é uma pratica comum, ou seja, alguma coisa há para que essa medida seja tomada.


A greve da temporada passada seria uma boa solução para começar a discutir sobre problemas financeiros, distribuição de renda e o uso mais consciente do dinheiro. Mas, os contratos que estão sendo apresentados há alguns jogadores que não passam de medianos, me faz acreditar que o locaute não serviu para nada.


*Atualização - O amigo Rubens Borges, lá no seu blog Hit the Glass, fez um texto mostrando várias maneiras de reclamarmos sobre esse método de se arrecadar mais lucro. Clique aqui e leia. OBS: No texto, o Rubens já deixa bem claro para não faltarmos com educação, mas não vale reforçar: Quem for mandar um e-mail para Adam Silver, por favor, argumentos, argumentos, nada de baixo nível. 

Nenhum comentário: