sábado, 24 de março de 2012

O "título" de pior campanha do NBB4 vai para...

Não canso de dizer que o Novo Basquete Brasil é um campeonato que evolui monstruosamente a cada temporada que passa, ficando cada vez mais equilibrado. Nesta quarta edição da competição mais importante do calendário brasileiro, não poderia ser diferente. Faltando, para a maioria dos times, somente três rodadas para o término da primeira fase, temos brigas eletrizantes para saber qual será o líder, quais serão os quatro primeiros colocados e os últimos classificados para os playoffs. Porém, temos um duelo nada agradável para sabermos qual será a pior campanha desta edição, com Vila Velha e Araraquara lutando, desde o início da temporada, por esse "título".


Elenco do Vila Velha reunido
Com 26 jogos, faltando apenas mais dois jogos, um contra o Uberlândia, dia 28 e outro contra o Franca, dia 31, ambos em casa, a equipe do Espírito Santo acumula somente um vitória em toda a competição, tendo vencido justamente o Araraquara, por apertados 75 a 73, em jogo válido pela terceira rodada do primeiro turno, ou seja, os capixabas não sabem o que é vencer uma partida há 23 rodadas. Uma campanha muito, mais muito ruim, que credita a equipe a ter apenas 3.85% de aproveitamento.


O Vila Velha vem em decadência desde o NBB 2009/2010, quando, após ter terminado a edição anterior (a primeira), na décima posição, fechou esta em 12°, seguido de um 14° lugar na competição passada, ficando somente à frente do Assis, que hoje não joga mais o NBB. 


A mesma situação vive Araraquara, que ganhou do Vila Vilha, no returno, por 80 a 71 e passou pelo Tijuca Tênis Clube, jogando em casa, por 81 a 77. De resto, só derrotas também, tendo exatos 8% de aproveitamento, porém, com um jogo à menos em relação aos capixabas, já que fez 25 confrontos até o momento, restando-lhes mais três rodadas, jogando ainda contra: Tijuca e Flamengo, fora e Limeira, em casa.


Vila Velha têm o pior ataque da competição, com 1722 pontos marcados, enquanto Araraquara possui a segunda pior, com 1856, porém, quando o assunto é defesa, os papéis se invertem, com os paulistas tendo sofrido 2228 pontos e os capixabas 2166. Lembrando que Vila Velha tem um jogo à mais.


Ambas equipes fazem um campeonato isolado, já que o 13°, o Tijuca Tênis Clube, têm 32% de aproveitamento, com oito vitórias em 25 jogos. Um aproveitamento 24% melhor do que o Araraquara e 28.15% melhor do que o Vila Velha.


Dia 05 de abril termina a primeira fase. Vamos ver quem ficará com esse "título".

2 comentários:

Henrique disse...

Matéria muito legal. E, aproveitando a passagem, por que há essa diferença monstruosa entre esses dois times e o resto?

Felipe Piazentin disse...

Vlw Henrique.

Bom, sobre essa diferença, o mais obvio é a técnica, mas, sinceramente, não posso responder com precisão, afinal, pode ser falta de recursos para montar um bom time, principalmente o Vila Velha, que está fora do eixo rio São Paulo, Minas, pode ser falta de ambição ou de planejamento para o time tentar um vaga nos playoffs, enfim... essa é uma questão mais profunda.

Abraços