segunda-feira, 19 de março de 2012

Os dois últimos semifinalistas da LBF serão conhecidos hoje

Americana e Ourinhos já estão garantidos na fase semifinal da Liga de Basquete Feminino e estão aguardando os seus adversários, que vão ser definidos nesta segunda-feira. 


Com ambas partidas começando às 20h, o Catanduva vai receber o Maranhão Basquete, que surpreendeu na primeira partida e novamente quer superar às paulistas para, no seu ano de estréia na competição, chegar à próxima fase e manter viva o sonho do título. A outra partida será entre Santo André, atual campeão e São José.


O confronto entre as equipes paulistas será revestido de muita polêmica, afinal, a segunda partida era vencida pelo Santo André, que estava se classificando para a semifinal, porém, com um arremesso do meio da quadra, Izabella, que ainda estava com a bola nas mãos quando a cronômetro indicou o final da partida, fez o improvável e deu a vitória para o São José, por 70 a 69, já que a arbitragem validou a cesta ilegal.(Veja o lance e leia mais nesse link)


O lance foi claro, mas como eu já havia dito no texto que postei através do link acima, não podemos "incriminar" somente a arbitragem, afinal, é um lance muito complicado mesmo. O maior problema que é tanta tecnologia é criada para nada, para não poder auxiliar a arbitragem na hora da partida. Era necessário ali uma tela para ele poder consultar o lance quantas vezes fosse necessário, porque, se errar é humano, ficar em dúvida é mais humano ainda. (Vale lembrar que o árbitro não pode consultar o vídeo. Essa é apenas uma dica para, assim como na NBA, diminuir o número de erros)


O erro já foi cometido, agora não adianta mais reclamar. Para a equipe de Santo André, resta apenas entrar em quadra e lutar novamente pela classificação. 


Só digo uma coisa: Se o São José acabar ganhando essa partida, por mais merecida que seja, é inegável que o campeonato ficará manchado. Não tão manchado como deveria, afinal, é uma competição totalmente abandonada pela mídia, mas mesmo assim, entre as equipes participantes e o público que o acompanha, ficará a sensação de que algo não está correto.


A vencedora desse confronto vai enfrentar o Americana, enquanto a equipe que sair vitoriosa da série entre Catanduva e Maranhão Basquete, medirá forças contra Ourinhos.

Nenhum comentário: