segunda-feira, 19 de março de 2012

Afinal, como definir o Boston Celtics dessa temporada?

O Boston Celtics é uma das poucas franquias da NBA que dispensam apresentações, que é de conhecimento de pessoas que sequer acompanham o basquete, é uma espécie de Flamengo, conhecido no mundo inteiro, assim como é Chicago Bulls e Los Angeles Lakers. Não podemos deixar de citar, é claro, o antigo Charlotte Hornets, que vendia igual água os seus casacos aqui no Brasil. Porém, a equipe não vem fazendo jus a sua fama nesta temporada. Enfim, como definir o Celtics esse ano?


A culpa pode ser do locaute, que espremeu o calendário, prejudicando o seu já envelhecido elenco? Sim. Pode ser também da inesperada perda da temporada de Jeff Green? Também. Especulações à parte, o fato é que os comandados de Doc Rivers alternam altos e baixos neste campeonato.


Será que esse Boston Celtics é aquele que começou perdendo os seus três primeiros jogos ou será que é o que logo na sequência venceu quatro seguidas? 


Será que é o Celtics que, após essas quatro vitórias seguidas, perdeu cinco em sequência?


Será o Celtics que foi derrotado para os francos times do Toronto Raptors, New Orleans Hornets, Phoenix Suns, Cleveland Cavaliers, Detroit Pistons, Sacramento Kings e Denver Nuggets?


Como explicar a queda de produção de uma equipe que tem em seus titulares, praticamente os mesmos da campanha da temporada 2008-2009, terminando com o título? Talvez a idade seja a resposta.


O fato é que o time não vem se apresentando como todos imaginavam, inclusive, Danny Ainge (foto), já sabendo disso, teria colocado, segundo rumores, as suas principais estrelas disponíveis para troca, numa espécie de adiantamento da reformulação da franquia. Resultado: a Trade Deadline passou e nenhuma mudança foi feita em Boston, que não sabe o que é ver o time da sua cidade vencer há dois jogos, tendo perdido para os fraquíssimos elencos do Sacramento Kings, tomando uma surra de 120 a 95 e Denver Nuggets, já sem Nenê Hilário, o que tornaria a vida de Rajon Rondo e companhia mais fácil.


A última vitória foi contra o Golden State Warriors, outra franquia de pouca expressão, mas mesmo assim o placar foi apertado; 105 a 103.


A atual campanha da equipe é de 23 vitórias e 21 derrotas, não lembrando em nada a temporada passada, aonde havia conquistado 56 bons resultados e perdido 26 confrontos, em uma campeonato de 82 jogos, diferente desse, que será encurtado por conta da greve dos jogadores, ou seja, mesmo com menos jogos no calendário, o número de derrotas poderá ser maior do que na temporada  passada.


Respondendo a pergunta do título, o Boston Celtics dessa temporada parece um time cansado, precisando de renovação, e urgente.

Nenhum comentário: